San Diego

por Fernanda Fraissat

Fernanda Fraissat
Iandé
3 min readApr 16, 2020

--

A minha experiência estética é sobre o meu intercâmbio que fiz para San Diego em julho de 2019. Se eu pudesse definir a minha viagem em uma palavra seria “evolução”, pois foi onde eu conquistei a minha independência e me conheci como nunca havia me conhecido antes , assim me descobri uma mulher muito mais forte, do que eu imaginava. Eu nunca pensei que sair da minha zona de conforto mudaria tanto a minha forma de enxergar a vida. Quando fechei o meu intercâmbio eu sabia que ia ser o máximo, sabia que poderia ser desafiador, sabia que eu ia lembrar pra sempre. Deixei tudo para trás, todo o meu conforto, segurança, certezas… Tudo isso para, simplesmente, viver uma nova experiência.

Mas acontece que quando desembarquei em San Diego com todo o meu nervosismo, expectativas e sonhos na bagagem senti minha vida virando de cabeça pra baixo. Acho que a minha chave virou, e tomar esse choque de realidade me fez um bem danado porque foi a melhor forma de desligar o piloto automático da vida. Quando eu me desliguei, consegui perceber o que realmente importa e percebi que as coisas mais simples são as mais extraordinárias. Como pensar no pôr do sol! Como pode ser tão incrível e acontece TODOS os dias? O CÉU MUDA DE COR NA HORA DO PÔR DO SOL, isso é fantástico. Eu tive que me esforçar para me encaixar em uma nova realidade, nova casa, novos amigos, novas conversas, novos costumes.

Por mais que sempre tivesse medo de viver o novo, foi incrível viver novas experiências, assim com a consciência plena tudo que está acontecendo, longe automático.Além do mais ter conhecido pessoas com culturas e religiões diferentes da minha foi fascinante e enriquecedor, fez-me observar a vida sob um outro prisma e ter novas expectativas. Sobretudo, percebi também que as pessoas são muito melhores e humanas do que eu imaginava ,ou talvez nem lembrava. E também senti que a vida é MUITO mais descomplicada do que a eu achava. Em San Diego me surpreendi. Descobri um lugar de pessoas adoráveis, que não amam dinheiro , amam a natureza e param quase todos os dias para ver o sol se pôr. A cada dia que passa estou mudando o meu ponto de vista, desligando o meu celular e começando a ver a lua. Sim! Vi que a lua pode ser tão linda e esperada quanto o sol.

Aprendi muito sobre o amor- próprio e entendi que a distância e tempo são relativos.Surpreendentemente, tive que ir pro outro lado do mundo para entender que a amizade, a presença física é relevante, e assim descobri que algumas pessoas podem se tornar família em questão de seis meses. Aprendi também a lidar com a saudade diariamente, mas sei que isso significa que tenho coisas maravilhosas para sentir falta. Me vi mais sortuda do que nunca, rodeada de pessoas especiais, com uma família incrível que me acolheu.

Enfim, tive coragem de lutar pelos meus sonhos do outro lado do mundo, mesmo que isso significasse estar longe de pessoas que eu amo. Sem dúvida, foi o ano em que me reinventei e cresci, por isso só tenho gratidão pelo que passei nessa montanha russa chamada Califórnia.

--

--