CORONAVIRUS EXPERIENCE

Meu jeito de encarar a quarentena mundial

Luma Cesar
Iandé
5 min readApr 25, 2020

--

Por incrível que pareça, estou gostando da pausa que a quarentena está dando para mim e para o mundo. Não me entenda errado, não estou gostando do coronavírus, muito menos das instabilidades e curvas de mortalidade que ele está trazendo ao mundo. Mas, como não posso fazer muito, alem de ficar em casa, tento observar o lado positivo desse caos. Ou então, fico maluca de vez.

Reparei que nos meus dias “normais”, antes dessa pandemia, eu simplesmente não parava, e depois me perguntava por que fico tão cansada, por que sou tão ansiosa, porque deixo meus trabalhos para fazer de última hora, ou por que tenho insônia. Temos tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que, ao sermos comandados a ficar em casa e não termos (quase) nada para fazer, ficamos incomodados. Viver nos tempos atuais, requer muito cuidado com a distribuição do tempo e com as distrações. Uma simples paradinha para checar o famoso Instagram, pode tirar uma hora ou mais de seu dia, sem você sequer perceber. Portanto, fiz uma proposta para mim mesma durante essa quarentena. Me propus a me organizar e ser produtiva, de um jeito saudável, sem prejudicar minha saúde mental. E estou aqui para compartilhar como tal proposta está sendo no meu dia a dia. Para isso, resolvi escrever um pequeno resuminho das últimas três semanas, que foram as primeiras semanas de quarentena.

Semana 1: 15 de março, 2020

Ainda estava um pouco confusa. As aulas foram canceladas e eu ainda não sabia se teríamos aulas online, ou se elas seriam adiadas para julho. Nos primeiros dias, comecei a ficar extremamente ansiosa por não poder sair, e acabei comendo meio mundo de chocolate. Não encontrava o que fazer… cheguei a ficar três horas seguidas deitada na cama, não fazendo absolutamente nada, a não ser jogar jogos inúteis no celular e me entreter com redes sociais. Até que acordei um dia dessa semana, quinta-feira se não me engano, olhei para o sol, para as árvores, pássaros, natureza em geral e me bateu uma gratidão enorme. Bem aquelas cenas de filme, quando do nada, tudo fica bem e você é uma pessoa nova sabe? E foi a partir desse dia que me fiz a proposta citada acima e minha quarentena começou a ficar ótima! Eu sabia que, se eu continuasse me comportando. do mesmo jeito, minha saúde mental atingiria o fundo do poço.

Semana 2: 22 de março, 2020

Com certeza a semana mais produtiva que já tive! As aulas online da FAAP estavam começando, e foram bem melhores do que eu esperava. Isso, por si, já me deu um belo impulso, voltei a fazer os trabalhos, ler textos e estudar, ocupando minha cabeça. Foquei nas habilidades que eu gostaria de aprender e corri atrás. Resultado: comecei a praticar Yoga, meditar alguns minutos por dia, aprendi a bordar, estudei sobre os chakras de energia, me alimentei de um jeito mais saudável, entendi meus exercícios de estatística, comecei a pintar e comecei a montar um quebra-cabeça enorme. Ou seja, produtividade ativíssima. Passei tardes aproveitando a piscina e o sol com minha família. As noites contaram com diversos jogos de baralho e tabuleiro em família e também, com o inicio de uma maratona de filmes da Marvel com meu irmão. Eu diria que foi uma ótima semana :)

Semana 3: 29 de março, 2020

Comecei a semana desanimada, sem rumo. Na madrugada de domingo para segunda feira, eu simplesmente não dormi. Com a ansiedade e a insônia batendo na porta, passei a madrugada assistindo filmes. Quando olhei para o relógio, me dei conta de que estava quase no horário da aula de Filosofia. Por incrível que pareça, foi uma das melhores aulas de filosofia que já tive. Amei o assunto, me identifiquei e minha energia melhorou. Os restantes dos dias foram basicamente assim. Momentos de mais reflexão e desânimo e outros de energia e gratidão. Fiz maratona de La Casa de Papel, uma série que estreiou sua quarta temporada na Netflix, e, apesar de ser muito boa, me deixou com um sentimento amargo. Aquela vontade terrível de querer saber a continuação, entende? Um sentimento de estar “orfã” de série. Minha curiosidade é fortíssima, principalmente quando se trata de algo que gosto muito. No dia a dia, o que me ajudou muito foram meus cachorros, minha família, frutas, músicas, filmes e o sol. Mantive as habilidades adquiridas da semana anterior, principalmente Yoga. Estudei bastante, fiquei com minha família e terminei diversos trabalhos, inclusive esse.

Uma pequena reflexão sobre esse momento, no meu ponto de vista

As últimas semanas me mostraram como nossa mente está diretamente ligada ao coração, sentimentos e humores. Ao me ocupar e ter uma mente ocupada, meu coração relaxa e me sinto mais leve, sem a angústia da ansiedade. Não acredito que exista uma fórmula para todos nós que sofremos de ansiedade, mas acredito estar conseguindo ter um mÍnimo de controle sobre a minha, o que é uma grande vitória. Ao invés de gastar meu tempo em coisas fúteis, estou conseguindo fazer coisas que acrescentam algo na minha vida. Aprendi que consigo ficar perfeitamente bem em casa, sozinha (e com minha família). Claro que sinto falta dos meus amigos e de sair para festas, mas estou bem por enquanto! Ando percebendo muitas coisas sobre mim mesma nesse tempo, e acredito que, quando tudo passar, vou ser uma pessoa diferente em relação ao mundo e a algumas ações de minha parte.

Eu gosto de ver esse “toque de acolhimento” mundial como um grande mensageiro para a humanidade. Ele, obrigatoriamente, diminui o ritmo da vida de cada um, o que traz espaço para a reflexão. As pessoas são forçadas a conviver com quem divide abrigo diariamente, percebendo, talvez, que no dia a dia, momentos preciosos assim não existam. Além disso, o ar na China e na Itália estão inacreditavelmente mais limpos, canais de Veneza, que sempre estiveram imundos e com mau odor, estão cristalinos, cidades grandes vivenciaram uma remoção de uma camada de poluição do ar e emissões de CO2 foram globalmente diminuídas. Isso só mostra como a natureza precisa de um tempo dos humanos e como, aos poucos, nosso mundo está sendo destruído por nós mesmos.

Espero que minha experiencia continue sendo tranquila e produtiva, mantendo o pensamento positivo. Desejo o mesmo a todos vocês.

Assim como a lua, vivemos em fases. Esta é mais uma, pela qual, todos passaremos juntos.

--

--