O que fazer nos seus primeiros 30 dias como Product Manager numa nova empresa?

Glenda Theis
hurb.labs
Published in
7 min readOct 29, 2021
Onde o Product Manager está

Toda vez que nos deparamos com algo novo ou desconhecido, é natural sentirmos aquele frio na barriga. Por mais que a mudança nem sempre seja para algo totalmente novo, aquela sensação continua lá e isso soa ainda mais comum quando falamos sobre mudança para uma oportunidade de emprego em uma nova empresa.

Trabalhar em uma nova companhia, significa estar conectado a uma nova cultura, estrutura, processos e pessoas, sem falar do contexto do negócio, que às vezes muda da água para o vinho.

São muitas coisas para assimilar em pouco tempo e uma das coisas que mais acontece, são as pessoas passarem por um misto de empolgação x medo do desconhecido x tenho muito a agregar aqui x será que consigo?

Essa sensação tende a desaparecer assim que as coisas na nova empresa vão se tornando mais claras e você vai compreendendo melhor o negócio, o contexto, as pessoas, as dependências e suas próprias vulnerabilidades.

Tendo em vista esse ciclo tão comum e que acontece com a maioria das pessoas é que resolvi escrever este artigo. Vou listar aqui algumas coisas que considero bem importantes ao se mudar para uma nova empresa, para que a transição do início para uma fase mais segura aconteça de uma forma mais fácil. Direcionei esse artigo para Product Managers e Product Owners, mas acredito que isso se aplique a vários outros cargos, podendo ter adaptações. Lembrando que os passos que escreverei a seguir baseiam-se em uma experiência pessoal e espero que o ajude, de verdade, a passar por esse momento de transição.

Então, falando nos passos, aqui vão eles:

1.Antes mesmo de começar na empresa nova, consuma os conteúdos disponíveis para compreender melhor o que a empresa faz e como é a sua cultura.

Na maioria das vezes temos a oportunidade de já ver muitos conteúdos disponibilizados pelas empresas nas plataformas como LinkedIn, YouTube, Instagram, Medium e etc. Essa é uma oportunidade de ouro para você já chegar na empresa entendendo pelo menos um pouco sobre o contexto em que ela está inserida, o jeito dela se comunicar com o público, como os clientes interagem com a empresa, como a empresa reage diante de alguns acontecimentos relevantes do mercado, entre outros. É bastante comum hoje em dia também encontrar espaços dos times ou tribos criando conteúdo no Medium e LinkedIn, o que permite atender até mesmo um pouco mais detalhadamente como a empresa direcionou algum projeto ou como é a estrutura de tecnologia dela, etc.

Exemplo: hoje trabalho na Hurb e antes mesmo de entrar na empresa, verifiquei que no Medium existia o espaço Hurb Labs com diversos artigos contando um pouco sobre como é fazer aquilo na empresa ou dando alguma dica de conteúdo legal que daria fit com o negócio. Atualmente existem artigos nas áreas de Data Science, Design, Engineering, People e Product. Lembrando que sempre tem aquele espaço dedicado a mostrar as vagas disponíveis em “Careers” e a propósito: temos vagas! =)

Hurb Labs

2. 1:1 é essencial no início

Nos primeiros 30 dias como PM, uma das coisas mais importantes a se fazer é pegar contexto e entender como as coisas acontecem no dia a dia. E uma das formas mais rápidas de você entender esses pontos é fazendo one on one.

a. Comece falando com o seu líder e peça para ele te explicar o negócio, a estrutura da empresa (se ela é separada por tribos, squads, ocas, etc), qual a cultura e valores organizacionais, quais são os seus principais stakeholders, se o produto em que você vai atuar é novo ou vem de algum histórico, quais os objetivos da empresa e como eles enxergam o seu produto neste contexto. Anote todas as informações. Provavelmente você vai falar bastante com seu líder para ele te informar o nome das pessoas e das áreas. A conversa com ele vai te direcionar melhor sobre quem serão as próximas pessoas que você vai ter que conversar.

b. Converse com os outros PMs, entenda quais os objetivos dos produtos deles, quais os principais desafios, dores nos processos, correlação com outras áreas, pontos de atenção, entre outros. Sugiro criar um doc. para cada PM e ir documentando os principais achados dessas reuniões. Salve esses docs de 1:1 em uma pastinha de fácil acesso para você poder consultar depois.

c. Converse com os principais Stakeholders. Busque entender os desejos do ponto de vista deles e quais os objetivos junto ao seu produto. Também anote tudo e salve esse documento para poder consultar depois.

