Austrália

Raul Muniz
Iandé
Published in
5 min readApr 18, 2018

Raul Muniz

Entendo por experiência estética tudo aquilo que conseguimos captar por meio dos sentidos, seja ele um show, um filme, uma obra de arte, uma paisagem e até mesmo uma viagem. Ao pensar qual iria relatar aqui, vieram muitas ideias na minha cabeça. Porém, escolhi falar sobre meu intercâmbio porque talvez seja a mais marcante delas. A experiência que realmente mudou meus pensamentos sobre a vida e sobre o mundo, fazendo-me enxergar as coisas de maneira diferente.

Tudo começou quando percebi que meu inglês não era tão bom quanto eu queria. O inglês fluente é tão importante não só para o mercado de trabalho, mas para a vida, que resolvi de uma vez por todas aprender essa língua antes que seja tarde demais. E qual a forma mais eficiente de se aprender uma língua ? Vivendo e convivendo em um país estrangeiro, com certeza.

Foi assim que descobri a Gold Coast, na Austrália. A cidade da Gold Coast tem uma estrutura de cidade grande, mas com o astral de cidade pequena. A cidade possui 540 mil habitantes e está localizada no Estado de Queensland. Mas o que realmente me encantou foram as inúmeras praias paradisíacas. A maioria das praias é circundada por parques, com muita área gramada, árvores, sombra, banheiros e área para alimentação. Por todo o lado existem churrasqueiras públicas à gás: você aperta um botão e ela e começa a esquentar, então você pode fazer um churrasco na beira da praia, por exemplo. E as pessoas usam muito as áreas públicas, especialmente nos finais de semana, quando os parques e praias ficam lotados. Os australianos definitivamente são adeptos de atividades outdoor. O bairro em que escolhi morar foi Surfers Paradise, o da foto abaixo.

Surfers Paridise - Gold Coast

O surf também é muito conhecido por lá e essa foi uma das razões por me apaixonar pela cidade. Lá tive a oportunidade de morar de frente para a praia e poder surfar todos os dias com a maior facilidade. Além disso, todo ano ocorre ocorre uma etapa do WSL, a liga mundial de surf, em uma praia muito próxima da minha, Coollangatta. Tive a oportunidade de ver grandes ídolos como Kelly Slater e Mick Fanning, além de poder ver o Gabriel Medina, atleta brasileiro, ser campeão da etapa. Foi um momento mágico.

WSL Gold Coast 2014

Outro fator que me impressionou foram os sistemas de utilidade pública como o sistema de transportes, que eram muito organizados e eficazes. As ruas todas sempre muito limpas e bem estruturadas, a pobreza e miséria praticamente não existem e a população sempre muito bem educada e cuidadosa com a cidade e, além disso, pessoas usando skates e bicicletas como meio de transporte era muito comum.

Sistema de transporte Gold Coast

Também viajei por algumas cidades da austrália e amei todas de um jeito diferente. Gold coast foi sensacional, fiz muitos amigos, morei em um lugar lindo, tem praias maravilhosas, o clima é ótimo e bom para quem curte surf (meu caso). É uma cidade sossegada e o clima é parecido com o de São Paulo, mas se você gostar de baladas e festas é o seu lugar também. Melbourne é lindo, porém muito frio. Lembra muito uma cidade europeia, e se localiza próxima dos 12 Apóstolos, umas das maravilhas do mundo, um lugar fascinante tanto para quem gosta de história quanto para quem gosta de paisagens naturais. Perth é uma cidade grande com muitas casas, tem um clima muito tranquilo e gostoso, muitas oportunidades de emprego com salários bons, mas tudo é muito longe e você depende demais de ônibus ou carro. Byron Bay foi a minha paixão. Uma cidadezinha pequena com praias maravilhosas, as mais lindas que eu já vi. Com várias praias, trilhas, lojinhas e atrações ao ar livre, piquenique na praia e nas praças, música ao vivo no final da tarde de frente para o mar e além do mais apreciar o visual. Ela é uma daquelas cidades onde você desestressa, seu ritmo diminui sabe.

Outra cidade apaixonante é Sidney. Uma cidade cosmopolita, multicultural, desenvolvida, com a maior população da Oceania, a cidade recebe imigrantes e turistas de todos os países e essa mistura é uma das características que a faz ser inesquecível! Há programações culturais para todos os gostos, atividades ao ar livre e culinária bem diversificada. É marcada pela Opera House, um dos símbolos da Austrália, a qual tive oportunidade de conhecer só por fora.

Opera House — Sydney

Me lembro que os primeiros dias não foram fáceis de se adaptar. Na primeira semana é tudo muito novo, lugares novos, pessoas novas, culturas diferentes. Porém bastaram alguns dias e novos amigos começam a surgir, uma casa legal aparece, o inglês começa a evoluir, o primeiro emprego vêm e novas culturas passam a ser normais. Aquela vida que achava tão boa no brasil começa a ficar para trás e tudo que pensava era que não queria mais voltar. Prova disso foi que acabei estendendo meu intercâmbio de 6 meses para 1 ano. O que no começo era só uma aventura agora era uma vida, com rotina e tudo mais.

O aprendizado que a Austrália me proporcionou não foi só para o inglês, foi para a vida. Os meus melhores dias eu vivi lá. Conheci pessoas maravilhosas e amigos que levarei comigo para sempre. Nunca esquecerei dos dias que passei naquele lugar. O melhor de tudo é que consegui conciliar as viagens com os estudos, sem perder praticamente nenhum dia de aula. Valeu muito a pena ! Além de aprender meu tão desejado inglês, comecei a ver a vida de uma forma totalmente diferente, mais madura e abrangente.

--

--