Projetos em campanha no Catarse produzidos por mulheres

O que é o Catarse?

Com a missão de trazer projetos mais criativos ao mundo, o Catarse é a primeira plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) no Brasil, consiste no arrecadamento de capital para o realizador da campanha conseguir colocar seu projeto em prática. Dentro da campanha do projeto existem diversos modos apoio, cada apoio tem sua recompensa. A plataforma fica com 13% do valor arrecadado.

No Catarse existe três tipos de campanha:

Tudo-ou-Nada
O realizador somente receberá os recursos captados se atingir ou ultrapassar a meta até o final da campanha.
Flex
O realizador receberá todos os recursos quando encerrar a campanha, mesmo que não tenha atingido a meta.
Assinatura
Financiamento coletivo recorrente, nessa categoria você apoia o projeto de forma mensal.

Indicações de projetos produzidos por mulheres em campanha no Catarse:

Mangá Shoujo Bomb

por Renata Rinaldi, Cah Poszar, Lígia Zanella, Mari Petrovana, Janaina Araújo e Juliana Loyola.
Página da campanha: www.catarse.me/shoujobomb

É o primeiro projeto independente de Shoujo Mangá Brasileiro feito por mulheres do cenário de quadrinhos no Brasil. O mangá é uma coletânea de seis histórias fechadas.

Sinopse das histórias:

Em Bete! Renata Rinaldi nós mostra uma divertida e humorada história onde um pai de família conta para suas duas crianças a inusitada origem em sua infância do nome por trás do jogo chamado Bete.

Em Ocean’s Star, Mari Petrovana nos leva para o maravilhoso mundo sublime onde sonhar é essencial para a sociedade funcionar. Um universo onde todo cidadão precisa recolher sua energia durante o sonho todas as noites.

Na emocionante história de A jóia mágica, Lígia Zanella traz o fantástico reino de Magdala, reconhecido como lar dos guerreiros mais fortes do planeta! Vivi Cobalto precisa superar o grande desafio da Torre do Dragão e conquistar sua jóia mágica para ser um guerreiro pleno.

Na aventura de Compass of the Stars, Juliana Loyola nos encanta com Mila e seu gato Mono! Eles adoram brincar e explorar a Floresta Secreta onde se encontram raridades capazes de colocar os dois em grandes aventuras de um mundo paralelo.

Em The Moon Witch, Cah Poszar nos emociona com o desafio da bruxinha Violeta! Ela precisa usar todo conhecimento que recebeu da irmã para evitar que a mesma seja levada por um ser misterioso e sombrio após um envenenamento.

Na história de Espelho D´água, Janaina Araújo nos impacta com um naufrágio de um navio rumo ao novo continente onde o jovem Leopoldo é salvo pela Rainha do Mar. Mal sabe ele que este resgate lhe renderia um encontro muito misterioso com a Orixá do mar.

O projeto conta com capa da Simone Beatriz (Studio Seasons) prefácio de Sônia Bibe Luyten e seis convidadas que vão ilustrar a capa de abertura de cada história. São elas Demi Goldheart, Tabby Chan, Kátia Schittine, Ava Francine, Eliana Oda e Adriana Yumi.

O mangá impresso terá 128 páginas em papel pólen, preto e branco no formato 16x23cm.

Recompensas em destaque:

Bonde do Estrondo Estelar:
- 1 Exemplar de Shoujo Bomb Impresso 
- 1 Marca páginas
- 1 Postal
 
Meteoro do Amor e da Justiça:
- 1 Exemplar de Shoujo Bomb Impresso 
- 1 Marca páginas
- 1 Postal 
- 1 Imã
- 1 Cartela de Adesivo
- 1 Conjunto com 6 Posters
- 1 Pin de metal
- 1 Envio

Conheça as autoras:

Cah Poszar 
- Instagram: cahposzar
- Facebook: CahPoszar
- Site: https://www.cah-poszar.com/

Janaina Araújo 
- Instagram: araujo.jana.f
- Facebook: caisdeships
- Site: https://janafaraujo.wixsite.com/portfolio

Juliana Loyola 
- Instagram: loyola_ju
- Facebook: Ju Loyola — Comics & Illustrations

