As cores, os cantos e a emoção de um jogo de futebol.

Eduardo Santolin Vietri
Iandé
Published in
3 min readOct 13, 2018
São Paulo X Corinthians 21/07/2018.

Eu escolhi falar sobre minha experiência estética relacionado com o futebol por um simples motivo: Eu amo futebol. Os jogos do meu time do coração, os quais eu frequento por muito tempo, são o ambiente em que eu interajo mais com o espetáculo.

O futebol em si já é um espetáculo. As jogadas bonitas, os lances com emoção e as comemorações já fazem valer a pena o ingresso. Mas é a torcida que faz com que o jogo se torne um show. Os cantos criados especialmente para incentivar o seu time ou para intimidar os adversários são cantados por milhares de pessoas e acompanhados pela batida dos bateristas. O canto percorre todo o estádio, ascendendo uma chama no peito que faz com que todos cantem mais alto.

Junte isso com as cores da torcida. Bandeirões que cobrem quase que uma seção inteira do estádio. As cores de camisa de cada torcedor, que quando vistas no geral, dão uma tonalidade para o estádio. No caso do Morumbi, casa do São Paulo, o verde do gramado se junta ao vermelho das arquibancadas e o branco das camisas dos torcedores para criarem uma estética característica daquele estádio e dessa torcida.

Esses dois motivos fazem com que esse seja um de meus hoobies favoritos. O meu amor com o futebol vem de muito tempo, antes mesmo de eu conseguir perceber esses detalhes. Eu gostava de ir aos jogos por causa da emoção. Para gritar até perder a voz, comemorar o gol abraçando desconhecidos e ver o rival do meu time perdendo. Claro que nem sempre é assim. Algumas vezes já vi os rivais comemorando dentro do nosso estádio e voltei para casa chateado, mas assim é o futebol. Se não fosse por essas derrotas, não iriamos sentir essa emoção e felicidade nas vitórias.

Todos esses fatores fazem com que o futebol seja sim, uma experiência estética. Muitos podem discordar, às vezes por um certo preconceito, mas a realidade é que ele tem todas as qualidades que despertam os sentidos no espectador. Ele sente com os olhos: com as cores e a cada jogada bonita. Ele sente com os ouvidos: com os cantos e os gritos. Ele sente com o coração quando esse bate mais forte a cada lance e explode na hora do gol.

Uma experiência estética é aquela em que se consegue perceber com os sentidos e, na minha opinião, o futebol é uma de suas maiores e melhores expressões.

São Paulo X Ceará 28/08/2018
São Paulo X Corinthians 21/07/2018
São Paulo X Grêmio 24/07/2017.
São Paulo X Corinthians 21/07/2018
São Paulo X Botafogo 30/05/2018
São Paulo X Corinthians 21/07/2018

--

--