9 inovações tecnológicas que estão mudando ou devem mudar o mundo

João Marcos Badaró
ViaHubtecnologia
Published in
6 min readOct 15, 2020

Dia 16 de outubro é comemorado o Dia da Ciência e da Tecnologia. Por isso, resolvi escrever um conteúdo listando 9 inovações tecnológicas que estão mudando o mundo ou que devem fazer muita movimentação nos próximos anos.

Vale a pena ler, se inteirar das novidades que estão chegando e deixar seu comentário com a sua opinião. Vamos lá?

  1. As famosas assistentes virtuais

Não dá para falar de tecnologia sem mencionar as famosas assistentes virtuais do momento. Elas já estão presentes no nosso dia a dia, mas a tendência é que cresçam ainda mais nos próximos anos. Por meio de uma tecnologia avançada, elas são capazes de entender o que você fala e interagir.

Quem diria que iríamos conversar com uma máquina dessa forma, hein?

Mais do que auxiliar dizendo qual a previsão do tempo, como está o trânsito, marcar reuniões ou pesquisar termos na internet, as nossas amigas virtuais podem, no futuro, ajudar com qualquer assunto, inclusive sua saúde.

(Foto: shutterstock)

2. Machine Learning ou máquinas inteligentes

Machine Learning (também chamado de aprendizado de máquina, em português) deve ser uma das inovações tecnológicas que mais vão impactar nossa vida nos próximos anos.

Ela já está presente em grande parte das nossas atividades, tanto em softwares que utilizamos para trabalhar quanto em nossas atividades de lazer, com plataformas que analisam conteúdos que consumimos online para nos dar sugestões de outros semelhantes que podem nos interessar.

É só por meio deles que conseguimos ter acesso a tantas informações de forma rápida. E, baseados nesses dados, podemos tomar decisões mais assertivas.

Um exemplo atual do uso de Machine Learning são os chatbots no atendimento ao cliente.

Abastecido com dados, essa tecnologia é capaz de entender e responder às necessidades do consumidor de forma ágil, reduzindo o tempo de espera. Com isso, melhora a experiência do usuário com a empresa.

Depois, quando o robô já não é mais capaz de seguir com o atendimento, ele encaminha o cliente para falar com uma pessoa especializada.

3. O que acha de receber comida por meio de um drone?

Parece algo fora de cogitação, mas se tratando de avanços tecnológicos, é melhor não duvidarmos. Os drones viraram uma febre, principalmente para uso pessoal. Agora, os drones corporativos também devem ganhar mais espaço.

O seu principal uso comercial para os próximos anos deve ser o cargo de entregadores. Já imaginou receber sua pizza dessa forma? Pois, a empresa Domino’s fez um teste em 2016, na Nova Zelândia.

(Foto: shutterstock)

E, é claro, que a Amazon não ficou para trás. A empresa, sempre atenta a inovações tecnológicas, lançou o chamado Prime Air com a intenção de reduzir drasticamente o tempo de entrega utilizando drones.

A intenção era que o prazo de dois dias para delivery passasse para apenas 30 minutos.

Nos últimos meses quem também anunciou que irá testar entregas com drones no Brasil foi a empresa Ifood. O objetivo é avaliar os possíveis ganhos de eficiência da modalidade em serviços de delivery.

O que você acha sobre esse tema?

4. Blockchain

Teve o “boom do bitcoin” e muito se falou sobre moedas digitais. Mas, agora, parece que o blockchain é o novo queridinho da vez.

Simplificando o assunto, ele é uma arquitetura de rede descentralizada que evita a duplicidade de registros.

No início, foi criado com a intenção de garantir transações confiáveis de bitcoins entre os interessados. Mas, por ter diversas aplicações, muitas pessoas acreditam que essa é uma das inovações tecnológicas de grande importância para o futuro.

Ele poderia, por exemplo, substituir os bancos, que são instituições centralizadas e, por isso, são mais suscetíveis a cibercrimes — o que é uma desvantagem.