Lígia Zanella
- Instagram: ligia_zanella
- Facebook: Zanellis
- Site: https://ligiazanella.com.br/

Mari Petrovana 
- Instagram: mari_petrovana
- Facebook: maripetrovana

Renata Rinaldi 
- Instagram: tintaderaposa
- Facebook: tintaderaposa
- Site: https://renatarinaldi.com

História em quadrinho Alice falava outra Língua

por Didi Mamushka
Página da campanha: www.catarse.me/escutem_a_alice

ATENÇÃO: A classificação indicativa para Alice falava outra Língua é de 14 anos.
“Se você bater os olhos em Alice, vai achar que ela é uma menina bastante comum. Mas existe uma diferença crucial entre ela e as outras crianças: Alice fala outra língua. Uma que ninguém entende.”

Alice nasceu numa boa família. Tem pai, mãe, uma casa legal e vários materiais de desenho para se divertir. Faz até aulas de piano. Entretanto, existe uma falta na vida de Alice. Trata-se de algo que seus pais nem chegam a considerar: a inexistência de diálogo. Como a menina fala outra língua, uma que seus responsáveis são completamente inaptos para decifrar, a pequena Alice não tem com quem compartilhar suas idéias e suas histórias. Infelizmente, acaba não podendo transmitir o que a machuca e a amedronta. Tamanha falta de conversa faz com que segredos, que deveriam vir à tona de maneira escancarada, transformem-se em fantasmas escondidos por um dialeto alienígena que nenhum adulto consegue entender. Ou isso é o que Alice pensa.

Alice falava outra Língua é um quadrinho colorido em aquarela, 56 páginas de miolo no papel couchê fosco 115g, capa flexível triplex com aplicação de verniz UV, lombada quadrada e tamanho fechado 21x28cm. A edição terá páginas de conteúdo extras, sendo elas uma breve galeria de convidados, algumas informações úteis, o nome dos apoiadores e uma parte sobre a autora. Todas as recompensas que contém o livro impresso virão autografadas.

Recompensas em destaque:

A Poliglota:
- 1 Quadrinho Alice falava outra Língua
- 1 Página original tamanho 24x32cm do quadrinho
-Nome nos agradecimentos

A Bacharela
- 1 Quadrinho Alice falava outra Língua autografado entregue no conforto da sua casa
- 1 Quadrinho Cacos
- 1 Zine Branca Rosa
- 1 Quadrinho Plantação de Vidas
-
Nome nos agradecimentos

O Estudioso que mora perto:
-01 Quadrinho Alice falava outra Língua autografado APENAS paras ser retirado em mãos (Campinas e região)
-Nome nos agradecimentos

Conheça a autora:

- Instagram: DidiMamushka 
- Facebook: O Sabiá Matreiro
- Twitter: didimamushka
- Tapas: didimamushka
- Review HQnoBlack: Alice falava outra língua

Livros Filhos da Floresta | Bambi e Pocahontas

por Marina Avila CEO e Designer da editora Wish
Página da campanha: www.catarse.me/filhosdafloresta

“O melhor de dois mundos, em uma coleção encantadora!”As cores verdejantes das matas virgens irão invadir a sua estante com a duologia “Filhos da Floresta”, que traz para o Brasil uma nova edição de “Bambi: uma vida na floresta”, original de 1923 por Felix Salten, e o inédito “Princesa Pocahontas”, romance escrito por Virginia Watson em 1916 com base na história real da famosa princesa indígena. Os dois livros terão em média 320 páginas cada. 
Publicados em uma edição especial de colecionador, a duologia Filhos da Floresta será impressa com acabamentos especiais e com responsabilidade ambiental. A capa será composta de papel kraft + pantone, e o miolo impresso em papel amarelinho.

