De Porto Alegre para Porto, Portugal: Danilo Pedrazza relembra sua trajetória acadêmica

HUB ESPM
HUB ESPM
Published in
2 min readJun 26, 2018

Desde o início de sua trajetória na faculdade, Danilo Pedrazza, ex-aluno do curso de Jornalismo da ESPM-Sul, propôs a se empenhar. Começou sua carreira profissional ainda na faculdade como estagiário na SEDA (Secretaria Especial dos Direitos dos Animais). Também foi produtor da TVE no programa “TVE Repórter”. No seu projeto de final de curso, teve a oportunidade de realizar um documentário: “Restinga Redskulls”. O filme fala sobre um time de futebol americano que fica no Bairro Restinga, no extremo sul da cidade de Porto Alegre. Com ele, ganhou um prêmio na categoria de melhor “Reportagem em Vídeo”, em 2016 na Noite de Prêmios da ESPM-SUL. Ele se formou 2015/2, após ter apresentado seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre o tema “Beyoncé e feminismo”, no qual tirou nota máxima..

No ano de 2017, após não ter se identificado com as oportunidades para jornalistas e pesquisadores no mercado de trabalho de Porto Alegre, Danilo decidiu ir morar em Portugal. Um dos fatores que contribuiu para sua mudança para Porto foi a facilidade de poder estudar em português.

De acordo com Danilo, a ESPM o estimulou a se encontrar na área da pesquisa acadêmica. Hoje o jornalista faz mestrado em Comunicação de Arte e Cultura na Universidade do Minho, em Braga. “O estudo é a maior chave para evoluir”, diz.

Uma das tantas lições que ficou de seu TCC foi a convicção de que queria continuar lutando pela igualdade de direitos para todos independentemente do gênero. Em sua dissertação, Danilo está trabalhando com o tema “Pabllo Vittar e a homofobia”, com o objetivo de analisar como a sociedade vê a fluidez de gênero da cantora, que não se intitula somente como homem ou mulher.

Ele considera que a ESPM faz do aluno um profissional completo, que pode atuar em todas as áreas da comunicação. “Jornalismo é tudo, e tudo é jornalismo”, diz Danilo, que acredita que o jornalismo precisa falar sobre assuntos relevantes para a sociedade como o preconceito de gênero e orientação sexual. O ex-aluno mantém uma ligação forte com a faculdade, acreditando que os professores são amigos e instrutores para a vida inteira. Para Danilo, o apoio que ele recebeu da ESPM e a importância que a instituição dá para os trabalhos acadêmicos foram fundamentais para formar o perfil profissional que ele apresenta hoje: um jornalista e pesquisador dedicado e determinado a levar adiante as causas nas quais acredita.

Por Júlia Berrutti

--

--

HUB ESPM
HUB ESPM

HUB ESPM-Sul — Agência Experimental de Jornalismo