Dados para Daltônicos

Israel Klayn de Oliveira
4 min readMay 3, 2023

--

Você provavelmente nunca pensou muito em como daltônicos enxergam o mundo, e quando pensar, provavelmente será em tom de curiosidade: como deve ser ver as cores de forma diferente? Como é a dificuldade em distinguir duas cores “parecidas”?

Desde fazer uma caminhada no parque observando a natureza até as funções mais cotidianas do dia a dia, o mundo é visto de forma diferente das pessoas não daltônicas.

Para começar, é importante entender o que é o daltonismo e como ele afeta a percepção das cores. O daltonismo é uma condição genética em que os cones, células sensíveis à cor na retina do olho, não funcionam corretamente. Isso pode levar a dificuldades em distinguir entre as cores vermelho e verde, azul e amarelo, ou outras combinações de cores.

Algo a ser mudado é o pensamento que todo daltônico enxerga o mundo em preto e cinza; para se ter noção, a maioria enxerga cores e tem dificuldade com certos grupos específicos. Mas o intuito desse texto não é dissertar sobre como funciona a deficiência, caso queira, você consegue ler aqui sobre. E até fazer um teste!

A rede social mais utilizada na história da humanidade é azul porque o seu fundador também sofre com o problema. Essa é a cor que Mark melhor consegue enxergar.

Foto: Reprodução

A acessibilidade hoje é um dos principais temas de inclusão no mundo corporativo, logo, podemos trazer mais uma pauta para esse debate: a visualização de dados para pessoas com daltonismo. Inclusive, a ideia de criar esse artigo surgiu justamente por se deparar com um report e não entender quais dados estavam sendo apresentados naquele relatório e o que eles deveriam demonstrar.

Como isso pode afetar no meu trabalho?

Podemos usar dados conhecidos para estimar esse público específico: cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres apresentam algum grau de daltonismo. Imaginando um cenário nesses moldes, em uma Empresa de 1.600 funcionários que tiver uma distribuição de gênero equilibrada, podemos estimar o número de funcionários daltônicos da seguinte maneira:

Número de funcionários homens = 50% de 1.600 = 800
Número de funcionárias mulheres = 50% de 1.600 = 800

Número de homens daltônicos = 8% de 800 = 64
Número de mulheres daltônicas = 0,5% de 800 = 4

Portanto, podemos estimar que a empresa tenha cerca de 68 funcionários daltônicos (64 homens e 4 mulheres).

Dentro desse público, vamos imaginar que possam ser diretores, analistas, auxiliares, todos não visualizam a mensagem que o seu relatório, que talvez tenha demorado horas para ficar pronto, gostaria de passar. Se uma única pessoa não conseguir entender, já resulta negativamente na tomada de decisão.

Se ainda assim você imaginar que não vale a pena adotar essas medidas por conta de baixa relevância, veja essa campanha da Coca-Cola, acessível apenas para pessoas daltônicas:

Campanha da Coca-Cola na Dinamarca

Se você conseguir enxergar o “Life” no meio do círculo, você possui daltonismo. Acesse o link da matéria aqui.

Ações para colocar em prática:

Você pode passar a usar as seguintes ações para resolver o problema:

  1. Use cores contrastantes: Evite usar cores que são difíceis de distinguir para daltônicos. Em vez disso, escolha cores que contrastem bem entre si, como azul e amarelo ou verde e vermelho claro.
Fonte: Escola de Dados

2. Use padrões e texturas: Adicione padrões e texturas aos gráficos para ajudar a diferenciar as informações apresentadas. Por exemplo, linhas, pontos, pontos e traços podem ser usados para diferenciar dados em um gráfico de barras.

Fonte: Escola de Dados

3. Evite usar apenas a cor como meio de diferenciação: Quando houver diferentes grupos ou categorias de dados, evite usar apenas a cor para diferenciá-los. Adicionar rótulos e legenda para cada categoria ajuda de forma considerável.

Fonte: Escola de Dados

4. Teste com simulação de daltonismo: Utilize ferramentas de simulação de daltonismo para verificar como as cores e padrões de seu relatório são percebidos pelos daltônicos. Existem diversas ferramentas online que podem auxiliar nesta tarefa.

Fonte: DataWrapper

5. Utilize ferramentas acessíveis: Considere utilizar ferramentas que já possuem recursos para facilitar a acessibilidade para pessoas com daltonismo.

  • Coblis é um site onde você pode fazer o upload de imagens/capturas de tela para checar.
  • Color Oracle é um aplicativo disponível para Mac, Windows e Linux que mostra com um atalho a sua tela inteira, como se estivesse sendo vista por um daltônico.
  • Sim Daltonism é um aplicativo para Mac que apresenta uma janela redimensionável e móvel que mostra a tela subjacente como se fosse vista por uma pessoa daltônica.
  • Existem extensões para o Firefox como Let’s get color blind, mas você também pode usar o Firefox Accessibility Inspector nas ferramentas de desenvolvedores.
  • Existem extensões para Chrome com Colorblinding ou Spectrum, mas você também pode usar o recurso emular visão de daltônicos na opção de ferramentas do desenvolvedor.

--

--

Israel Klayn de Oliveira
0 Followers

Análise e Des. de Sistemas | Contabilidade, Fiscal e Tributário @Hurb