Desonestidade Intelectual

João Ricardo Mendes
hurb.labs

--

O que é Desonestidade Intelectual no Hurb?

A desonestidade tem duas partes:

  1. Dizer algo que não é verdadeiro;
  2. Dizer isso com a intenção de enganar a outra pessoa;
  3. Afirmar algo sem ter um conhecimento e/ou experiência sobre.

Você pode ter cada uma sem a outra:

  • Você pode ser genuinamente enganado e, assim, dizer algo falso sem a intenção de enganar, e você pode intencionalmente enganar alguém sem nunca dizer algo que não seja verdadeiro. (O segundo geralmente é considerado engano, mas não desonestidade.)

No entanto, você pode ser intelectualmente desonesto sem fazer nenhuma dessas coisas.

Imagine que você está conduzindo um experimento e na maioria das vezes ele sai exatamente como você esperava, mas uma vez dá errado (provavelmente você errou nas medições).

Ao contar a alguém sobre o seu trabalho, você diz: “funciona exatamente como eu esperava — sete vezes deu exatamente certo e na que deu errado explicar de uma forma complexa não direta DEU ERRADO”

Isso não é falso e não é intencionalmente enganado — você realmente acredita que funciona do jeito que esperava.

Mas é intelectualmente desonesto: a honestidade intelectual exige que você se esforce ao máximo para fornecer qualquer evidência de que possa estar errado, mesmo que esteja convencido de que está certo.

É por isso que a honestidade intelectual exige que você mostre seu trabalho com antecedência, para que outros possam ver se você está deixando algo passar.

Compartilhar material a ser discutido em uma reunião é sempre uma boa prática, porém poucos o fazem. E se compartilham escolhem os Highlights enquanto queremos ver os Low Lights.

--

--

João Ricardo Mendes
hurb.labs

Hurb.com CEO and Founder. Be curious. Read widely. Try new things. What people call intelligence just boils down to curiosity.