Machine Learning na veia

hurb
hurb.labs
Published in
2 min readDec 22, 2017

Machine Learning ou Aprendizado de Máquina é um método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos. Usando algoritmos que aprendem interativamente a partir de dados, o aprendizado de máquinas permite que os computadores encontrem insights ocultos sem serem explicitamente programados para procurar algo específico.

O aspecto interativo do aprendizado de máquinas é importante porque, conforme os modelos são expostos a novos dados, eles são capazes de se adaptar de forma independente. Eles aprendem com os cálculos anteriores para produzir decisões e resultados confiáveis e reproduzíveis. É uma ciência que não é nova, mas que está ganhando um novo impulso.

Por causa das novas tecnologias de computação, o aprendizado de máquina de hoje não é como o aprendizado de máquina do passado. Enquanto muitos algoritmos de machine learning estiveram por aí por bastante tempo, a capacidade de aplicar automaticamente cálculos matemáticos complexos a big data — cada vez mais e cada vez mais rápido — é um desenvolvimento recente. Aqui estão alguns exemplos amplamente divulgados de aplicações do machine learning com os quais você pode já estar familiarizado:

  • Os carros autônomos do Google que dirigem sozinhos? A essência do aprendizado de máquina.
  • Ofertas de recomendações on-line como as da Amazon e Netflix? Aplicações de aprendizado de máquina na vida cotidiana.
  • Saber o que os clientes estão dizendo sobre você no Twitter? Aprendizado de máquina combinado com a criação de regra linguística.
  • Detecção de fraudes? Um dos usos mais óbvios e importantes em nosso mundo de hoje.

Por que o interesse por Machine Learning aumentou tanto?

O interesse no aprendizado de máquina ressurgiu devido aos mesmos fatores que tornaram a mineração de dados e a análise Bayesiana mais populares do que nunca. Coisas como o crescente volume e variedade de dados disponíveis, o processamento computacional que está mais barato e mais poderoso, e o armazenamento de dados de forma acessível.

Tudo isso significa que é possível produzir de forma rápida e automática modelos que permitam analisar dados maiores e mais complexos e fornecer resultados mais rápidos e mais precisos — mesmo em uma escala muito grande. O resultado? Previsões de alto valor que podem levar a melhores decisões e ações inteligentes em tempo real sem a intervenção humana.

Um segredo para a produção de ações inteligentes em tempo real é o desenvolvimento de modelo automatizados. O líder de ideias inovadoras em analytics Thomas H. Davenport escreveu no The Wall Street Journal que, com os volumes de dados em rápida evolução e em crescimento, “(…) você precisa de fluxos de modelagem de rápida evolução para ser capaz de acompanhar”. E você pode obter isso com machine learning. Segundo ele, “as pessoas podem normalmente criar um ou dois bons modelos por semana; o aprendizado de máquina pode criar milhares de modelos por semana”.

--

--