Qualidade da Informação Contábil e o Processo Decisório

André Lamblet Dias
hurb.labs
Published in
6 min readNov 1, 2021

O autor José Carlos Marion em seu livro contabilidade empresarial, traz uma reflexão sobre a informação contábil nas decisões. Ele nos alerta que estamos frequentemente tomando decisões, como por exemplo: a que horas vamos levantar, que roupa iremos vestir, qual tipo de comida iremos comer, a que programa iremos assistir, qual trabalho iremos desenvolver durante o dia etc.

Claro, algumas vezes, essas decisões são mais relevantes, como casamento, a carreira, a aquisição de uma casa própria. Evidentemente, sabemos que tais decisões requerem mais cuidado e uma análise mais aprofundada . Uma decisão importante tomada de forma indevida, pode prejudicar uma vida toda.

Ah, dentro de uma organização o cenário não é muito diferente. É comum tomada de decisões pelos gestores no dia a dia , que na maioria das vezes, são importantíssimas e vitais para o crescimento e continuidade dos negócios.

Por isso, é preciso cuidado, zelo e muita atenção. As informações devem ser elaboradas com qualidade para justamente cumprir seu papel, ou seja contribuir e auxiliar no processo decisório. Em seu livro, Marion (2009) ainda exemplifica que decisões como comprar ou alugar uma máquina, preço de produtos, negociações estratégicas e financiamentos de longo prazo ou curto prazos, sobre montantes, redução de custos ou aumento de caixa com comercialização mais agressiva dos produtos e serviços são tomadas diariamente. Entretanto, ele alerta que se todas essas decisões não forem suportadas devidamente, possivelmente não será saudável para estratégia e continuidade do negócio.

Mas como a contabilidade pode ajudar nesse processo?

A contabilidade é o grande instrumento que deve auxiliar a administração nesse processo decisório. Na verdade, ela coleta dados, registra fatos e sumariza todos esses dados para produzir informação por meio de relatórios.

OK, a contabilidade pode sim cumprir o seu papel, mas até que ponto temos uma informação contábil de qualidade? Será que todas as informações disponibilizadas aos gestores realmente ajudam no processo decisório? Será que essa informação tem atingindo o seu objetivo?

Assim, começamos agora a refletir um pouco sobre o que é a qualidade da informação contábil…

A Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro (The Conceptual Framework for Financial Reporting) elaborada pelo International Accounting Stands Board (IASB) e representada no Brasil pelo Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) através do pronunciamento 00 relata que o objetivo dos relatórios financeiros é oferecer informações úteis e relevantes, além de representar fidedignamente aquilo que pretendem representar para os usuários da contabilidade, ajudando na avaliação de alocação dos recursos (IASB, 2018; CPC 00-R2, 2019).

Ah, você sabia que na contabilidade temos uma estrutura conceitual que estabelece conceitos fundamentais para elaboração dos relatórios financeiros, o CPC 00 R2. :) Não deixe de ler em http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/573_CPC00(R2).pdf

A estrutura conceitual também esclarece que as características da qualidade da informação contábil são aumentadas se forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis. Então, ao preparar ou analisar os relatórios e indicadores econômicos e financeiros você deve atentar se todas essas características estão sendo atendidas.

Sendo assim, a nossa reflexão é sobre esse olhar cuidadoso em todos os registros contábeis, justamente para cumprir esse objetivo com a utilidade e relevância da informação contábil. Esse não é um compromisso apenas dos analistas contábeis, mas deve ser de todos nós da Hurb.

A informação contábil torna-se útil, por exemplo, desde o momento que recebemos os dados em prazos determinados, sem atrasos e com toda documentação de suporte. Então, todos nós fazemos parte dessa construção diária de produzir informações e relatórios financeiros de mais qualidade

Sim, entendemos. Mas qual o outro lado da moeda?

Os preparadores das informações podem não possuir motivos para não reportar toda situação econômica e financeira da empresa, seja por interesses próprios ou, até mesmo, por determinação da própria empresa, como evidenciar mais ou menos lucro ou por escolhas de padrões contábeis não pertinentes para o devido tratamento contábil de reconhecimento, mensuração e divulgação.