É comum, conforme você for ouvindo, ainda ter muitas dúvidas ou não estar familiarizado com algum termo. Isso é normal. Aproveite essas conversas para fazer perguntas quando algum conceito não estiver bem claro.

3. Conheça o seu time

Conhecer o seu time técnico é essencial para você conseguir comunicar as coisas da maneira certa para as pessoas certas. Falando especificamente de um Product Manager aqui, uma skill essencial da pessoa que trabalha com isso é saber se comunicar. Isso soa simplório, mas até hoje é um dos principais problemas internos das empresas.

Busque entender como o time se organiza, as cerimônias, o histórico de algumas entregas, faça 1:1 com cada um, tente descobrir as motivações deles na empresa e o entendimento deles sobre o negócio. Conte um pouco sobre você e sua trajetória e peça para que a pessoa faça o mesmo. Isso é indispensável para você conhecer melhor o temperamento e a forma de se comunicar com cada um do seu time. Consulte o que tiver disponível de documentação, Jira, Retrospectivas e pergunte sobre eventuais dores, acertos e barreiras que eles possam enfrentar ou já ter enfrentado no dia a dia. No final, avalie todas as informações que você recebeu e se tem algum ponto que vá precisar de uma atenção especial no futuro.

4. Faça uma dinâmica em que fique claro o porquê de fazer aquele produto

Pessoas que sabem o porquê fazem o que fazem e qual é o seu propósito, tendem a trabalhar mais felizes e motivadas, pois entendem o impacto daquilo que estão fazendo. Um livro muito bom que fala sobre isso é o “Comece pelo Porquê” do Simon Sinek. Este livro traz ensinamentos valiosos sobre encontrar o propósito sobre aquilo que você faz, traz a ilustração do Golden Circle (Círculo Dourado) e ensina como aplicar isso trazendo vários cases de empresas reais que aplicaram essa visão e mudaram o seu patamar. Para quem ainda não leu, recomendo a leitura, afinal, as pessoas não compram o que você faz, mas sim o porquê você faz aquilo.

Aplique essa dinâmica com todo o seu time. Transmita clareza sobre os impactos do seu produto para a vida da pessoa e desperte a motivação do seu time para construir algo incrível para os seus clientes.

Comece pelo Porquê — Simon Sinek

5. Busque conhecimento sobre os seus clientes e veja os principais dados sobre o negócio

Tente entender se a empresa já possui algum trabalho feito com pesquisas e entrevistas com os clientes, consulte o time de Research, busque dados sobre o comportamento do cliente e entenda as principais métricas do negócio, converse com o time de dados da empresa e o que eles estão tentando descobrir e já sabem, converse também com o time de Customer Experience para entender as principais dores e acertos da empresa com os clientes. Documente esses principais achados. Paralelo a isso, veja nas plataformas públicas o jeito que seus clientes conversam com a sua marca, como eles interagem, o que gostam e o que reclamam. Isso, com certeza, já vai te ajudar nesse início para começar a encaixar as peças sobre o contexto geral em que seu produto está inserido.

6. Faça um mapa pessoal sobre o que você precisa se aprofundar mais

Product Manager é uma função mais generalista, em que você acaba tendo que entender um pouco de cada área e seus principais desdobramentos. É normal não sabermos de tudo. É normal não entendermos 100% de cada assunto. Não crie a famosa síndrome do impostor por conta disso. Para ajudar no seu processo de auto descoberta, crie um mapa sobre os principais assuntos que ainda não domina tanto. Exemplo: se sua empresa trabalha com OKRs e você ainda não se sente muito seguro com essa metodologia, tenha clareza sobre essa sua vulnerabilidade. Ter clareza sobre os pontos que você ainda não domina tanto vai te nortear a descobrir por onde começar a fazer algum estudo mais aprofundado que seja necessário para poder aplicar no seu dia a dia.

Conclusão

Ninguém espera que em 30 dias você como um PM de uma nova empresa, já saia realizando várias entregas, lançando ou incrementando algum produto. Aproveite esse início para conhecer as pessoas, se aprofundar na cultura, entender a estrutura, os processos internos e o contexto do seu negócio. Ter isso mais claro no início, certamente será mais eficaz do que você já tentar colocar a mão na massa em tudo. Espero que esse artigo tenha te ajudado e que compartilhe comigo se também já fazia esses processos ou se passou a fazer agora e os resultados.

Até mais, pessoal!

Glenda =)

--

--

Glenda Theis
hurb.labs

Vivendo por algo maior. Product Manager e host no Podcast Do Zero ao ESG no Spotify.