Crescimento no isolamento
A pandemia de Covid-19 pegou o mundo de surpresa. Ninguém esperava vivenciar uma pandemia de um vírus desconhecido, que duraria mais de 2 anos e que traria tantos prejuízos para o mundo todo.
Tudo e todos foram afetados de alguma forma. Milhares de vidas foram perdidas, estabelecimentos fechados, a falta de dinheiro trouxe consigo a fome e as necessidades do cotidiano, o sistema de saúde se encontrava em estado de calamidade e, por um bom tempo, antes do sinal de esperança pela vinda das vacinas, todos passaram por momentos extremamente sombrios, no qual o medo nos assolava.
O coronavírus nos obrigou a fecharmos as portas, nos isolando de tudo que havia atrás dela. Acredito que para muitos, assim como para mim, essa foi uma das experiências mais desafiadoras. Aprender a lidar comigo mesma, meus pensamentos, que giravam em torno de inúmeras inseguranças por não saber o que seria do futuro, me deixaram extremamente vulnerável.
É muito louco pensar em tudo que passei, psicologicamente, nesses últimos dois anos e observar o quão significativo foi meu crescimento pessoal. Fui obrigada a enfrentar tudo aquilo que me assombrava, pois não havia outra escolha. Lidar comigo mesma foi uma tarefa difícil e creio que, ao mesmo tempo, a que me trouxe mais sabedoria.
Assim como muitas pessoas, meu mundo virou de cabeça pra baixo e tudo o que podia fazer era continuar seguindo em frente. As descobertas que fiz sobre mim me ensinaram gostos que nem imaginava que podia ter. Novos prazeres como cozinhar e ler na sacada com o sol da manhã me ajudaram a ter outra visão sobre as coisas mais simples da vida: aprendi a olhar além de mim, e valorizar cada segundo com a minha família, e todos os mais simples momentos que vivo.
O distanciamento social me trouxe a reflexão sobre como os relacionamentos são importantes e essenciais para o cotidiano. Nunca imaginei que sentiria tanta falta do contato social como senti, e por isso, hoje também é uma das coisas que mais valorizo.
Basicamente, todo contexto da pandemia me trouxe incontáveis reflexões e experiências que, ao me tirarem da zona de conforto, contribuíram para um crescimento pessoal extremamente significativo e marcante, e acredito que esse momento trouxe evoluções para o mundo inteiro, já que as adaptações e as formas de viver nos forçaram a mudar.