Exposição do Antigo Egito no British Museum

Carolina Dias da Costa do Amaral

Carolina Amaral
Iandé
3 min readMay 4, 2020

--

Em Janeiro de 2020 eu tive uma das experiência estéticas mais marcantes da minha vida. Pude visitar o “British Museum” em Londres. Além das diversas obras de artes centenárias lá mantidas, o museu faz um panorama histórico e cultural com objetos antigos de divergentes lugares do mundo. São mais de oito milhões de objetos de até dois mil anos atrás até os dias atuais.

Contemplar essas exposições foi uma experiência extremamente interessante e rica. Foi chocante poder enxergar com os meus próprios olhos peças que contribuíram para a evolução humana e para a caracterização de diversas culturas ao longo do mundo. Foi emocionante observar como cada lugar do planeta se desenvolveu de uma maneira, quais foram os artefatos utilizados para a sobrevivência e as descobertas dos povos que permitiram o progresso humano. Lindo apreciar como cada comunidade é, como se desenvolveram e como as divergentes culturas as tornam únicas e excêntricas.

A parte do museu que mais me instigou e chamou minha atenção foi a exposição do Antigo Egito. Me atentei as as tumbas faraônicas, múmias, pinturas, artes e esculturas egípcias e objetos e moedas valiosas da época. Até então, só tinha visto esses artefatos em filmes, livros ou fotos, muitas vezes de maneiras místicas e fictícias. Me impressionou visualizar como essa parte da história realmente existiu e como é rica culturalmente. As tumbas expostas no museu são delicadamente pintadas à mão, cheias de joias, detalhes em ouro, objetos valiosos, textos religiosos e múmias enfaixadas por completo.

Os egípcios acreditavam que com esses ornamentos e culto aos mortos, chegariam mais facilmente ao paraíso e levariam as riquezas materiais consigo. Essa era uma das crenças mais fervorosas e importantes da cultura do Antigo Egito, entendi esse fato devido aos textos explicativos e históricos exibidos nas paredes do Museu Britânico. Lá, existem sete galerias egípcias que exibem mais de 110.000 objetos. Também apresenta peças e a trajetória de evolutivas de lugares como a Grécia, Roma, Itália, Oriente Médio e muitos outros. Se você é amante de arte, se interessa pela evolução dos povos na história e é curioso para conhecer diferentes culturas e essas estruturas desde seu surgimento, irá se apaixonar pelo museu. Permaneci cinco horas observando tudo e não consegui visitar nem metade das variedades do local. Ainda quero voltar e ver o que não consegui, pois me marcou e interessou profundamente.

•Imagens do google:

Fotos/ Arquivo Pessoal

--

--