Pela tecnologia blockchain, as operações podem ser realizadas sem intermediadores de pagamentos e custam menos.

Mas, essa aplicação vai além do dinheiro, podendo passar a ser usada também na saúde, educação e até para substituir os cartórios. Vale a pena ficar de olho. Será que rola?

5. Impressão de tudo 3D

Uma das inovações tecnológicas mais interessantes e que podem realmente mudar as nossas vidas é a impressora 3D. Antigamente, esses aparelhos eram gigantes e só serviam para imprimir documentos.

Hoje, você só precisa estar conectado a um computador que tenha o software ideal e será capaz de imprimir qualquer objeto. Móveis, utensílios hospitalares, instrumentos musicais ou até mesmo um carro.

Inovações Tecnológicas — Impressora 3D
(Foto: shutterstock)

Parece mentira, não? Mas, a empresa americana Local Motors “imprimiu” um carro usando fibra de carbono em 2014, o processo levou 44 horas. Se estiver curioso, é só buscar no youtube que você encontra!

6. Pagamento por reconhecimento facial

O reconhecimento de face tem evoluído muito. Você já reparou que ao colocar uma foto com amigos no Facebook, o sistema já reconhece a maioria deles? Não é mágica não, é um grande exemplo das inovações tecnológicas em algoritmos e inteligência artificial.

E, se esse avanço já parece sensacional, saiba que, no futuro, nosso rosto deve se tornar uma espécie de “credencial”. Ele terá funções desde entrar em prédios até fazer pagamentos só pelo reconhecimento de face.

Na China, a startup Face++ tem investido pesado para tornar o reconhecimento facial cada vez mais preciso.

A tecnologia que eles criaram já está disponível em diversos aplicativos, um deles é o Alipay, usado por mais de 120 milhões de pessoas no país. As pessoas podem transferir dinheiro usando apenas o reconhecimento facial, nada de digitar senhas ou tokens.

Ou seja, melhorar a experiência do consumidor é outro ponto que essas inovações tecnológicas pretendem revolucionar.

Além do pagamento, a ideia é que restaurantes e cafés também usem essa ideia da seguinte forma: assim que alguém entrar no estabelecimento, o funcionário receberá um alerta, podendo se aproximar e já saudar você pelo seu nome.

7. Compras online

O e-commerce, ou o comércio eletrônico, são as vendas realizadas pela internet. Nos dias de hoje, comprar online revolucionou o modo como consumimos.

Comprar sem sair de casa é algo muito vantajoso para o usuário. Mas, também traz benefícios para a empresa: o empreendedor vende 24 horas por dia e não tem que arcar com os gastos de um espaço físico e funcionários, por exemplo.

(Foto: PhotoMIX Company @ Pexels)

Este tipo de autonomia para comprar é uma crescente no mundo todo, que a inovação tecnológica proporcionou!

8. Cloud Computing

Em português, computação em nuvem, é a possibilidade de acessar arquivos, como imagens, vídeos, áudios etc, de forma remota por uma rede virtual. Não é mais preciso salvar no seu notebook ou computador de mesa, e ter acesso restrito apenas com a sua máquina.

Ou seja, ao invés de armazenar documentos internamente, é possível contratar provedores para fazer isto.

Dessa forma, é possível economizar recursos financeiro, aumentar a segurança das informações e ter mobilidade para acessar os documentos de qualquer lugar com facilidade e rapidez.

9. Business Intelligence (BI)

Um grande avanço para as empresas é poder analisar dados corporativos. O business intelligence é responsável por coletar, integrar e verificar e apresentar dados.

Com tais informações, é possível tomar decisões mais assertivas e ter estratégias mais bem elaboradas, minimizando falhas e energias desnecessárias.

Bom, além dessas 9 inovações que eu separei, existem outras diversas que estão chegando por aí. Se você está sabendo de alguma novidade, deixe aí nos comentários. Ah, e me conta também a sua opinião sobre as novidades que eu mencionei aqui no texto.

Até a próxima!

--

--