A MAGIA DA CIDADE QUE NUNCA DORME

Mayle Borges
Iandé
Published in
6 min readApr 25, 2019
One World Trade Center.

É praticamente impossível descrever Nova Iorque em apenas uma palavra, ou apenas uma experiência. Foi minha primeira viagem totalmente sozinha aos dezoito, com a companhia de uma amiga que mora na Flórida. Em mim existia um sentimento de medo e insegurança, porém uma vontade imensa de conhecer todos os cantinhos de uma das maiores metrópoles financeiras do mundo.

Times Square!

Fiquei pouco menos de uma semana, e, mesmo assim, aprendi a olhar o mundo e as pessoas que estão ao meu redor de uma forma diferente!

Vi o quanto o mundo tem girado em torno do capitalismo. De um lado vários homeless, os quais vivem uma vida precária — geralmente nas pendênciais do metrô nova iorquino — e de outro, casais bem afeiçoado e elegantes andando com diversas sacolas das maiores marcas de grife do mundo… Isso me fez refletir muito!
Assim que eu cheguei conheci um casal de brasileiros no aeroporto, e eles me aconselharam a ir de metrô até o hotel no qual me hospedei, devido ao custo-benefício em questão de tempo e valor. Logo de cara me aventurei, acabei chegando em um bairro super distante do qual eu deveria ir, mas não desisti. Pedi ajuda para alguns homens que estavam fazendo manutenção na estação e, assim, depois de quase duas horas cheguei no hotel.

Pelos metros de NYC

Como uma fã de Gossip girl, fiz jus e fiquei hospedada em um hotel super famoso da série, chamado “Empire Hotel”. Lá tive a sensação de estar dentro daquele cenário incrível, que eu só via através de uma tela. Nunca imaginei estar ali, naquele lugar, todavia um sentimento de gratidão tomou conta, e eu não conseguia acreditar que estava vivendo tudo aquilo.

Me considero uma pessoa muito intensa, então gosto de observar cada detalhe e no meu tempo… Andei pela Times Square, que para mim era o cenário de homem-aranha, apenas… Mas quando me dei, eu estava ali. E, claro, que fiquei emocionada vendo todos aqueles banners digitais gigantes e toda aquela movimentação de turistas tirando fotos e também alucinados com todas aquelas luzes que ficam ligadas 24 horas por dia!

Como uma Nova-iorquina turista, toda manhã eu comprava um Starbucks e saia para bater perna, Central Park, 5th Avenue, Magnolia Bakery, almoçava meu fast food preferido Five Guys ou passava pelo Eataly e ficava feliz da vida para seguir a caminhada até os pés dar calo (risos).

La Palla, Eataly, NYC.

O que me impactou muito foi a minha ida atá o Memorial 9/11, Torres Gêmeas, fiquei impressionada pois não conhecia toda a história, o museu é incrível e quem vai nao passa menos de três horas observando e escutando tudo, possui todos os detalhes daquela manhã que parou o mundo. Ao lado está o One World Trade Center, que é o edifício mais alto da cidade, e possui um deck para observação, onde eu tive a experiência de ver a grande apple de cima, e ainda ver o pôr do sol, foi sensacional e indescritível!

A última coluna — 9/11 Memorial
Destroços do avião que caiu sobre as torres gêmeas — 9/11 Memorial
One World Trade Center.

Fui no começo de dezembro então os lugares já estavam tematizados com a decoração de Natal, o que me chamou a atenção foi andar por vários bairros de NY e encontrar várias barracas vendendo pinheiros naturais, aqui no Brasil usamos pinheiros artificiais e isso me chamou muito a atenção porque não imaginava, fiquei realmente surpresa e achei o máximo!

Rockefeller Center — Árvore de natal
Uma árvore de bolsas da LV — 5th Avenue Louis Vuitton

Por ultimo, visitei o Color Factory que é uma exposição pop-up. É uma exposição de cores da cidade, feitas por vários artistas. O principal objetivo é despertar o sentido das pessoas para que elas percebam a influencia das cores em suas vidas cotidianas. Lá existe várias salas, com diversas atividades, inclusive uma possui uma gigante piscina de bolinha, em que as pessoas ficam brincando, e também servem vários sorvetes para alegrar ainda mais a brincadeira dos adultos. Vai aqui algumas fotos:

A entrada da exposição — Color Factory
Pelos corredores das salas. Eu e minha amiga que mora na Flórida, Maria — Color Factory
Eu dentro da gigante piscina — Color Factory
Não me rendi ao Candy Colors e fiz um clique! Color Factory.

Sou uma pessoa pé no chão e nunca me imaginei viver isso tão cedo, nada na minha vida veio de uma forma fácil, então eu acredito que há um tempo determinado para todas as coisas e para a minha surpresa o tempo foi ao meu favor e rápido demais! Nova Iorque para mim foi única, e sabe aquele ditado “Quem tem boca vai à Roma”, pois é, vivi ele! A cidade é especial, até é sua desordem e trânsito é belo! Aqui só é um breve resumo, as outras coisas estão guardadas com muito carinho no meu coração. Deixo aqui a letra da música que marcou a minha viagem!

Até breve, NYC.

Central Park — NYC

Ooh, New York
Ooh, New York

Grew up in a town
That is famous as a place of movie scenes
Noise is always loud
There are sirenes all around
And the streets are mean
If I can make it here
I could make it anywere
That’s what they say
Seeing my face in lights
Or my name in marquees found down on
Broadway

Even if ain’t all it seems
I got a pocket full of dreams

Baby, I’m from New York!
Concrete jungle where dreams are made of
There’s nothing you can’t do
Now you’re in New York!
These streets will make you feel brand new
Big lights will inspire you
Hear it for New York!
(New York, New York, New York)

On the avenue
There ain’t never a curfew, ladies work so hard
Such a merlting pot
On the corner selling rock
Preachers pray to God
Hail a gipsy cab
Takes me down from Harlem to the Brooklyn Bridge
Someone sleeps tonight
With a hunger for more then an empty fridge

I’m going to make it by any means
I got a pocket full of dreams

Baby I’m from New York!
Concrete jungle where dreams are made of
There’s nothing you can’t do
Now you’re in New York!
These streets will make you feel brand new
Big lights will inspire you
Hear it for New York!
(New York, New York, New York)

One hand in the air for the big city
Street lights, big dreams, all looking pretty
No place in the world that can compare
Put your lighters in the air
Everybody say
Yeah, yeah, yeah!
Yeah, yeah, yeah!

New York
Concrete jungle where dreams are made of
There’s nothing you can’t do
Now you’re in New York!
These streets will make you feel brand new
Big lights will inspire you
Hear ït for New York!

3BPM20191

--

--