De volta pra casa

Vídeo feito por mim, no dia 26 de Janeiro de 2022, enquanto minha mãe entrava no mar da praia de Mongaguá, no litoral Sul de São Paulo

Georgia Camargos
Iandé
2 min readMay 11, 2022

--

A ida a praia é algo cultural e comum da minha família, onde desde a infância, passamos férias, finais de semana e a maioria dos feriados na casa de praia.

Hoje, como uma pessoa adulta, não vejo mais a praia com os mesmos olhos, não brinco com as mesmas coisas, não vejo a minha mãe como alguém que não posso perder de vista, mas ir à praia com as pessoas que eu amo, principalmente minha mãe, é como se eu voltasse para casa.

Hoje com 29 anos, morando sozinha e dentro de uma rotina de trabalho e faculdade, assim como grande parte do meu ciclo familiar, mal sobra tempo para nos encontrarmos e quando nos reunimos através de um horário livre em nossas agendas traz a recompensa dos dias que geralmente são conturbados.

Vale citar que ao fundo do vídeo não poderia faltar música, especificamente o Samba, que é uma das coisas que movem minha família desde sempre em um ciclo geracional infinito de Brasilidade. “Vi mamãe na areia”, de Mariene de Castro, além de uma música especial por estar dentro da minha playlist diária, me traz a referência de algo que é ancestral, passado pela minha mãe, que recebeu de minha avó que trouxe por referências dadas da minha bisavó e assim por diante. Em especial, o trecho:

“Aprendi samba-de-roda com mãe preta Benedita

No tempo que o Rio Vermelho tinha peixe Mariquita

E o terreiro Casa Branca, batia na Barroquinha

Quando em Água de Meninos, engenho de cana moia

Quando o terno do Arigofe, reisava na Soledade

E no largo dos Aflitos tinha samba de verdade

Vi mamãe na areia, vi mamãe na areia

Eu vi mamãe nas conchinhas do mar, vi mamãe na areia

Vi mamãe na areia, vi mamãe na areia

Eu vi mamãe nas conchinhas do mar, vi mamãe na areia”

Poder observar esta imagem não apenas como um vídeo, mas gerar reflexões das lembranças que ele pode me trazer por afago e conforto de tantos momentos em que o amor sempre pôde estar em primeiro lugar é certeza de que sempre haverá um bom lugar para estar.

--

--