A cidade perfeita!

Maria Simão
Iandé
Published in
5 min readNov 10, 2019
Minha credencial de youtuber para a Vidcon.

Todo mundo tem aquele lugar especial onde você se sente bem apenas por estar lá, para mim, esse lugar é Los Angeles, California. Eu fui para lá em julho para fazer um curso de férias de cinema, pois queria saber como era trabalhar neste ramo e confirmar se este seria meu destino. Isso, porque desde que iniciei a faculdade de Rádio e TV já tenho a vontade de trabalhar com produção de cinema e audiovisual. Mas, ainda não havia tido contato com este mundo de fato, então precisava ir atrás para começar a traçar meu futuro.

Nas aulas, aprendemos quais eram os cortes de câmera e qual é cada função de um corte em determinado filme. Além disso, começamos a escrever os nossos próprios curtas para apresentar no final do curso, sendo que no total fizemos 4 curtas, sendo que eu pude se a produtora em todos eles e diretora em 2 deles. Neste papel de produtora eu vi que era aquilo que queria ser, mesmo que isso significasse ter grande trabalho fora e dentro estúdio, por exemplo, fazendo casting de atores, arranjando locações e organizando o set de filmagem. Ainda que seja profissão de enorme responsabilidade, a experiência de sê-la nestes curtas me fez ver que é um ônus com o qual quero arcar, pois a gratificação ao final de todas as filmagens compensava todo o estresse delas. Também visitamos vários estúdios, onde tivemos a oportunidade de conhecer locações de filmes que mudaram a historia do cinema e conversar com profissionais da área de maneira bem franca.

Eu representando o Brasil na apresentação dos youtubers.

Além do curso de verão, como estava em Los Angeles, fui ao evento Vidcon (convenção internacional de Youtubers), na qual tivesse como criadora de conteúdo brasileira, já que possuo um canal de Youtube há dois anos que já conta com cerca de quatro mil assinantes. Neste evento, eu tive a oportunidade de representar o Brasil no Youtube Onstage, uma premiação dos melhores Youtubers do ano. Nesta premiação, conheci pessoas que admiro e nas quais me inspiro, assim como fiz novos amigos que fazem a mesma coisa que eu e conexões profissionais. Ainda, pude conhecer David Dobrik, o qual é atualmente o maior youtuber norte-americano, sendo que este encontro me deu a chance de aprender mais sobre sua carreira no youtube e seus novos conteúdos.

Ainda, acredito que uma das coisas mais marcantes da viagem, foi o fato de ter tido a experiência de viver sozinha pela primeira vez em uma cidade na qual me vejo passando morando o resto da minha vida.

A minha paixão por Los Angeles começou quando era pequena, exatamente no ano de 2008, ano em que eu e minha família fomos pela a primeira vez para a cidade do cinema. Desde então sempre soube que aquele era o meu lugar e que um dia iria conseguir perseguir uma carreira na industria cinematográfica na "Cidade dos Anjos". Assim, esta viagem fazia parte deste grande projeto de vida, uma etapa dele.

Festa de encerramento das gravações

Essa seria a primeira vez que eu iria para lá e ficaria sozinha, moraria em uma residência estudantil com alguns colegas do curso, todos completamente sozinhos e independentes. Ironicamente, a maioria dos estudantes eram brasileiros, então não demorou muito para formamos o nosso grupo de amigos. Por ser a mais velha do grupo, eu me sentia obrigada a cuidar de meus colegas, o que foi uma experiência nova para mim, pois, em casa, sou a mais nova da família e sempre sou tutelada. Assim, pela primeira vez tive de aprender a ter responsabilidade e lidar com situações que eu jamais esperaria, o que me fez crescer como pessoa. Uma delas, por exemplo, foi ter vivido um terremoto de escala 7.1, o que me causou muito medo mas tive de me manter forte para ajudar meus amigos mais novos, que estavam mais apavorados que eu. Desta vez, eu tinha que ser a pessoa que cuidava do outro, que confortava, não o contrário, e acho que isso, apesar de desafiante, me fez crescer e repensar algumas atitudes, contribuindo para meu amadurecimento.

Com relação à minha experiência em Los Angeles, tive muito tempo para passear pela cidade como uma local e me adaptar a ela, sentindo-me sempre em casa. Como as aulas eram de manhã e à tarde, saindo da escola às 15:00, tinha a tarde livre para ir onde queria ir. Por já conhecer a cidade, eu preferi não fazer programas turísticos, então aproveitei o tempo para me familiarizar com a cidade e descobrir se aquele era de fato meu lugar. Assim, ia às praias, ao supermercado local, à feira do Farmer's Market, ia em shows e conversava com os outros frequentadores. Nesta rotina diária pude perceber que de fato ali era meu destino e confirmei que me mudaria para Los Angeles para perseguir meus planos.

Com essa viagem eu aprendi a ser independente, responsável e confiar mais nas minhas decisões, aprendi que eu não preciso depender dos outros para fazer o que gosto e que sim, eu posso fazer as coisas que quero sozinha.

Ainda, esta foi uma experiência que me deu a oportunidade de achar o lugar com o qual me identifico. Sempre ouvi que não somos árvores e por isso não criamos raízes onde nascemos, mas esta foi a primeira vez que eu pude entender do que se trata essa expressão. Vi que é possível morar em Los Angeles e que agora posso desenhar meu caminho para tirar este projeto do plano do sonho para a realidade.

Além disso, essa viagem foi um marco na minha trajetória profissional, pois não só pude conhecer pessoas que prestigiam meu trabalho como youtuber, como vivenciei um ambiente em que todos reconhecem este trabalho, o que me motivou a continuar com meu canal e não dar atenção às criticas não construtivas que vinha ganhando no Brasil.

Por fim, o curso de cinema, o que motivou minha viagem a Los Angeles em primeiro lugar, me fez entender que é de fato a profissão de produtora de cinema a que eu quero ter. Compreendi que existem mais obrigações na vida de uma produtora do que eu achava que teria, que a vida não é tão glamurosa e tranquila como a televisão e o cinema fazem parecer. Ao contrário, falando com profissionais da área e nas aulas, aprendi que é uma carreira dura e de dedicação total, mas ao mesmo tempo que dá muita satisfação ao final. Assim, apesar de todos os desafios da carreira, coisa que todas têm, o curso me confirmou que tenho de seguir meu projeto de carreira inicial e começar a trilhar mais fatuamente o meu trajeto até me tornar uma produtora de cinema.

--

--