Arquitetura italiana: Novos olhares

Marina Cataneo
Iandé
Published in
3 min readApr 18, 2018

Por Marina Cataneo

A Itália é sempre um destino para os amantes da arte, de cultura e da culinária. Um dos meus destinos preferidos na Europa, este país me surpreende e me encanta mais a cada visita. Todas as minhas melhores experiências e minhas artes favoritas se encontram lá, porém em abril de 2017 constatei que a riqueza da Itália estava principalmente, em sua arquitetura.

Quando pensamos em grandiosidade da arquitetura italiana, imediatamente pensamos nos grandes duomos, de Milão, Florença; mas foi em Veneza, cidade no nordeste da Itália, que me deparei com a construção mais bonita que já havia visto.

Não era minha primeira vez naquele lugar, já havia visitado diversas vezes, aos 6, aos 11 e aos 13, mas foi ao 18 que realmente parei para olhar o que estava a minha volta, foi aos 18 que entendi o tanto de história que me rodeava, a cada passo, um novo aprendizado, a cada olhar uma nova perspectiva.

A basílica de São Marco fica localizada na Praça de São Marcos (Piazza San Marco), ao lado do Palácio dos Doges, esta é hoje a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde 1807.

Eu na Piazza San Marco. Abril/2017

A atual basílica de São Marcos é a terceira edificação construída no local. A primeira igreja foi um edifício temporário no Palácio dos Doges, construído em 828. Em 832, um novo edifício foi erguido, esta igreja foi incendiada durante uma rebelião em 976 e reconstruída em 978. E finalmente, apenas em 1063, se iniciaria a construção do edifício atual.

Visão panorâmica da Basílica

A basílica conta com mais de 4.000 metros quadrados de mosaicos, alguns do século XIII, e 500 colunas do século III. Ao entrar no local, e se deparar com um ambiente completamente dourado, com mosaicos, estruturas grandiosas, colunas de mármore e saber o tanto de história que um único local carrega, fez com que me sentisse genuinamente emocionada, as 2 horas de fila que havia enfrentado para entrar lá, já não importava mais, eu tinha a certeza que estava dentro do lugar mais bonito que havia visto em toda minha vida, e que toda a espera tinha valido a pena. A arte bizantina era uma arte cristã, de caráter eminentemente cerimonial e decorativo, em que a harmonia das formas foi substituída pela riqueza dos materiais e dos detalhes, como pode ser visto na foto abaixo:

Interior da Basílica de San Marco

Esta viagem coincidiu exatamente com o período em que estava estudando a arquitetura bizantina no curso de História da Arte na faculdade Cásper Líbero, o que fez com que essa experiência se tornasse mil vezes mais agregadora, eu olhava para aquilo e conseguia explicar a origem histórica, o porque de cada característica da Basílica, o uso de mosaicos, ícones, cúpulas; entender aquilo que você vê, muda sua percepção das coisas, e fez com que essa viagem fosse uma das mais especiais que já fiz em toda minha vida.

--

--