Cegueira Temporal —

— ou como a predisposição para certas percepções pode acabar por inviabilizar outras

Rafael Castro
Iandé
2 min readDec 6, 2022

--

Por Rafael Araújo de Castro

A chamada “cegueira temporal” é um traço característico comum na experiência de muitos daqueles cuja configuração neurológica é particularmente enquadrada pela psiquiatria sob a denominação de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Boa parte das pessoas que se entendem como tendo TDAH conhece bem a dificuldade presente em tentar visualizar a passagem do tempo e se planejar de acordo com esta —para mim, por exemplo, essa é uma inconveniência recorrente.

De certa forma, eu poderia dizer que minha curiosidade exacerbada em relação àquilo que percebo, isto é, minha predisposição à pratica da introspecção e da intensa observação das minhas experiências, ainda que seja uma tendência muito satisfatória e importante para mim (afinal, é a única forma que conheço de testemunhar a vida, o único modo através do qual sei ser), também vem com seus empecilhos.

Ultimamente em específico, minha noção do tempo, seja ele o agora, o essa semana, ou o esse mês, tem ficado um tanto quanto turva. Mas acho que faz parte. Enfim, tendo contextualizado o título, discorrido sobre o assunto dessa publicação, e me localizado perante o mesmo, vamos ao que importa:

A ilustração/pintura abaixo expressa meu entendimento em relação às formas através das quais essa “cegueira temporal” me é inconveniente.
Basicamente, a silhueta representada na imagem é anestesiada de sua noção temporal devido à abundância de introspecções que a envolve, simbolizada por recortes de imagens geradas por inteligências artificiais.

Imagens essas
,
criadas por linhas de código que produzem, ou melhor, reproduzem imagens a partir da multiplicidade daquelas que de fato foram produzidas/captadas autenticamente por observadores reais.¹
Imagens, portanto, empregadas por mim na ilustração abaixo para representar introspecções, em virtude tanto da ausência de autoria destas, quanto de seu caráter quimérico e coletivo, aspectos esses que me levam a atrelar a elas valor simbólico associado ao inconsciente coletivo.)

¹- De acordo com o que absorvi durante meu último módulo de Análise da Imagem.

A digital drawing portraying (from a low angle) an anthropomorphic silhouette trapped inside the bottom part of a huge hourglass, where it’s surrounded by dream-like images of an endless amount of buildings. Instead of going down, sand is overflowing from the top of the hourglass, out onto the the desert where the big hourglass is located.
(595x842px)

A experiência estética é uma sensação altamente subjetiva, tornando a realidade mais plena, dando novo sentido e significado às coisas, nos mostrando diferentes perspectivas sobre a própria realidade. Ela também, nos permite alterar a vivência do tempo nos conduzindo à um estado de esquecimento de nós mesmos, pois, se estamos muito envolvidos naquele determinado momento, não pensamos em nós, nem mesmo no tempo que nos absorve.

--

--

Rafael Castro
Iandé
0 Followers

Estudante de animação. Rato profissional. Amador amador.