“Eu escolhi o jornalismo pela sua amplitude”, diz Victoria Campos

HUB ESPM
HUB ESPM
Published in
2 min readSep 3, 2018

Antes de começar o curso de Jornalismo na ESPM em março de 2013, Victoria Campos não tinha certeza da carreira que queria seguir. Ela sabia que gostava de escrever e que contava com uma facilidade para se comunicar pela palavra escrita. O que a levou a escolher jornalismo entre outras opções, como o direito, foi a possibilidade de trabalhar em diversas frentes, buscando conteúdos que a interessassem. “Eu escolhi o curso pela amplitude que ele tem. Acho que é possível englobar várias áreas nele”, diz. Victória também diz que o jornalismo é um curso relevante para se ter na formação pessoal, já que é importante saber se expressar e conhecer as questões sociais que envolvem a profissão.

A primeira experiência de Victoria no mercado de trabalho foi em 2015, como estagiária na LS8, uma consultoria de imprensa. No ano de 2016, foi freelancer no Grupo RBS, na comunicação interna. Também passou, nesse ano, pela agência de publicidade Joker. Depois de formada, fez um intercâmbio de três meses em Lima, no Peru, com o objetivo de trabalhar em uma startup de comunicação chamada Hola Elefant. Atualmente, voltou a trabalhar na LS8.

O que mais marcou Victoria na faculdade foi uma reportagem feita em 2015 para a revista Ceos, produzida pelos alunos e para a qual entrevistou um casal de profissionais do sexo que fazia programas juntos. Ela foi na casa deles e conheceu um pouco mais da sua história de vida. Conta que, ao conhecer uma realidade muito diferente da dela, quebrou vários preconceitos que nem sabia que tinha. Como a reportagem também está publicada em seu perfil do Medium, até hoje recebe retorno desse trabalho.

Um dos seus próximos objetivos é sair da área da assessoria para experimentar outras oportunidades do mercado, mas não descarta concursos públicos pela promessa de estabilidade financeira. Victoria gostaria também de fazer uma pós-graduação e ainda aprimorar línguas estrangeiras. Ela crê que, em uma profissão como o jornalismo, é importante continuar aprendendo. “O jornalismo é um reflexo da situação política e social do país. A gente sabe que o Brasil está em um momento de transição grande e rapidamente, por isso é necessário estudar constantemente.”

Por Júlia Berrutti

--

--

HUB ESPM
HUB ESPM

HUB ESPM-Sul — Agência Experimental de Jornalismo