Qual é o melhor horário para publicar no Facebook?

O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo com mais de mil milhões de utilizadores, número bastante impressionante pois cerca de 1 em cada 7 pessoas no mundo encontram-se ativas diariamente na rede social de Mark Zuckerberg. Ao longo dos tempos, o Facebook teve bastantes mudanças, quer nos perfis dos utilizadores como nas páginas criadas por marcas, celebridades, clubes, etc. Com tanta informação a disparar a cada segundo no nosso feed de notícias, há que saber-se destacar e fazer com que certo utilizador, no seu habitual movimento de scroll, pare e veja a sua publicação.

Mais para a frente iremos falar de como se destacar da concorrência nesta rede social, mas hoje o assunto é outro: mas afinal, qual é o horário mais indicado para eu poder publicar os meus conteúdos no Facebook?

A verdade é esta: existe a necessidade de as empresas se comunicarem nas redes sociais. Para que tal aconteça, é necessário estabelecer uma estratégia bastante consistente e forte na comunicação online para se aproximar, fidelizar os seus clientes e prospectar novos contratos. Sendo o Facebook uma comunidade online com mais de 1 bilião de utilizadores ativos, a sua empresa precisa de fazer um bom trabalho no que toca à parte da imagem e divulgação. Para empresas com menos posses, as redes sociais tornam-se ainda mais importantes, pois é uma opção consideravelmente mais barata.

Mas qual é o melhor horário para publicar, perguntam vocês. Bem, na verdade não existe um horário predefinido. Há uns tempos para cá, o Facebook investiu (e muito) em poder fornecer as melhores estatísticas nas páginas criadas, ao qual intitula de “Facebook Insights”, uma espécie de Google Analytics do Facebook. E é mesmo graças a todos esses dados e detalhes, que podemos saber o dia e hora exatos de quem nos comenta, partilha ou mete like na página. É por aí que podemos tomar como ponto de partida o nosso “horário nobre” no Facebook.

Por exemplo, num espaço de 24 horas você teve 50 likes na sua página, sendo que desses 50 likes, 35 foram entre as 15h e as 18h. Com os gráficos que o Facebook possibilita, é fácil perceber que o seu “horário de ponta” é precisamente entre as 15h e as 18h. Agora, juntando esse fator dos likes, com o dos comentários e críticas que lhe fazem na página, consegue calcular qual o momento em que os seus seguidores se encontram online. O mais difícil é mesmo esse passo, pois os restantes vão em “efeito dominó”; partir do momento em que a pessoa faz alguma reação à sua publicação, essa mesma reação aparece no feed de amigos próximos a essa pessoa. Se esses amigos próximos fizerem o mesmo, irá aparecer a sua publicação noutros feeds e assim sucessivamente…

No próximo artigo iremos falar um pouco mais sobre o “Facebook Insights” e como o deve usar para ganhar mais seguidores.

Está à espera de quê? Faça-nos ouvir as suas propostas e contacte-nos! Estamos aqui ao seu dispôr!

Like what you read? Give João Ribeiro a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.