Cinco dias em El Chaltén

Paula Moraes
Iandé
Published in
2 min readApr 18, 2018
Eu e Lilian no ônibus para El Chaltén, da rodoviária de El Calafate

Nesse carnaval de 2018, fiz uma viagem de mochilão para a Patagônia com uma amiga minha. Passamos 10 dias no total; 5 dias na pequena cidade de El Chaltén, e 5 em El Calafate. Nesse relato de experiência estética falarei apenas de El Chaltén, por ter sido a parte mais marcante da viagem, e minha preferida.

Me fascinei por essa parte da viagem por diversos motivos; El Chaltén é uma cidade muito pequena e quase todos os seus estabelecimentos são focados no turismo. Além de seu charme, a cidade é especial pois é o ponto de partida de diversas trilhas que levam a lugares e vistas incríveis — todas autoguiadas e com poucas pessoas. Assim, todos os dias eu e ela partíamos para uma nova trilha, que não tínhamos certeza de onde ia dar, nenhuma com menos de 15 km ida e volta (sendo que nenhuma de nós é atleta; em São Paulo, o sedentarismo predomina meu estilo de vida). No final estávamos mortas, mas plenas e satisfeitas com a aventura: nem sempre só pelo resultado final (porque algumas das vistas não eram grande coisa), mas pelo próprio caminho e pelas experiências que passamos. Eu nunca tinha feito esse tipo de viagem antes e acabei me apaixonando por essa vida de trekking.

Tentei escolher uma foto para cada dia, mas elas estão longe de representar tudo que passamos nessa viagem… Foi uma experiência estética totalmente nova e empolgante para mim.

1o dia: trilha para o Mirador de los Condores e Mirador de las Aguilas
2o dia: trilha até a Laguna Torre
3o dia: Glaciar Huemul
4o dia: Laguna de los Tres
5o dia: trilha até Chorillo del Salto

--

--