Egito, entre o deserto e o Nilo

Por Laís Requena Ruiz Nogueira

Lais Requena
Iandé
3 min readMar 5, 2020

--

Necrópole de Gizé, Egito / Foto: Laís Requena

Egito, um país que guarda entre suas ruínas e pirâmides mais de mil anos de história. Em janeiro deste ano tive a oportunidade de visitar suas cidades e conhecer de perto esse país que traz consigo uma das civilizações mais antigas e avançadas que o mundo já viu!

Localizado entre o nordeste da África e sudoeste da Ásia, próximo ao Oriente Médio, a cultura e costumes árabes se misturam e se perdem entre o Rio Nilo e o deserto que os rodeiam. A cidade do Cairo, capital do Egito, a mais populosa do continente africano, cresceu e prosperou às margens de um dos rios mais antigos e importantes da Antiguidade.

Rio Nilo, Egito, Cairo / Foto: Laís Requena

As Pirâmides de Gizé, no outro lado do Nilo, são consideradas uma das sete maravilhas do mundo antigo, sem contar a Esfinge. Seu principal museu, o do Cairo, guarda entre suas inúmeras salas peças, artefatos, obras e múmias do Egito Antigo. Um dia não é o suficiente para percorrer toda história ali presente.

FOTO 1-Esfinge, Egito FOTO 2-Museu do Cairo, Egito, Cairo / Fotos: Laís Requena

Sempre tive curiosidade e me interessei por conhecer lugares inusitados, que me proporcionassem uma experiência única. Um fato que me surpreendeu foi que muitas pessoas que não têm dinheiro para pagar aluguel acabam indo morar no cemitério. Elas fazem dos espaços entre os túmulos sua moradia e, por isso, o lugar ficou popularmente conhecido como Cidade dos Mortos.

Outra curiosidade é o trânsito, digamos de passagem, extremamente desorganizado. As conversas se misturam aos ruídos das buzinas e animais nas ruas. Tranquilidade não é característica do povo egípcio. Carros, tuque-tuques e burros andam juntos. Para quem está acostumado com sinal e faixa de pedestres, fica atordoado em meio a toda bagunça.

Alexandria, cidade portuária do Mediterrâneo, onde a mistura entre Ocidente e Oriente é bem acentuada, e tem como principal destino turístico a Biblioteca de Alexandria. Ali também estão guardados muitos dos mapas e livros mais antigos que se tem registro. Por muito tempo serviu de centro de pesquisa e foi o maior acervo da história e ciência antiga, até ser destruída por um incêndio, que levou junto com ele grandes informações e conhecimentos da humanidade.

Biblioteca de Alexandria, Egito, Alexandria / Fotos: Laís Requena

Hoje em dia, um país caótico e extremamente pobre. Com uma mistura de cores e aromas que podemos sentir ao andar entre as estreitas ruelas do maior e mais famoso mercado de todo o Egito: Khan el Khalili. Um padrão “complexo” de arte, ciência, comércio e religião. Se tem uma palavra que define o Egito é CONTRASTES…

Khan el Khalili, Egito, Cairo / Fotos: Laís Requena

Obrigada por tanto, Egito! Espero um dia retornar e reencontrar nossos queridos guias que fizeram a nossa viagem ser ainda mais especial.

--

--