PIX — O novo método para pagamentos divulgado pelo banco central.

Lucas Montarroios
hostdimebr
Published in
2 min readMar 2, 2020

A tecnologia que dá o suporte ao PIX não é algo novo, pelo contrário, já é utilizada por empresas como PicPay e Mercado Pago. O que muda aqui é apenas o fluxo como as coisas irão ocorrer e os bancos envolvidos visto que é um projeto oficial do Banco Central, que por sua vez viu esta como a melhor maneira de girar a chave pra era digital financeira. Isso porque atuar com “cryptocurrencies” no Brasil ainda é algo muito burocrático.

O brilhante método para pagamento instantâneo.

A principal função da ferramenta será a realização de transações financeiras instantâneas, não importa dia, hora e nem lugar, concluiu a transação, o recebedor já estará com o dinheiro em conta. O PIX fará o uso de dois tipos de QR Code: estático e dinâmico. Basicamente o estático será para definir um valor fixo de um produto/serviço que ficará exposto e o pagador irá scanear e realizar o pagamento. E o dinâmico será utilizado para transação de transferência, por exemplo. Além desses, chaves de endereçamento e tecnologia de aproximação também serão métodos utilizados.

Porque o PIX ?

Como relatei no início, cryptocurrency ainda é um tema muito burocrático no Brasil (como todo processo por aqui) e que exige vários custos devido aos tributos taxados. Com isso o Banco Central utiliza como estratégia criar uma nova ferramenta (o PIX) que terá um impacto bem similar, trazendo agilidade, baixo custo, inovação, entre outros benefícios.

FedNow e TIPS.

FerdNow é o método de pagamento que será utilizado pelos Estados Unidos, conforme anunciado no ano de 2019 por Lael Breinard do Governo Federal. A solução está prevista para ser ativa em 2024.

Target Instant Payment Settlement (TIPS) surgiu em 2018 e foi criado pelo Eurosytem, apoiado pelo Banco Central da Europa. Tem a mesma função que os demais falados e faz transações apenas em Euro, porém já é homologado para trabalhar com várias outras moedas.

O Brasil está no caminho certo para entregar soluções de “Fast Payment/ Instant Payment”, como são conhecidas mundialmente. E ainda engatinhando no que diz respeito a implantação de blockchain e transações em criptomoedas.

--

--