Estudo em GoLang: from Zero to Hero com materiais gratuitos!

Lucas Scherpel
hurb.labs
Published in
5 min readJun 7, 2021
Imagem retirada de um artigo do Medium. Clique aqui para acessar esse artigo.

Imagina essa situação: você acabou de entrar em uma empresa nova, é seu primeiro emprego como programador, você tá todo animadão, pronto para arrasar, para surpreender seus superiores, e ai…

Você descobre que seu time novo usa, na maior parte do tempo, uma linguagem de programação que você nunca usou antes na vida! E ai, alguém já se deparou com isso?

Foi mais ou menos essa a minha realidade ao começar no Hurb. E por mais que, no começo, eu tentasse pegar tarefas em linguagens que eu tinha experiência, não teve jeito: uma tarefa em Go sempre aparecia e eu batia a cabeça para entender a linguagem enquanto fazia a tarefa. Vi então que eu não tinha outra opção além de focar em dominar a linguagem a fim de contribuir positivamente para a equipe.

Hoje, meses depois do meu primeiro encontro (mais para desencontro) com a linguagem, me sinto bem mais confortável e pronto para enfrentar as tarefas que são necessárias (ainda bato cabeça, mas isso é normal na vida de programador, né não?).

Eu quero, nesse artiguinho, compartilhar materiais e conteúdos 100% gratuitos que me ajudaram a sair do zero para conseguir dominar a linguagem no peito e sair codando.

Lista de cursos Zero to Hero (do básico ao avançado) gratuitos:

. conteudos[0] = “Aprenda Go, de Ellen Korbes”

Imagem retirada de um dos vídeos do canal Aprenda Go. Clique aqui para acessar esse vídeo.

Caso você já tenha procurado por conteúdo de Go na internet, provavelmente você já se deparou com um vídeo desse canal. Dentre os conteúdos que eu listo no artigo, talvez seja o mais fácil de achar. Porém, não subestime esse material, pois, na minha opinião, é o melhor material em português que você encontrará sobre essa linguagem: são simplesmente 185 vídeos disponíveis gratuitamente no youtube que compreendem desde os conhecimentos básicos de programação (tipos de variáveis, lógica condicional e fluxo de controle) até conteúdos mais avançados (tratativa de erro, canais em Go e concorrência).

Todos os conteúdos são abordados de forma bastante prática e interativa, com a instrutora explicando o tópico no Go Playground e olhando na documentação sempre quando surge uma dúvida no meio da aula. Além disso, todos os capítulos vêm com uma lista de dez exercícios elaborados pela própria instrutora Ellen Körbes que ajudam a fixar e treinar o conteúdo aprendido.

Para mim, é um curso para qualquer programador, do junior até o techlead. Inclusive essa é uma realidade que aconteceu no meu time: mostrei esse curso para meu techlead, ele assistiu e comentou comigo que adquiriu ótimos conhecimentos em Go. Inclusive, um abraço para você, Bruno!

Link do material: https://www.youtube.com/c/AprendaGo/playlists

. conteudos[1] = “A tour of go (um tour por Go)”

Imagem retirada de um dos capítulos de “A tour of Go”. Clique aqui para acessar essa página.

Na minha primeira semana no trabalho, perguntei para o meu colega do time (que é craque em GoLang por sinal) se ele tinha algum material bom da linguagem para eu estudar. Ele me respondeu “Cara, vê essa parada aqui. Todo mundo fala bem dele”.

Essa “parada” era o “A Tour Of Go”, um material completinho que te mostra desde como escrever um “Hello, world!” na tela até como fazer um Web Crawler usando concorrência em Go. Esse material também é bastante interativo, no sentido que você vai lendo o documento e praticando o conhecimento no Go Playground (Muito parecido com o estilo do Aprenda Go, porém esse é todo no formato texto). Recomendo bastante, você literalmente vai do Zero to Hero com esse material aqui (:

Aliás, aqui vai um agradecimento para a pessoa que me recomendou esse conteúdo: Muito obrigado pela dica de ouro, Luis!

Link do material: https://tour.golang.org/list

.conteudos[2] = “Cursos da Coursera de GoLang”

Imagem retirada da página da Coursera “A tour of Go”. Clique aqui para acessar essa página.

A plataforma Coursera possui três cursos que vão ter ajudar a domar o famoso Gopher. Você consegue fazer esse curso gratuitamente, porém tem um detalhe: como a plataforma de Coursera é paga, você tem apenas uma semana de acesso gratuito a esses cursos (o famoso “teste grátis por 7 dias”). Visto que os três cursos demoram aproximadamente 9 horas cada para serem concluídos (segundo a plataforma), acredito que seja possível qualquer um concluí-los e ficar craque na linguagem da lontra =:

.conteudosExtras[0] = “Documentação do Go”:

Imagem retirada da página inicial da documentação do Go. Clique aqui para acessar essa página.

Parece obvio, né não? Mas muito desenvolvedor não pensa em consultar a documentação de uma linguagem quando fica travado (não vou mentir, eu me incluo nessa lista ai). Então, da próxima vez que bateu a dúvida e o Stack Overflow não conseguiu te ajudar, tente recorrer a documentação. Em outras palavras, “read the f#*@#*@* manual!”.

A documentação oficial do GoLang é essa: https://golang.org/doc

Porém, tem uma versão em português para quem não tem domínio em inglês http://www.golangbr.org/doc/

.conteudosExtras[1] = “Canal Full Cycle”:

Imagem retirada do youtube ao pesquisar por videos de GoLang do canal Full Cycle. Clique aqui para acessar a pesquisa.

Gosto bastante desse canal no YouTube, pois lá é possível conferir conteúdos de qualidade não só de programação em si, mas também de DevOps, Arquitetura de Software e outras várias áreas envolvendo tecnologia. Esse canal tem bastante videoaulas sobre GoLang, além de fazer algumas lives programando na linguagem também. Vale a pena se inscrever no canal e conferir o conteúdo!

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCMUoZehUZBhLb8XaTc8TQrA

.conteudosExtras[2] = “Peça ajuda!”:

Ilustração do evento da Gophercom 2020. Disponível em: https://www.gophercon.com/

Meu querido Padawan, use e abuse da sua inexperiência para pedir ajuda e aprender com os Jedis do seu time ou da sua empresa. Vai ser muito melhor se você tirar uma dúvida com alguém, por mais boba que ela pareça, do que guardar para si e travar o desenvolvimento da tarefa por horas ou até dias. Peça para fazerem pair programming contigo, faça perguntas em canais da empresa, peça por conselhos e feedbacks dos seus colegas de equipe, enfim, o que você não tiver de experiência no começo você tem que compensar em proatividade e força de vontade em concluir tarefas e absorver cada vez mais conhecimento (;

Considerações finais

Bom, é isso! Espero que esse artiguinho tenha ajudado e motivado você a começar a estudar ou melhorar suas habilidades em GoLang. Se você conhece algum material muito bom e gratuito em GoLang que merece estar aqui, pode me mandar um email que eu vou olhar ele com carinho e talvez acrescentá-lo aqui (:

E para você que se sente na mesma situação que eu descrevi no começo do artigo, não se desespere! Segue essas dicas ai que vai dar tudo certo no fim das contas (;

--

--

Lucas Scherpel
hurb.labs

Full Stack Developer @hurb | Só eu que acho horrível essa logo nova do Medium?