Gender is a construct, tear it apart

Juliana Nascimento
Iandé
Published in
2 min readApr 15, 2018
Ilustração feita por mim de Sasha Velour na festa FETCH em São Paulo 2017

Desde que assisti a nona temporada do reality show norte-americano RuPaul’s Drag Race (estreado no primeiro semestre de 2017) a participante Sasha Velour foi uma das minhas preferidas. Além de ter um senso de humor sagaz e senso de moda inovador, Velour usou da plataforma do programa para espalhar sua mensagem de amor e respeito ao próximo e luta pelos direitos das minorias. Após ser coroada a vencedora do programa a drag queen fez dois shows no Brasil, em setembro de 2017, e eu tive o privilégio de ir a um deles.

É simplesmente poderoso ir a um lugar lotado por pessoas expressando suas identidades sem remorso, todas unidas pelo amor pela arte que é o drag e pelo amor pela artista que é Sasha Velour. Velour fez três apresentações de lip-sync de músicas e terminou todas elas com discursos humildes cheios de alegria e carregados de mensagens fortes sobre as injustiças que a comunidade queer lida nos dias de hoje. Uma vez que o show ocorreu alguns dias após uma proposta de “cura gay” ter sido aprovada por um juiz no Brasil, Velour expressou seu apoio e encorajou a luta contra tais absurdos, terminando sua fala iniciando um coro de “fora Temer”s.

Parte de discurso de Sasha Velour na festa FETCH em São Paulo 2017. Vídeo gravado por mim.

“(…) are more beautiful and more extraordinary because of the things that make us different, that make us strange and scary to them.” — Sasha Velour

Foi emocionante. A energia era poderosíssima. Eu saí do show às 4h30 da manhã, completamente rouca e cheia de esperança. Saber que existe alguém forte na mídia viajando o mundo espalhando essa mensagem tão poderosa por cada canto que vai é maravilhoso. Sasha Velour tem toda a minha admiração e respeito.

--

--