África!

por Alejandro Puerta

Alejandro Puerta
Iandé
5 min readMay 23, 2020

--

África do Sul — Eu e minha família (Foto pessoal)

A partir de 2010, quando eu tinha 10 anos, meu pai começou a conseguir proporcionar viagens para o exterior para minha família, e desde então conhecemos muitos lugares como: Argentina, Estados Unidos, Itália, Holanda, Espanha, entre outros. Mas sem sombra de dúvidas, o melhor lugar que tive o prazer de conhecer foi a África. No final do ano de 2011, eu e minha família entramos num avião rumo ao continente que deu origem à história da humanidade. Nossa segunda viagem para fora do Brasil, depois de conhecer a Argentina no ano anterior, não foi a primeira nem a última, mas foi a que ficou guardada em nossos corações de uma maneira que nem os parques da Disney foram capazes de fazer.

África do Sul — Hotel The Palace Sun City (Foto pessoal)

Antes de irmos para o Kruger Park nos hospedamos no hotel 6 estrelas The Palace, onde passamos o réveillon assistindo a uma belíssima queima de fogos. Conhecemos uma família de brasileiros lá que ficamos amigos, rolou até uma love story de criança entre mim e a filha deles, e além disso eles eram muito divertidos e engraçados, tivemos bons momentos juntos. O hotel era maravilhosamente luxuoso, com quartos grandes e uma comida deliciosa, sem contar a ótima área de laser que tinha, o único defeito era que tudo fechava muito cedo, por volta das 8 da noite.

África do Sul — Eu e um filhote de leão (Foto pessoal)

Um dia visitamos um lugar de criação de animais que tinham filhotes de leões, para quem demos de mamar e brincamos muito. Talvez por naquela época eu ser muito pequeno e bem loiro, um deles tenha me confundido e achado que eu também era um filhote de leão assim como ele, e quando eu sentei para descansar, ele veio em minha direção, subiu em cima de mim e começou a brincar comigo, me lambendo e me mordendo.

Kruger Park, África do Sul — Primeiro dia de safári (Foto pessoal)

Logo depois, no dia 2 de janeiro de 2012, partimos, então, para o melhor momento da viagem: o Kruger Park. Entramos num aviãozinho teco-teco no qual passei muito mal pois balançava muito, essa foi a única parte ruim da viagem, achei que fosse morrer. Mas logo que pousamos em terra firme a diversão começou de novo. Nos hospedamos num hotel no meio da mata onde animais selvagens nos rondavam. Acordávamos às 4 da manhã; o sol já estava nascendo, e íamos para o nosso safári diário que fizemos por 5 dias. Logo no primeiro dia de safári, tivemos a sorte de ver 4 dos 5 Big Five. O termo se refere aos 5 animais mais difíceis de se caçar da África, são eles: o leão, o elefante, o rinoceronte, o leopardo e o Cape Buffalo; e desses, só não vimos o búfalo no primeiro dia, encontramos ele no terceiro ou quarto dia de safári. Porém, além desses, vimos também: hienas, hipopótamos, veados, zebras, girafas e muitos outros.

Mas o momento mais marcante dessa aventura foi quando encontramos uma manada de elefantes. Um deles, o macho alfa, com seu instinto de proteção começou a olhar fixamente para nós e caminhar em nossa direção. O nosso ranger, que pilotava o carro, já tinha deixado ele em posição para sairmos rapidamente, pois com um elefante enorme vindo em sua direção não se brinca. O elefante, então, começou a balançar a cabeça e raspar as patas no chão, e de um segundo para o outro pegou velocidade e correu atrás de nós com uma cara de quem não estava pra brincadeira. O ranger, sem pensar duas vezes, acelerou com toda força e por pouco o elefante não nos alcançou.

Além disso, também encontramos um hipopótamo abandonado num pequeno lago. Paramos o carro relativamente próximo a ele e descemos para fazer uma boquinha. Surprise, nosso ranger, explicou que quando o hipopótamo está nessas condições é porque perdeu a briga com outro macho e foi abandonado pela família. De brincadeira, Suprise, chegou perto do lago para mexer com o hipopótamo, mas quando o animal ameaçou levantar, em questão de segundos, Surprise, com medo, correu o mais rápido que pode de volta para onde estávamos. Ele explicou também que o hipopótamo é um bicho que demora um pouco para pegar velocidade, mas uma vez que pega é extremamente rápido e perigoso.

Boulders Beach, África do Sul — Praia de pinguins (Foto pessoal)

Para fechar com chave de ouro, visitamos Boulders Beach, uma praia de pinguins da África, um dos meus animais favoritos que também nunca tinha visto de perto.

A África tem a paisagem natural mais bela de todos os lugares que já conheci. Por isso e todas as histórias que contei aqui a região tem um lugar especial guardado no meu coração, e se fosse para escolher um destino repetido para uma próxima viagem, África seria minha primeira, segundo e terceira opção.

The Big Five

África do Sul — Leão (Foto Pessoal)
África do Sul — Elefante (Foto Pessoal)
África do Sul — Rinoceronte (Foto Pessoal)
África do Sul — Leopardo (Foto Pessoal)
África do Sul — Cape Buffalo (Foto Pessoal)

O Pobre Hipopótamo

África do Sul — Hipopótamo abandonado no lago (Foto Pessoal)

O aviãozinho teco-teco

Kruger Park, África do Sul — O aviãozinho teco-teco que nunca mais entro (Foto pessoal)
Só um leãozinho ajudando o outro a pegar o galho (Foto pessoal)

Para mais fotos me adicione no facebook e veja meu álbum “Porque isto es Africa !”.

--

--