Do outro lado do mundo

Stefane Marques
Iandé
Published in
4 min readNov 5, 2019

Os 5 sentidos em Tóquio

O meio externo e interno proporcionam uma variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

1 Paladar

Wagyu

A experiência de estar no Japão foi incrível. Visitar um lugar tão bem falado pelos brasileiros, me fez me interessar mais ainda, pois um lugar requisitado o torna especial. E o que foi mais intenso pra mim, foi experimentar o melhor corte de carne: A5 Miyazaki do boi Wagyu. Gozei em cada mordida. Um tesão é comer e nada melhor do que uma carne, ainda mais por eu ser brasileira… famoso país de carnívoros.

2Visão

Parque de Realidade Virtual

Foi difícil escolher um único lugar, mas o que eu vi dentro de um óculos que imerge os usuários em um ambiente criado digitalmente me fez aguçar ainda mais o que meus olhos são capazes de ver. Os movimentos que nos trazem adrenalina, é de arrepiar.

Parque Temático da Hello Kitty

E se os asiáticos são conhecidos por serem “cutes”, em um país de tradições conservadoras, eu pude presenciar como o parque da famosa boneca dos olhos pequenos é tão meigo e além da paz ingênua que nos é transmitida. Afinal de contas, o mundo ali dentro é fantasioso.

3Audição

Avenida Roppongi

Importante também dizer algumas desvantagens da cultura japonesa: a repressão que sofrem. Não é de se adimirar que um país com baixíssima aceitação a diversidade possa fazer com a cabeça de seu povo, como podemos observar nas altas taxas de suicídio registradas no país. Foi decepcionante ver como os japoneses se comportam na noitada. Um ambiente com muito barulho e pouco respeito, foi ali que pude me conectar com a verdadeira personalidade dos japoneses. São falsos, pois não lhes é permitido ter atitudes fora do grupo, é claro que uma cultura estritamente rígida consequentemente traria maus resultados. Possuem uma compreensão coletiva e de muita pressão.

Essa avenida famosa por ser 24 horas reune além de comércio e restaurantes, muitas baladas. Em um ambiente que o ser humano possa se sentir mais livre, é demonstrado muito de seu caráter. E nesses lugares são muito mal educados, esbarram e não pedem desculpas, vomitam no meio da balada em plena uma da manhã (início das festas) e os rapazes te abordam com muita agressividade. O Japão em si não é muito receptivo com imigrantes e não gostam de se comunicar em inglês. Fazem questão de não te ouvir quando pede informação nas ruas. São demasiadamente preconceituosos e principalmente com pessoas de pele negra. Essas, são marginalizadas e expostas a trabalhos sem regularização, ainda que, ironicamente, é forte a presença do som Hip Hop nas baladas.

4Olfato

Maior Spa Termal da Capital

Que lugar incrível!!! Desculpem meu entusiasmo, mas sentir o cheirinho de fragâncias aromáticas me deixou mega curiosa assim que entrei nesse spa. Todos recebem um kimono e chinelos higienizados na recepção, e uma chave para guardar seus pertences no armário. Não pude tirar foto das piscinas com suas águas naturais em uma temperatura de mais de 42 graus celsius, pois todos precisam entrar nus e separados por sexo. E além das águas térmicas, possui uma praça de alimentação, procedimentos estéticos e massagens. É realmente gigante o lugar.

5 Tato

Café com Gatos

Você seleciona seu tipo de café nas máquinas, e o seu tempo dentro com os gatos é cobrado em média a cada 15 minutos em um valor aproximado de 50 reais. Possui algumas regras e você não está livre de tocar os gatos, só com materiais específicos. Por causa de um grande volume de entra e sai de pessoas, não seria adequado expor bactérias do mundo capitalista e frio a esses gatinhos tão fofinhos. Mas venho aqui lhes contar um segredo: não pude me conter e acabei por os acariciar.

--

--