Canção Ribeirão

Da maturidade à nostalgia: fruto de um amor distante

Cecília Coêlho
Iandé
2 min readNov 16, 2021

--

Desenterrar o passado dos meus pais para entender o sentimento da nostalgia, assim evocando memórias não vividas, porém genéticas. Um apanhado de fotos de amadurecimento dos meus pais para compreender a existência da minha irmã e minha.

A coletânea das fotos e cartas foi buscada por mim em um processo de curiosidade para saber como meus pais se apaixonaram, já que eles nunca comentaram sobre isso em casa. Tive que desenterrar esse passado que parecia irrelevante no presente, encontrei cartas, de 30 anos atrás, de briga, declaração de amor, dor da saudade… muita saudade. A dor era recorrente na distância que meus pais se encontravam: enquanto meu pai fazia residência em Ribeirão Preto (SP), minha mãe estava terminando a faculdade em Fortaleza (CE). Esse processo de cavar o passado foi invasivo, como se eu estivesse violando emoções alheias as minhas, mesmo que eu me vi muito na vida anterior dos meus pais.

O último elemento do vídeo são as poesias infantis de Cecília Meireles. Pedi a minha mãe que recitasse em forma de áudio alguns poemas do livro “Ou Isto ou Aquilo”, que ela lia sempre para mim na infância.

O vídeo se inspira no realismo dos cineastas Bruce Baille e Jonas Mekas até o ponto que deixa de ser realista e passa a ser formalista, fetichizando uma lembrança antiga— a partir do recurso do efeito especial que imita uma filmagem em uma super 8. E, por último, se utiliza da lembrança juvenil que Cecília Meireles expressa nos seus poemas de maturidade.

--

--