#ConnectedHDBR | O limbo entre falar de inovação e aplicar

Flávia Tabosa
hostdimebr
Published in
5 min readJul 15, 2019

Uns 13 anos atrás, a Netscape era oficialmente desfeita e a Mozilla Foundation criada no mesmo dia. Nada de novo no front das grandes empresas de tecnologia e sua guerra intensa para engajar cada vez mais usuários. Fica o reforço: a inovação é cíclica, não linear.

Chegou a #ConnectedHDBR, a newsletter que passa por pontos de economia, tecnologia, inovação, empreendedorismo para, no fim das contas, pegar as pontas e dar alguns nós. Continua lendo para entender. 😉

Um cemitério de iniciativas
killedbygoogle.com é um acompanhamento de código aberto dos produtos mortos da Google, feito pelo @codyogden. E vai ter gente que acha que começar a news de julho com esse tema é pessimismo, mas é só um lembrete que a gente não pode olhar exclusivamente para os nossos acertos — tentativas e erros são parte de um negócio bem sucedido. Até agora, este cemitério conta com 171 lápides, e se você está achando que a Google só abriu mão de ferramentas com baixa adesão, como a rede social Google+, está enganado. Até hoje choramos as lágrimas de saudade do inbox by gmail ou google reader, por exemplo.

“Se tu não quer, tem quem queira”,
Já diria o samba de Antônio Vieira — e as grandes cabeças inovadoras do mercado de startups da tecnologia podem até não conhecer o clássico da música popular brasileira, mas sabem levar a sério a mensagem do “tem quem queira”. Por isso, desse cemitério de iniciativas da Google, talvez muitas passaram batido da nossa saudade porque acabaram sendo reanimadas em novas plataformas. E, mais uma vez, há quem interprete isso como algo ruim. Se você acha isso também, respira que lá vem mais uma lição de empreendedorismo simples: quando a sua empresa tem um foco definido, às vezes precisa abrir mão daquilo que está desviando do foco para manter sua força de inovação. Isso está no DNA não só da Google, mas dos maiores players de tecnologia do mundo, pode acreditar.

Ser digital e empreendedor
Muitos palcos citam essas duas qualidades como essenciais para um negócio de sucesso. Mas adivinha? Não é o suficiente. Um estudo recente da consultoria McKinsey realizado em parceria com o evento Brazil at Silicon Valley aponta: 67% dos habitantes do país estão conectados e 39% da população economicamente ativa está investindo em tecnologia. Mas faltam dois pontos essenciais para segurar a “vibe” digital e empreendedora, anota aí: inovação e infraestrutura.

Sem testes, não há erros.
Mas também não há acertos. Ainda segundo a pesquisa, foi apontado que dois terços dos negócios abertos no país acabam em 5 anos. E pior: o custo de fechar uma empresa chega a ser quase 44% maior do que para abrir. O que mostra que, diferente da Google e seu cemitério de ações, aqui no Brasil os empreendedores acabam se apegando mais aos seus acertos e tentam consertar erros para que ideias continuem se rentabilizando. Vendo de fora, assim, sabemos que é uma armadilha de custos, né? Mas quem está imerso nesse processo de “fazer dar certo” pode nem perceber isso. Não tem espaço para errar — tampouco para respirar.

Num cenário desses, parcerias são essenciais
Ainda mais um parceiro que pode expandir com você, ou encolher também — se sua empresa precisa dar uns passos para trás, perder contratos é a última coisa que você quer se preocupar, né? E uma de nossas soluções perfeitas para acompanhar sua estrutura computacional com otimização de investimentos, flexibilidade e vantagem competitiva no mercado é o nosso Cloud Server HostDime. Tem um artigo em nosso blog que explica essa lista de vantagens, você pode ler completo aqui.

Falando nisso…

Você sabe como proteger a sua empresa?
A expectativa é que, até 2022, nós teremos mais de 30 bilhões de dispositivos conectados à internet, produzindo dados de forma ainda mais vertiginosa e intensa. Assim, fica claro que estamos vivendo a Era dos Dados. E, com tanta informação por aí, alguém sempre vai arrumar uma forma de lucrar com elas, mesmo que ilegalmente. Em nosso blog,exploramos formas eficazes e duradouras de proteger a sua empresa, seus clientes e seus dados.

Cloud computing: a nuvem que não para de crescer
Sabe quando você é criança e faz algo do qual se orgulha muito, mas seus pais chegam com o famoso “não fez mais do que a sua obrigação”? Implementar a Cloud Computing na sua empresa é quase isso. Hoje, investir em infraestrutura digital é praticamente um lema para organizações que buscam aumentar sua produtividade, lucratividade e segurança de operações. Leia nosso artigo sobre as vantagens da nuvem!

Inspiração para o mês

Ser inovador é estar constantemente saindo da sua zona de conforto e deixar de lado o medo de errar. Exercite sua criatividade todos os dias. Se arrisque a tentar algo diferente hoje mesmo.

Você já viu?

Recebemos representantes da imprensa paraibana em nossa estrutura para apresentar não só as soluções da HostDime Brasil aos comunicadores, mas também as pessoas. Nossa equipe é cheia de especialistas incríveis e sabemos que eles podem contribuir — e muito- compartilhando conhecimento!

Ver mais!

Governança, identificação, proteção e auditoria: esses são os principais pontos para entrar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, que regulamenta o tratamento que as empresas dão aos dados de seus clientes. A LGPD entra em vigor já em 2020 e para te ajudar a entender mais sobre ela, preparamos alguns conteúdos especiais.

Quero entender a LGPD.

Conseguimos nos conectar?

👍 Demais!
💁‍♀ Méh…
👎 Nope

--

--