A composição artesã de emoções de John Williams

Como a música tem o poder de impactar

Vitor F. Zuim
Iandé
3 min readDec 9, 2022

--

Por Vitor de França Zuim

A música, por sua vez é uma maneira de exteriorizar os sentimentos mais profundos do ser humano, independente do princípio de razão (tempo, espaço e causalidade), ela nos permite atingir um grau elevado de consciência, a ponto de saber que em tal estado se conhece não apenas um fenômeno, mas, sobretudo, a emoção.

Foto da exibição de O Império contra-Ataca com orquestra sinfônica ao vivo (Sympla SP -2022)

Um dia, eu e meu pai fomos ver o famoso filme de George Lucas, Guerra nas Estrela: O Império Contra-Ataca com uma orquestra sinfônica tocando a trilha sonora ao vivo. Com isso, realizei uma observação musical dessa obra audiovisual e, através de análises de recursos composicionais, tais como a orquestração, a harmonia e as técnicas de desenvolvimento temático, me permiti compreender como estes recursos se relacionam com o conteúdo dramático-narrativo e imagético.

Foto da exibição de O Império contra-Ataca com orquestra sinfônica ao vivo (Sympla SP -2022)

Ao presenciar uma orquestra sinfônica tocar ao vivo, me emocionei profundamente, pois constatei comumente que são empregadas no tema principal funções de alterações no contexto narrativo fílmico. Percebi que geralmente o enfoque orquestral é em um naipe específico empregado de acordo com as características da situação presenciada na narrativa, como uma melodia construída nas cordas nos momentos de romance ou o uso de uma sonoridade encorpada de metais para ressaltar as ações dos vilões.

Outra coisa que me chamou a atenção, foi o fato de ser utilizado um tema para uma harmonia mais rica em dissonâncias numa situação de conflito vivida pelos personagens, onde é perceptível um enfoque em timbres de natureza mais sinistra e obscura, como uma flauta no registro grave e desse forma, ao perceber esses detalhes, fui tocado.

Foto da exibição de O Império contra-Ataca com orquestra sinfônica ao vivo (Sympla SP -2022)

Um forte exemplo é a música quando o mestre Yoda levanta a X-Wing do pântano. Tudo o que importa é sensação de poder que aquela cena passa, o que torna a banda sonora do compositor John Williams duplamente genial e faz-nos ter emoções de coisas que ainda nem vimos. Logo, o conjunto técnico e sua narrativa fizeram de assistir Star Wars com a trilha sonora ao vivo uma das minhas melhores experiências nos últimos anos.

Claude Debussy compositor de Clair de Lune, nos diz que a música é o silencio que acontece entre as notas, uma forma poética de entender que nesse momento você faz as conexões, entende, interpreta e se emociona. A nota você ouve e no silencio você interpreta e a composição de John Williams conseguiu fazer isso com maestria.

--

--