As 18 Cartas

Leonardo Mota Salem
Iandé
Published in
2 min readNov 17, 2019

Leonardo Mota Salem

As 18 cartas entregues.

O tempo passa rápido. Minha família sempre se comportou um tanto quanto diferente da relação padronizada entre pais e filhos. A vida vai seguindo, você cresce e nem se da conta das pequenas evoluções diárias, mensais e anuais que sua pessoa passa. Por um certo comportamento do meu pai, tive a oportunidade de entrar em contato com certas evoluções e minha vida acabou sendo dividida em dois períodos : antes e depois das cartas. Mas o que são essas tais cartas? Desde o nascimento do meu irmão mais velho, meu pai se comprometeu a escrever para cada filho, uma carta por ano, detalhando os comportamentos, anseios, medos, evoluções e alegrias que passamos durante mais um ano de vida. Isso até que completássemos 18 anos de idade.

Sempre que ele tocava no assunto das cartas eu e meus irmãos ficávamos muito entusiasmados e com certa ansiedade que o grande dia de fazer a leitura de cada uma delas chegasse. E chegou!

No dia 19/12/2016 completei 18 anos, e não pensava em mais nada além dessas cartas. Festa, presentes e curtição eram detalhes microscópicos perto da vontade da recebê-las.

A hora da entrega foi muito emocionante, representa minha passagem para a vida adulta. Por isso que minha vida é divida por esse momento. A partir dai, me tornaria verdadeiramente um homem. É o momento onde meu pai entrega 18 anos de vida resumidos em cartas.

A partir do momento que tinha as cartas em minhas mãos foi só alegria. Risadas causadas por lembranças engraçadas, lágrimas de emoção e um aperto no peito de saudades de cada momento. Estava vivendo um momento que iria ficar em minha memória para o resto da minha vida. Somos em quatro irmãos, 3 já tiveram a oportunidade de passar por tal experiência. Faltam mais 5 anos para meu irmão mais novo completar os tão esperados 18 anos e a ansiedade é grande. Meu pai continua escrevendo as cartas, e está cada vez mais perto de completar o objetivo prometido em 1997, quando meu irmão veio a vida.

--

--