Sinopse dos livros:

Princesa Pocahontas, Pocahontas nasceu perto do final do século XVI como filha do chefe Powhatan. Foi ela, conhecida como Matoaka por seu clã, que intercedeu em nome de John Smith em 1608 e depois persuadiu seu pai a trazer comida para os colonos famintos de Jamestown. Todos conhecem a história de como a princesa indígena salvou a vida do capitão John Smith, mas essa não é a história completa. 
O romance Princesa Pocahontas, escrito por Virginia Watson, nos narra, de forma mais fidedigna, a história de vida da famosa princesa indígena. O livro será traduzido para o português por Carolina Caires Coelho, tradutora de livros como Sweeney Todd e Outlander. A ilustração da capa é de Janaina Medeiros.

Bambi: uma vida na floresta, vida de Bambi na floresta começa feliz tranquila com seus amigos e os primos de Bambi, o frágil Gobo e a bela Faline. Mas o inverno chega, e Bambi descobre que a floresta está em perigo. A primeira nevasca torna a comida difícil de encontrar. O pai de Bambi, um belo cervo, desaparece na mata, deixando Bambi e sua mãe sozinhos. E então há o homem, que vem para a floresta com suas armas de fogo. 
Escrito por Felix Salten, Bambi: uma vida na floresta foi posteriormente adaptado para as telas do cinema pelos Estúdios Disney, conquistando o coração de jovens e adultos de todas as idades por tratar de temas como infância, morte e abandono. Tradução por Petê Rissatti (alemão), tradutor de livros como O tatuador de Auschwitz e Wild Cards.

Recompensas em destaque:

Kit bem-estar | Box Bambi + Pocahontas + Nécessaire We Belong in the Woods
-Caixa em kraft (Box Filhos da Floresta), contendo: 
Livro Bambi de Felix Salten, edição kraft, livro Pocahontas de Virginia Watson, edição kraft 
Marcador dos dois livros em papel reciclado
Postal em papel reciclado
-Nécessaire We Belong in the Woods artesanal em silk e algodão cru, contendo: 
Dois sabonetes em barra naturais e veganos com aprox. 100 a 110g cada (aromas epropriedades diferentes) e uma esponja natural de Luffa

Conheça a Editora Wish:

Fundada em 2013, a Wish foi planejada como um projeto diferenciado e moderno para os livros, com foco em designs atuais, trends e livros exclusivos e raros.
- Facebook: editorawish
- Instagram: editorawish
- Site: https://www.editorawish.com.br/
- Loja virtual: editorawish.lojaintegrada.com.br/

Quadrinho O Plano de Gabe

por Juliana Moon
Página da campanha: www.catarse.me/oplanodegabe

Gabriel é apenas um menino normal que está sofrendo por um término de relacionamento, até o dia em que descobre que a sua ex está com crush em um outro cara. Suas esperanças de voltar para aquele relacionamento lindo e perfeito acabam. Mas tá tudo bem! Porque ele criou um plano. O Plano de Gabe é bem simples. Ele se veste de menina, se chama de Sarah, e assim conquista o atual crush da sua ex. Depois disso, é só ele reconquistar a sua amada ex, já que o crush estará fora do caminho! O que poderia dar errado, né.

A história conta com roteiro e arte por Juliana Moon. O Plano de Gabe é um volume único com 5 capítulos de 124 páginas. A capa possui 250g/m², laminação fosca e sem orelha. O miolo, todo colorido, em offset 90g/m².

Conheça a autora:

- Facebook: julianamoonart
- Instagram: julianamoon
- Twitter: notjulianamoon

Coletânea de tirinhas Ser Artista Mulher é…

por Cris Camargo
Página da campanha: www.catarse.me/serartistamulher

A desigualdade afeta a participação feminina em diferentes áreas profissionais. E embora a presença feminina na ARTE seja cada vez mais numerosa e visível, infelizmente ainda existe quem não veja as mulheres como parte deste espaço, por conta de uma antiga noção cultural equivocada que classifica desenho, quadrinhos, ilustração e pintura como competências masculinas.

Ser Artista Mulher é… é uma coletânea de tirinhas e cartuns sobre situações de machismo e preconceito vivenciadas por mulheres artistas. Um registro bem-humorado que não pretende apenas denunciar a diferença de tratamento no meio artístico, mas também conscientizar sobre a desigualdade de gênero que ainda existe. A revista reúne as tirinhas publicadas na internet desde março de 2018 e também traz várias outras inéditas, feitas especialmente para essa versão impressa.

