A tecnologia blockchain pode substituir os sistemas financeiros atuais?

João Ricardo Mendes
hurb.labs
Published in
2 min readDec 27, 2023

A probabilidade de colapso do sistema financeiro mundial e da hiperinflação das moedas fiduciárias resultantes nos últimos quatro anos.

Entretanto, se ocorrer uma falha grave, a tecnologia blockchain pode se beneficiar, pois oferece segurança por meio de garantias matemáticas, depósito de segurança e eliminação do risco de contraparte se houver alguma falha básica com algum tipo de de complexo regulatório legal para fornecer a segurança que as pessoas esperam, em vez disso, você sabe que conhece alguma combinação de garantias matemáticas, depósito de segurança, contraparte zero no risco e assim por diante, a partir de um tipo puro de ponto de vista de ativos, acho que o interessante com coisas como você conhece Bitcoin, mesmo que você presuma que ninguém usa transações e EUA, você pode realmente vir criar um modelo econômico em que eles valorizam rotineiramente e, no longo prazo, seu valor realmente cresce é que aproximadamente a mesma taxa que você conhece do PIB mundial per capita do PIB mundial central e você sabe que as pessoas apenas os usam como uma parte irritante de seus seu portfólio de investimentos, eles não têm nenhum caso de uso mundial e a razão é que basicamente é esse tipo de argumento de equilíbrio auto-reforçado que se as pessoas virem que esta classe de ativos.

No longo prazo, seu valor realmente cresce é que aproximadamente a mesma taxa que você conhece do PIB mundial per capita do PIB mundial central e você sabe que as pessoas apenas os usam como uma parte irritante de seus seu portfólio de investimentos, eles também não têm nenhum caso de uso mundial e a razão é que basicamente é esse tipo de argumento de equilíbrio auto-reforçado que se as pessoas virem que esta classe de ativos maneira como o cronograma em que as ações sobem.

À medida que o PIB mundial aumenta, mais pessoas tendem a investir em cripto como Bitcoin, seguindo uma estratégia financeira natural de diversificação. Isso cria um ciclo autossustentável de valorização (?).

Importante considerar os impactos sociais e ambientais dessa tendência. A mineração de cripto, especialmente com o método de “Proof of work”, é prejudicial ao meio ambiente.

Se ativos criptográficos puros não existirem, o mercado encontrará alternativas, como imóveis, que oferecem essas características.

É fundamental lembrar que a relação entre tecnologia blockchain, cripto e o sistema financeiro é complexa e ainda em evolução.

O futuro dessa relação dependerá de diversos fatores, incluindo regulamentações governamentais, avanços tecnológicos e mudanças nas perspectivas dos investidores. Hurb Concordia University

--

--

João Ricardo Mendes
hurb.labs

Hurb.com CEO and Founder. Be curious. Read widely. Try new things. What people call intelligence just boils down to curiosity.