ESG e Sustentabilidade — O que preciso saber sobre isso?

Glenda Theis
hurb.labs
Published in
4 min readSep 26, 2022

Olá pessoal, hoje atuo como Product Manager na squad de Atividades e Experiências no Hurb, responsável por tornar incrível a conexão das pessoas a experiências memoráveis e gostaria de compartilhar com vocês uma série de artigos sobre Desenvolvimento Sustentável e ESG. Espero compartilhar insights, ações práticas de como o mercado tem se organizado e a importância de discutirmos sobre este tema.

Este é o primeiro artigo dessa série. O segundo artigo, terá uma pauta mais voltada aos dados percebidos que conversam com essa discussão de uma forma geral. O título deste outro artigo é “Sustentabilidade e 7 tendências sobre a Geração Z” e o link está aqui.

O que é sustentabilidade e ESG e por que é importante?

O termo Desenvolvimento Sustentável foi criado em 1970, mas se popularizou em 1990. Isso serviu de base para o que temos hoje sobre o assunto. Em 1992, na Conferência das Nações Unidas, que ocorreu no Rio de Janeiro, sobre este assunto, foi declarado o texto base que é usado até hoje sobre o tema Desenvolvimento Sustentável.

“Sustainable development is the idea that human societies must live and meet their needs without compromising the ability of future generations to meet their own needs”.
Ou seja: Desenvolvimento sustentável é a ideia de que as sociedades humanas devem viver e atender às suas necessidades sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

O significado de ESG

ESG é a sigla que se dá para Environmental — Social — Governance

Anteriormente, Sustentabilidade era uma visão interna da forma como uma corporação ou um negócio opera. Hoje ESG é uma estrutura que os investidores utilizam para avaliar critérios além do lucro. Elementos que eles esperam que a empresa forneça para assegurar que vai gerar valor para a sociedade e mitigar o risco para eles. Investidores também avaliam isso para dizer se vão ou não investir em uma empresa.

No quesito Ambiental inclui estratégias de:

Mudança Climática

Biodiversidade

Eficiência da água

Eficiência energética

Intensidade de carbono

Sistemas de Gestão ambiental

No quesito Social:

Igualdade de oportunidades para todos os funcionários e membros da comunidade

Liberdade de associação

Saúde

Segurança

Direitos Humanos

Responsabilidade com cliente e produto

Combate ao trabalho infantil

Governança inclui:

Ética empresarial

Compliance

Independência da diretoria

Remuneração executiva

Democracia acionária

O Pacto Global da ONU

Foram acordados pelos governos e empresas líderes mundiais 17 objetivos com a finalidade de encorajar o diálogo entre empresas, governos, sociedade civil e demais componentes, aproximando-os pela busca do desenvolvimento de um mercado global mais justo, inclusivo e sustentável.

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.

O Conselho de Relações Exteriores das Nações Unidas, estima que até o ano de 2030, haverá um investimento estimado de cerca de US$100 trilhões para estes objetivos de desenvolvimento sustentável. Portanto, há dinheiro a se ganhar no “fazer o bem”, que se encaixam em categorias como Segurança Global, Infraestrutura, Erradicação da fome, Cobertura universal da Saúde, Educação primária, etc.

Isso realmente tem a ver comigo?

As maiores oportunidades de negócio hoje vão resolver os problemas do mundo. Hoje existe investimento disponível para você desenvolver seu projeto, caso seja promissor para a sociedade.

O site goexplorer.org é de um grupo do Pacto Global da ONU, chamado Global Opportunity Explorer. Neste site eles listam projetos promissores que você pode replicar ou adicionar. Você também pode contribuir.

Hoje a maior diferença que temos se comparado há anos atrás é a TECNOLOGIA.

A tecnologia cresce de forma exponencial, só que regulamentações, governo e aprendizados são lineares. Devemos ficar super atentos para buscar prever o poder da tecnologia e a mudança dos hábitos das sociedades e assim não ficarmos para trás em relação aos nossos produtos e serviços.

Lembre-se que a tecnologia vai barateando o uso das coisas. A ideia é trabalhar a tecnologia e se empenhar ativamente na resolução dos maiores desafios do mundo, de uma forma que seja regenerativa para a sociedade e para o nosso ambiente.

Conclusão

Espero que tenham gostado deste artigo. Os próximos falarão sobre o que você, profissional e empresa, precisam estar atentos, sobre as mudanças de mercado que irão ocorrer.

Fico à disposição para trocar mais ideias sobre este assunto e assim crescermos em conhecimento juntos.

Glenda 💚

Referências:

Corporate Sustainability in the Exponential Era, StartSe

Morningstar, as of 12/31/2020 Calculations by SPDR Research Americas

Vontobel Study — Drive positive change with ESG

--

--

Glenda Theis
hurb.labs

Vivendo por algo maior. Product Manager e host no Podcast Do Zero ao ESG no Spotify.