Talvez seja hora de começar a falar: “Engineered in Brazil.”

João Ricardo Mendes
hurb.labs
Published in
3 min readNov 3, 2022

--

Ainda vou viver para ver heróis como Sérgio Vieira de Mello e cientistas que representam nosso país pelo mundo como Luiz André Barroso que estudou engenharia elétrica na PUC Rio serem considerados heróis da nação.

O Dr. Luiz, ingressou no Google há 22 anos, liderando o escritório de Cross-Google Engineering (XGE), de onde coordenou as principais iniciativas técnicas que abrangem vários produtos do Google. Ao longo de suas duas décadas no Google, trabalhou como Vice-Presidente de Engenharia nas equipes Core do Maps, liderou o Google Search e líder técnico em áreas como a Pesquisa do Google e o design da plataforma de computação do Google.

Publicou vários artigos técnicos e é co-autor de “The Datacenter as a Computer”, o primeiro livro para descrever a arquitetura de sistemas computacionais em escala de armazém, agora em sua 3ª edição, é bolsista da ACM e da AAAS, e possui B.S. e M. S. Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Ph.D. em Engenharia da Computação pela University of Southern California. Recentemente, ele foi premiado com o Prêmio Eckert-Mauchly

Hoje é SVP de Engenharia e continua à frente das maiores inovações do Google sendo Google Fellow “For contributions to multi-core computing, warehouse scale data-center architectures, and energy proportional computing”

Uma das metas da minha vida é fazer crianças brasileiras quererem ser o Dr. Luiz Barroso quando “crescerem”, (Educação), se eu movo esse ponteiro 3–5 morro feliz.

O Brasil é um berço de grandes engenheiros e pessoas criativas, temos outros grandes Cientistas no setor de tecnologia Brasileiros como a Fernanda Viégas, Senior Researcher do PAIR Google e co-autora do Tensor Flow (só isso rsrsrs) e o meu amigo Artur Souza que também um grande Engenheiro, VP de Business Engineering do Meta há 11 anos, cada vez que converso com ele o admiro mais, não só pela sua inteligência, mas pela sua bondade, até porque ser bom é mais difícil que ser inteligente, pois é uma escolha.

E para finalizar nossos Avengers, o Artur Souza com 12 anos fez o primeiro MP3 (só isso também rsrsrs), segundo ele “um chinês fez algumas semanas antes de mim João”. Não, pra mim ele que fez.

Essa é uma das partes mais legais do meu trabalho, uma das melhores partes do meu trabalho é conhecer pessoas incríveis que estão fazendo coisas incríveis. Alguns deles são conhecidos (infelizmente não no Brasil, ainda não, mas eu mudo isso ou morro tentando), mas mais discretamente fazem o trabalho de tornar o mundo melhor sem fama ou reconhecimento.

Alguns são professores que pensam fora da caixa para preparar a próxima geração para ter sucesso na faculdade e na vida. Outros são profissionais de saúde, biologia ou especialistas em genética, trabalhando para levar a ciência mais avançada aos lugares mais remotos da Terra.

De um sobrevivente do Kongo & Angola (Santos) a um nerd de dados (Vinícius Mello — anotem esse nome), essas são as pessoas que trabalham de verdade para melhorar vidas.

Embora nem todos sejam Cientistas renomados, todos são muito especiais, podem ser humildes demais para se chamarem de heróis, mas não consigo pensar em palavras melhor para descrevê-los. Suas vidas me inspiram. Espero que eles também inspirem você.

Luiz, parabéns por 15 anos de Maps.

Arthur você é o Iron Man!!

Fernanda, torço para que esteja arrebentando dando aulas em Harvard.

Vocês me enchem de orgulho e não só me orgulham (como hoje fiquei igual uma criança vendo o vídeo que o Dr. Luiz gravou) mas também inspiraram mais de 1400 pessoas que trabalham no Hub Co e em breve milhões, e é dessa forma que mudamos nosso país.

Vocês 3 mostram que pessoas “ordinárias” (normais) podem ser extraordinárias e o impacto que isso tem é gigante.

João Ricardo Mendes | Hurb.com | Brasileiro

--

--

João Ricardo Mendes
hurb.labs

Hurb.com CEO and Founder. Be curious. Read widely. Try new things. What people call intelligence just boils down to curiosity.