‘Wicked’

Minha experiência com a arte, dentro da broadway

Leticia
Iandé
3 min readNov 30, 2023

--

Por Letícia Lacanna

Eu sempre fui apaixonada por teatro e no ano passado especificamente em agosto de 2022, realizei um sonho. Fiz minha primeira viagem totalmente sozinha, fui para Nova York, onde tive a oportunidade de ir assistir um musical, aleatoriamente, pois os meus amigos, que fiz por lá durante a viagem, queriam muito ir ao teatro assistir e então fomos. Realmente mudou a minha forma de enxergar os musicais e a vida no geral. Sou apaixonada por isso, me emocionei muito ao assistir. A mensagem que passa é muito bonita e reflexiva.

O musical se chama Wicked, é basicamente uma história sendo contada sobre as bruxas de Oz, outro filme e musical também. Wicked apresenta duas bruxas em treinamento, totalmente opostas uma da outra. A Elphaba é aquela com a pele verde, sua maior característica pode ser citada como, temperamental e insegura ao mesmo tempo, excluída, em busca de procurar o próprio lugar no mundo. E a Glinda é toda meiga e mimada, loira, cheia de carisma e super popular. Porém as duas acabam tendo que dividir quarto e automaticamente viram mais íntimas, no final saem quase como irmãs. Há cenas lindas de duetos das duas e também mostra sobre essa luta para a aprovação do próximo.

O que mais me chama atenção nisso tudo e foi uma experiência muito boa para mim, é a forma como podemos aprender com o outro e também não ligar para tudo que todos falam, pois julgamento sempre vai existir e temos que escolher a forma como vamos lidar com isso, o outro pode não nos conhecer, mas nos conhecemos nos mesmos.

Uma das coisas que também me fez ficar apaixonada eu estando lá como plateia, com certeza foi a acústica do teatro, a broadway é espetacular, a energia do musical em si é surreal de boa e linda. Em seguida, foi apresentado um um número cantando todos juntos e dançando, como parte da cena e isso me fez chorar e me remeteu a felicidade e alegria ao escutar a música e ver as coreografia, com todos da plateia aplaudindo e cantando junto. Fiquei por muito tempo sem subir em um palco e ver as pessoas da plateia e sentir essa energia e sensação do coração quente de emoção, tive um trauma por alguns motivos e lesões também, me afastei muito do teatro e por um tempo, não sei como, mas ao ver isso, me destravou de uma forma inexplicável!

Fiquei chocada em ver, como apenas um número de dança e canto e a força da interpretação dos atores, a arte em si, literalmente salva vidas, fazendo com que o público volte para a casa com um sorriso largo. Eu nunca vou cansar de dizer que sou apaixonada pela arte e em específico por esse momento que passei, foi lindo ver tudo aquilo, acredito que só assistindo para entender como foi. Gostaria de mencionar também a experiência incrível que foi estar dentro da broadway, onde muitos artistas fantásticos pisaram e pisam até hoje, sabendo que algum dia, pode ser eu ali. Nada é impossível para alcançar os nossos sonhos e esse musical me ensinou isso. A arte me ensina isso todos os dias.

Link do vídeo desse dia incrível, postado no YouTube (shortfilm)

https://youtube.com/shorts/ccmEPRTmiTU?si=VOPu0JK2RAX7Ijh9

Fotos na broadway❤️

--

--