Você sabia que dentre as informações financeiras divulgadas pelas companhias, passíveis de alteração, encontram-se os lucros?

O resultado contábil (lucro ou prejuízo) torna-se um importante atributo para avaliação das empresas, mas, aqui, devemos chamar sua atenção que essa não é a única informação que deve ser levada em consideração nas análises dos relatórios financeiros.

Ah, isso é um ponto importante e que deve ser analisado com muito cuidado em nossas reuniões trimestrais nas quais apresentamos nossos resultados =)

Você sabia que o lucro não é o único atributo para análise dos resultados?

Esse é ponto que chama atenção porque muitos usuários da informação contábil possuem fixação com essa métrica, inclusive podendo chegar ao ponto de desconsiderar outros atributos e indicadores importantes para avaliação.

A contabilidade deve mensurar um conjunto de eventos econômicos e evidenciá-los nos relatórios financeiros com a finalidade de auxiliar na tomada de decisão de investidores e credores.

Se a empresa tiver alto potencial de retratar a verdadeira situação econômico-financeira, melhor será a capacidade de alterar as expectativas de diversos usuários externos com relação ao desempenho futuro. Isso sim é qualidade da informação contábil.

Mas afinal, qual termo podemos definir para qualidade da informação contábil?

Por incrível que possa parecer não existe um termo específico que defina qualidade da informação contábil. O que podemos esclarecer é que uma informação de qualidade é aquela que fornece de forma transparente e robusta o desempenho financeiro de uma empresa, e, acima de tudo, seja considerada relevante para tomada de decisão por um determinado tomador de decisão.

Se essa informação contábil não for útil e relevante, ou seja, de má qualidade pode conduzir a maiores custos de agência, assimetria de informação e proporciona inadequada proteção aos acionistas. Tudo bem, talvez você não conheça todos esses termos técnicos, mas iremos aprofundar e discutir juntos no futuro ;)

Até aqui o importante é você e entender que uma informação contábil de qualidade precisa ser ÚTIL, RELEVANTE e que tenha REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA em todos os seus aspectos. Assim, uma forma de analisar e mensurar essa qualidade é por meio de índices ou indicadores a partir de aspectos aprofundados sobre a situação econômica e financeira das empresas.

Na literatura, diversos fatores são apontados como influenciadores da qualidade da informação contábil nas empresas, tais como GOVERNANÇA CORPORATIVA, AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS,CONCENTRAÇÃO ACIONÁRIA, INVESTIDORES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA.

E ai, você está curioso sobre tudo isso? vamos com calma! =)

Uma excelente notícia, a qualidade da informação contábil depende de todos nós, de toda empresa, de toda Hurb! Ah, depende dos nossos processos, dos nossos controles, da comunicação assertiva, de engajamento, de compartilhamento, o que aqui chamamos de “estar na mesma página” e, se for necessário, em certos momentos, de conversas difíceis. Esse é mais um termo que aprendi há pouco tempo aqui em nossa Hurb no meu primeiro mês. Eu ouvi essa expressão e, sinceramente, no início, eu não havia entendido, mas por mais que pareça paradoxal, ao meu ver, o sentido foi claro e bem objetivo, descontruir para construir!!

Ah, a estrada é longa, mas temos muitos desafios e o nosso compromisso diário deve ser produzir informações mais completas, mais relevantes, mais úteis e que ela represente de forma mais fiel possível todas as riquezas que integram o nosso patrimônio.

A HURB avança em alta velocidade, então vamos juntos construir com mais qualidade! :)

Caso você queira aprofundar, seguem algumas dicas de leitura sobre o tema:

COMITE DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento técnico CPC 00 (R2) — estrutura conceitual para relatório financeiro. 2019. Disponível em http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/573_CPC00(R2).pdf

MARION. J.C. Contabilidade Empresarial. 15.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MATARAZZO. D.C. Análise Financeira de Balanços: abordagem gerencial. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOURA, G. D. ; ZANCHI, M. M.; MAZZIONI, S.; MACEDO, F.F.R.R.; KRUEGER, S.D. Determinantes da Qualidade da Informação Contábil em Grandes Companhias Abertas Listadas na BM&FBOVESPA. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(3). https://doi.org/10.17524/repec.v11i3.1572

--

--