As melhores, mais cansativas e mais duradouras 12 horas da minha vida

Antonio Masetti
Iandé
Published in
3 min readMay 4, 2020

Desde meu último ano do ensino fundamental 2, sempre tive grande entusiasmo por RPGs, ou jogos de interpretação, encontrando com meus grupos de amigos semi-frequentemente na nossas casas no final de semana, rachando o preço da pizza, nos regando de refrigerantes e sucos e jogando até a alta madrugada.

A experiência que vou descrever se passou em 2016, durante meu primeiro ano de ensino médio. A sessão ia ser na casa de um amigo meu, um dos jogadores da sessão, e eu, como mestre, quem deve coordenar a sessão e auxiliar os jogadores, cheguei lé uma hora antes do combinado, chegando durante as quatro da tarde. Eu havia ido a pé até lá pra guardar o dinheiro do Uber, chegando coberto de suor na portaria, respirando pesado e vestindo uma camiseta de banda já encharcada com o suor.

Como eu visitava esse amigo desde pequeno com frequência, o porteiro me reconheceu, nem perguntando meu nome e que andar eu queria ir antes de abrir o portão pra mim, a gente se cumprimentando quando eu entrei. No elevador, finalmente parando de me mover, levantei a cabeça, sofrendo com o calor do dia aumentado pela minha caminhada até lá.

Entrei no apartamento, encontrei com meu amigo e fomos jogar videogames enquanto o resto do grupo não chegava, nós sendo 7 em total. Ao que o tempo passava, todos chegaram dentro do combinado exceto 1, que já tinha fama no nosso grupo de amigas de se atrasar, chegando finalmente perto das 19:00. Todos rindo disso e de como já esperávamos esse atraso, fizemos o pedido e sentamos para jogar, todos com fichas de personagem e dados em mão.

Com todos presentes e as preparações prontas, começamos a jogar, rindo, brincando e nos entusiasmando com isso o tempo todo, a atmosfera lúdica, mas ao mesmo tempo séria de alguma forma, nos intoxicando e fazendo com que dificilmente tivesse um momento em silêncio. Os jogadores exploraram masmorras e enfrentaram monstros que eu havia passado horas projetando e criando, tudo em preparação para aquele dia. As horas se passavam, quase sem notarmos, todos rindo e nos divertindo. Aquilo quase não parecia a realidade, mas ao mesmo tempo eu estava extremamente absorvido naquilo e naquele momento. Não checamos o relógio uma vez até baterem 5 da manhã, com alguns dos jogadores decidindo deitar e dormir durante isso, logo após derrotarem o dragão no final da masmorra onde estavam, mas alguns jogadores continuaram sentados, querendo terminar missões o objetivos pessoais, todos rindo e nos divertindo como antes, voltando a perder a noção da passagem do tempo, intoxicados por aquela atmosfera quase mágica.

O sol estava no céu visível pela janela da sala quando acabamos. Arrumei meus papéis, notas e dados e deitei no sofá da sala, que parecia naquele momento a cama mais confortável do mundo, o sono vindo até mim no momento que me inclinei nele. Olhei meu celular, já eram mais de 7 da manhã. Nós jogamos por mais de 12 horas. Sorri, como nunca me lembro de ter sorrido, fechei meus olhos, sabendo que eu iria cair no sono instantaneamente e então dormi, ainda com o mesmo sorriso na cara. Sabia que nunca teria uma sessão tão boa quanto aquela, e nunca me senti tão feliz por ter um grupo de amigos tão incrível quanto aquele.

--

--