Autopromoção: o que é e como desenvolvê-la

Lucas Scherpel
hurb.labs
Published in
4 min readJun 7, 2021

Inspirado no curso Build confidence with self-promotion, do Google Learning Garage.

A pessoa que melhor se autopromove tem nome: Michael Scott. Foto retirada do site nofilmschool.com. Clique aqui para acessá-lo

Sabe quando algum familiar te orientava para “não contar vitória” ou para “não espalhar suas conquistas por ai”, pois as pessoas colocariam o famoso “olho gordo” (ou mau-olhado) naquilo ou te julgariam como uma pessoa que “gosta de se gabar”?

Essas frases populares e sensos comuns que você ouve desde pequeno, por mais absurdos que pareçam, vão se enraizando em suas características pessoais, sendo tomadas como verdades e involuntariamente afetando negativamente seu comportamento.

Se você já teve ou tem dificuldade em se apresentar para pessoas desconhecidas ou não foi bem em uma entrevista de emprego por não conseguir responder as clássicas perguntas “Fale sobre você” ou “Conte-me algo que você tenha orgulho de ter feito”, isso pode ser fruto desses estigmas que foram criados em nós e que fizeram com que você visse autopromoção como algo ruim e não ter conseguido, por consequência, expressá-lo quando necessário.

Nesse mini artigo, vamos repensar um pouco esses tabus criados em nós e começar a trabalhar, através de exercícios, nossa autopromoção (:

O que é essa tal de Autopromoção?

Autopromoção é a capacidade de você compartilhar suas conquistas, habilidades e talentos de forma com que pessoas possam conhecer seus pontos fortes. Sejam esses indivíduos seus colegas de trabalho ou faculdade, seus superiores, pessoas que você conhece em eventos ou até mesmo amigos e familiares, você precisa saber se comunicar eficazmente e se autopromover de forma que eles possam te conhecer melhor e, talvez futuramente, associar suas qualidades à oportunidades que seriam cabíveis a você: uma tarefa importante no trabalho, uma pesquisa acadêmica, uma vaga de trabalho, fazer parte de um projeto com potencial de virar algo grande, entre outras coisas.

E não me leve a mal, eu sei o quanto é difícil compartilhar atributos bons sobre você sem ter medo de ser mal interpretado. Por isso, é importante saber diferenciar o que é autopromoção e o que é puro egocentrismo.

Autopromoção ≠ Se Gabar

Se gabar também tem a ver com se apresentar, mas de uma maneira forçada e com o objetivo de incitar que você está em um nível acima das pessoas com que você está conversando.

Já a autopromoção tem relação com você ter consciência das suas realizações, habilidades, qualidades, singularidades e saber expressá-las em conversas da maneira certa! É uma habilidade interpessoal que, se bem exercitada, pode melhorar positivamente sua habilidade de se sentir mais confiante, se comunicar melhor e de fazer conexões.

Exercícios para melhorar sua autopromoção

Se você se identificou com tudo que eu falei até agora e gostaria de aprender a melhorar nesses quesitos, aqui vão algumas sugestões do que se fazer:

1- Escreva uma lista da suas conquistas:

Gif retirado do site giphy.com. Clique aqui para acessar esse gif

Sim, você com certeza já fez ou conquistou algo que te deixou feliz e orgulhoso. Pois bem, a tarefa aqui é você escrever tudo isso em uma listinha. Foi bem em uma matéria difícil? Coloca na lista. Conseguiu um emprego novo, foi efetivado ou ganhou uma promoção? Coloca na lista. Conseguiu perder peso após seguir uma dieta ou fazer exercícios regularmente ? Já sabe o que fazer (;

Expor suas qualidades é o primeiro passo para se conhecer melhor. Se conhecendo melhor, você consegue se comunicar mais efetivamente com as pessoas.

2- Peça para amigos ou familiares falarem sobre você:

Gif retirado do site giphy.com. Clique aqui para acessar esse gif

Peça para algumas pessoas (sejam colegas de trabalho, amigos próximos ou familiares) escreverem três coisas que admiram em você e lembrar qual foi a última vez que você fez algo que ajudaram elas de alguma forma.

Vai por mim, você vai ficar surpreso positivamente com as respostas e com certeza vai receber um banho de autoconfiança depois desse exercício.

3- Crie sua “reserva de autopromoção”:

Gif retirado do site giphy.com. Clique aqui para acessar esse gif

Pegue todas as conquistas, coisas para se orgulhar, qualidades sobre você que foram expostas nos exercícios anteriores e armazene isso em uma “reserva de autopromoção”. Eu indico colocá-los em Post-its e colá-los na parede, preferencialmente perto de onde você trabalha ou estuda (ou pode só deixá-los em um pote ou vasilha por exemplo, sem problemas).

Assim, todas as vezes que você se sentir nervoso, preocupado ou com a confiança baixa, recorra a essa sua reserva para se lembrar das coisas boas sobre você e te recompor para enfrentar os problemas do dia-a-dia (:

Considerações finais

Bom, é isso! Espero que esse artiguinho possa te ajudar a conhecer melhor sobre autopromoção e exercitá-la de forma simples e divertida! Se tiver alguma dúvida, crítica, sugestão, feedback, ou quiser compartilhar algum material sobre autopromoção, fique à vontade para me mandar um email que eu vou olhar ele com carinho (:

Lembrando que esse mini artigo que é baseado em um curso do Google chamado Build confidence with self-promotion. Eu recomendo fortemente que façam ele. Sabe qual é a melhor parte? Ele é curtinho e 100% gratuito (;

--

--

Lucas Scherpel
hurb.labs

Full Stack Developer @hurb | Só eu que acho horrível essa logo nova do Medium?