A revista impressa terá 32 páginas coloridas em papel couchê fosco 150g, no formato 17x26cm e com capa em papel couchê brilho 250g.

Recompensas em destaque:

Recompensa Nº2
- Revista impressa + frete grátis para todo o Brasil.
- Nome nos agradecimentos

Recompensa Nº6
- Revista impressa + frete grátis para todo o Brasil.
- 1 marca-páginas
- 1 adesivo colorido (formato 5x5cm)
- 1 poster A4

Revistas “O Último Maranishi” nº1, nº2 e nº3
- 1 ímã de geladeira
- Nome nos agradecimentos

Conheça a autora:

Twitter: sucodekaiju
Instragram: camargocris
Artstation: criscamargo

Quadrinho Pequenas Felicidades Trans

por Alice Pereira
Página da campanha: www.catarse.me/pequenasfelicidadestrans

Pequenas Felicidades Trans é um projeto autobiográfico de quadrinhos que fala sobre a vida de uma mulher trans. É um relato pessoal, escrito e desenhado com delicadeza e simplicidade, buscando despertar o entendimento e a empatia do leitor em relação à uma vivência trans.

O quadrinho impresso será colorido, no formato 20x20 cm, com miolo em papel couché 115g e capa em papel cartão 250g.

Recompensas em destaque:

Livro impresso
- 1 Livro colorido no formato 20x20 cm, impresso em papel couché 115g e capa em papel cartão 250g.

Conheça a autora:

Facebook: pequenasfelicidadestrans
Instagram: pequenasfelicidadestrans

Assinatura Carol Rossetti

Página da campanha: www.catarse.me/carolrossetti

Carol Rossetti, quadrinista, ilustradora, designer. Na campanha de assinatura ela propõe dois projetos:

Projeto permanente (Sketches Semanais), uma ilustração semanal será postada nas redes sociais da autora que as/os apoiadoras/es do Catarse terão acesso antes de todo mundo.

Projeto do Momento diz respeito ao que quer que seja o projeto grande que a autora esteja desenvolvendo a longo prazo. No momento, é a sua primeira graphic novel, Vento Norte.

Recompensas em destaque:

Vento Bora:
Você se torna oficialmente parte do clube. Você passa a ter acesso ao instagram exclusivo dos apoiadores! O que quer que a autora esteja fazendo, vai ser mostrado primeiro lá, e só no outro dia vai pro instagram normal. Se você não usa instagram, não se preocupe — a ilustração semanal também chegará no seu email! Além disso, também será postado conteúdo exclusivo do desenvolvimento do Projeto do Momento, stories com dicas de desenho e fotos do processo de trabalho.

Descuernacabras:
Além de todas as recompensas anteriores, você vai receber em casa, todo mês, um fine art de alguma ilustração da autora. E pra ficar mais legal ainda, os/as apoiadores/as dessa modalidade poderão votar na arte que querem receber em cada mês! A impressão será em formato A5.

Conheça a autora:

Facebook: carolrossettidesign
Instagram: carolrossettidesign
Tumblr: carolrossettidesign.tumblr.com
Site: www.carolrossetti.com.br

Vitorelo’s Art Club!

Assinatura de Raquel Vitorelo
Página da campanha: www.catarse.me/rvitorelo

Raquel Vitorelo, quadrinista, ilustradora, animadora e pesquisadora na PUC-SP sobre quadrinhos experimentais e resistência política. Com a ajuda da sua assinatura, a autora pode garantir uma regularidade para os seus conteúdos e, depois, se dedicar a sua webcomic A Letra Ausente.

Recompensa em destaque:

Vitorelo’s Delivery Service
Com essa assinatura, você ganha:
- Amizade eterna & agradecimentos em projetos;
- Acesso a conteúdo mensal exclusivo;
- Um presente surpresa na sua casa todo mês.

Conheça a autora:

- Instagram: rvitorelo
- Facebook: rvitorelo
- Tumblr: http://aletraausente.tumblr.com/
- Site: https://rvitorelo.com/

Se você ficou de fora da lista, mande seu release para o HQnoBlack.
hqnoblack@gmail.com