A Córnea — Livro de Poesias Ilustrado

Lucas Ferreira
HQnoBlack
3 min readAug 2, 2021

--

Um projeto feito por mulheres para discutir temas importantes através de poesias

A Córnea é um livro de poesia feito por mulheres que está em campanha no Catarse na modalidade tudo ou nada. Escrito por Gabriela Aléssio, ilustrado por Fer Gaspar e revisado por Maiara de Lima Silva. Por meio da metáfora da córnea humana com a percepção da realidade, a autora procura despertar a empatia dos leitores sobre a dor vivida por pessoas que apresentam transtornos psicológicos, e de como isso pode afetar a percepção da mesma sobre a própria realidade. Gabriela com seus versos também ressalta a realidade da mulher em um mundo machista.

“A córnea é uma parte da estrutura anatômica do olho que tem função protetora para a íris e o cristalino, além de ser responsável por focar a luz através da pupila para formar as imagens na retina. Logo, nesta obra ela representa a camada que tem acesso à realidade externa e que define a percepção e entendimento desta, podendo de acordo com o estímulo recebido, ou se já houver algo errado em si, alterar e distorcer a forma de se enxergar as coisas. É uma ponte para a minha visão crítica e para os meus sentimentos mais íntimos que talvez muitos de vocês possam vir a se identificarem.”

O livro de Gabriela Aléssio foi meu quarto contato com poesia esse ano.

Comecei o ano com a antologia 29 Poetas Hoje, um recorte montado por Heloísa Buarque que destaca poetas contemporâneas;

depois fui para Daqui Pra Baixo escrito Jason Reynolds, uma história em versos de um garoto armado que sai para vingar o irmão crescer também no peito de quem lê;

o terceiro livro foi a Espiral de Netuno de Mishal Katz, com referências ao deus do mar da mitologia romana, Katz fez um excelente diagramação experimental nas páginas do livro mudando a perspectiva da leitura com o passar do amadurecimento do livro;

por fim, li A Córnea, que se destaca pela metáfora com a percepção funciona que como lentes côncavas para hipermetropia para o leitor e deixa a plurissignificação dos versos de Gabriela mais palpáveis assim conseguindo uma maior empatia para os assuntos abordados na obra. A expressão da autora funciona como um convite para refletir sobre o sofrimento de pessoas com transtornos psicológicos que as isolam da sociedade. E ressalta no que diz a respeito da violência que essa mesma sociedade machista causa às mulheres diariamente.

As ilustrações de Fer Gaspar dialogam muito bem com os poemas, suas artes em preto e branco cheias de hachuras complementam os versos da poeta. Destaque para a ilustração do poema Transtorno Bipolar que faz uma alusão do transtorno de bipolaridade com o as Moiras, as três irmãs cegas da mitologia grega, responsáveis pela criação, tear e corte do fio da vida dos mortais.

O livro está em campanha tudo-ou-nada no catarse e será impresso em papel pólen 80g. O projeto tem a intenção de ser lançado em setembro para apoiar campanha brasileira de prevenção ao suicídio, setembro amarelo.

Recompensa em destaque

Kit completo — A Córnea

  • Nome no agradecimento especial do livro
    -Versão Digital (PDF) do livro
    -Livro Impresso
    - 2 marcadores de página
    - 3 cards especiais com ilustrações feitas pela autora.

Link da campanha:

A Córnea — Livro de Poesias Ilustrado · Catarse

P.S. Gostaria de agradecer a Fer Gaspar que sempre acreditou no meu trabalho e me disponibilizou a prévia do livro.

ERRATA: A diagramação da prévia me levou ao erro de comparar a arte das Moiras com o poema Transtorno Bipolar. Na verdade a arte das Moiras é a ilustração do poema As Hospedeiras, que faz uma analogia antropomórfica do tempo com as irmãs mitológicas.

--

--

Lucas Ferreira
HQnoBlack

Estudante de linguística que quando não está perdido no mundo da lua está lendo quadrinhos e bebendo (muito) café. Cyber Necromancer nas horas vagas. Ubuntu ✊🏾