Caverna de Soreq

victoria korich
Iandé
Published in
2 min readApr 19, 2018

Em 1968, durante algumas explosões feitas por uma pedreira, foi descoberta a maior caverna de Israel, denominada de Caverna de Soreq. Ficou conhecida por esse nome, pois está localizada no sudoeste da Montanhas da Judeia e ao sul do Vale de Soreq. Ela foi guardada secretamente durante alguns anos para se evitar vandalismo e para que fosse possível de ser bem preparada para receber o público. No ano de 1975 a caverna foi aberta tendo como principal atração as diversas estalactites e estalagmites.

Formadas há cerca de 5 milhões de anos as estalactites e estalagmites surgem a partir da gotas de aguas que escorrem para dentro da caverna que contem dióxido de carbono e se calcificam. A Caverna de Soreq tem uma temperatura constante de 22 graus e umidade em media de 95.

Em janeiro deste ano tive a oportunidade de conhecer essa caverna e fiquei maravilhada, nunca tinha visto algo desse tipo. É um lugar muito bem cuidado e com guias explicativos. Apesar de ser relativamente pequena comparada com as existentes pelo mundo, é impressionante a quantidade e variedade dessas estalactites e estalagmites, algumas chegam a 4 metros de altura.

--

--