Experiência Estética — The Last of Us

victor morelli
Iandé
Published in
3 min readApr 15, 2018

Minha experiência estética é sobre o jogo The Last of Us.

The Last of Us é um jogo lançado no ano de 2013, feito pela empresa Naughty Dog para Playstation 3 e mais tarde Playstation 4. O jogo é um jogo de apenas um jogador que conta a historia de um homem e de uma garota que precisam cruzar metade dos Estados Unidos em um mundo pós apocalíptico com zumbis, mas um mundo em que as pessoas são mais perigosas que qualquer coisa.

A historia do jogo é bem tocante, o personagem principal se chama Joel, que no inicio do apocalipse perde sua filha, a partir disso ele mora numa zona de segurança, controlada por um exercito, e trabalha como traficante para fora da zona em que vive. Fora da zona o mundo é um caos, a grupos de pessoas que vivem fora pois não concordam com a ditadura dentro das zonas de segurança. O outro personagem é Ellie, uma garota de 14 anos que perdeu os pais e precisa ser levada por Joel para fora da zona segura até o outro lado dos EUA pois ela carrega a cura para o apocalipse zumbi que houve.

No inicio do jogo os personagens não gostam um do outro, mas com o tempo e situações eles começam a se entender e no final tem até uma relação de pai e filha, se tornando uma historia bem chocante com momentos muito bons.

Esse jogo me tocou muito, é meu jogo favorito de todos, e eu me relacionei muito com a história e com os personagens, a relação é muito verdadeira e a historia é muito boa, com momentos muito impactantes, como o momento que encontram um grupo canibal e há um grande amadurecimento da garota. Gostei tanto que passe dias procurando varias coisas na internet apos o termino do jogo.

O jogo foi uma das coisas que me fez querer seguir a carreira de animador, eu vi vários videos de como os personagens, o mundo e mais foi criado, desde os concept arts até a animação mesmo em si.

Com ele eu tive uma experiencia transcendental, que foi alem da relação comum de produto e consumidor que quando acaba é o fim, foi uma coisa que continuou na minha cabeça e que foi para outras mídias, como quadrinhos, textos na internet e animação, fez eu pesquisar mais ainda sobre a carreira e sobre o que eu queria pra minha vida, vendo que aquilo(o jogo) era um objetivo para eu seguir.

Portanto, The Last of Us não foi apenas mais um jogo para mim, mas um marco na minha vida, facilmente uma das minhas obras favoritas do entretenimento e que mudou minha vida, fazendo perceber melhor com o que gostaria de trabalhar.

--

--