Golden State

Natalia Cury
Iandé
Published in
8 min readApr 28, 2020

Desde sempre uma menina com o sonho de conhecer a Califórnia e foi em 2017 que surgiu essa oportunidade. Passei um mês estudando inglês em uma faculdade, conhecendo a cultura, pessoas novas e me divertindo. Essa foi uma das experiências mais malucas que já vivi e eu tenho como provar.

FOTO 1: Clara, Leticia, eu (Natália) e Bárbara entrando no avião / FOTO 2: Eu e meus pais no embarque / FOTO 3: Passaporte com as passagens / FOTO 4: Leticia, Barbara e eu no check-in

Saí do Brasil já conhecendo três meninas onde nos apoiamos, nos divertimos, dividimos quarto e criamos um laço inexplicável. Eu, com 16 anos na época, enfrentei desafios como passar pelo aeroporto, fazer supermercado, limpar onde eu morava, estudar tudo em uma língua que eu tinha muito que aprimorar ainda.

FOTO 1: Entrada do dormitório / FOTO 2: Salão de jogos e reunião / FOTOS 3, 4 e 5: Meu quarto / FOTO 6: Piscina

A faculdade na qual estudei foi a CSLB (Cal State Long Beach), então esse 1 mês morei e estudei na cidade Long Beach, localizada na Califórnia onde eu e todos os outros intercambistas pudemos nos envolver com os nativos, os estudantes da própria faculdade, estudar sobre como lidar com as situações do dia a dia de um americano, estudar matérias como qualquer universidade tem e passar por novas experiências que mostrarei ao longo deste texto.

FOTOS 1 e 2: Salão de jogos / FOTO 3: entrada da loja da faculdade / FOTO 4: quadra principal / FOTOS 5, 6, 7 e 9: Campus / FOTO 8: Sala de encontro dos alunos

Pensando em um desenvolvimento total de cada um de nós alunos, fomos divididos em vários grupos pequenos no primeiro dia de aula com o intuito de sairmos da nossa zona de conforto, conhecermos pessoas novas, de idades e lugares diferentes. Com a chegada do fim do mês, para conseguirmos concluir o nosso curso e termos nosso certificado, deveríamos colocar em prática tudo que aprendemos e fazer uma grande apresentação sobre. Isso foi apenas um dos projetos que me fizeram crescer como pessoa e me fizeram acreditar em mim mesma, que eu posso fazer o que eu quiser se eu me esforçar. Além de todas as aulas e apresentações, tivemos experiências como conversar com idosos, onde nós pudemos os conhecer bem, perguntar sobre como a vida andava e alegrar o dia deles.

FOTO 1: Eu e minha turma de São Paulo com o professor e coordenador / FOTO 2: Eu e minha turma de São Paulo na entrada da faculdade / FOTO 3: Eu e minha professora / FOTO 4: Minha sala de aula / FOTO 5: Conversando com um dos idosos / FOTO 6: Todos os intercambistas após recebermos os diplomas /FOTO 7: Alunos andando pelo Campus

Estudos a parte, fazer com que alguém aprenda não é apenas colocando-a dentro de uma sala de aula e é por isso que muito do que eu aprendi e me fez crescer e me sentir mais confiante foram as experiências, passeios e pessoas que conheci.

Logo em um dos primeiros dias de viagem, pude conhecer San Diego, caminhar pelo Sea Port Village, ver de pertinho a tão famosa Estátua do Beijo e o porta-avião usado na Guerra do Golfo que hoje em dia é um museu. Além disso, conheci a Old Town, um bairro em San Diego bem conhecido entre os turistas por ser o lugar onde a Califórnia nasceu.

FOTO 1: Eu e meus amigos com a placa de Old Town / FOTO 2: Eu e minhas amigas no Sea Port Village / FOTO 3: Estátua do Beijo / FOTOS 4 e 5: Museu da Guerra do Golfo e estátuas dos marinheiros / FOTOS 6 e 7: Sea Port Village

Ao longo da viagem, o nosso maior momento de descontrair era com certeza as nossas idas aos parques e entre eles foram: Knott’s Berry Farm (era um restaurante popular em 1940 e foi se aperfeiçoando até chegar no parque que é hoje), Universal Studios, Disneyland, Six Flags (o parque que tem o recorde de maior quantidade de montanhas-russas) e California Adventure (o parque é todo temático e pensado na cultura e historia da Califórnia).

Além de toda a diversão, tivemos o privilégio de passarmos o famoso feriado de 4 de Julho, mais conhecido como Independência dos Estados Unidos, no parque Knott’s Berry Farm, com direito a show de fogos, festa e a sensação de fazer parte daquela nação com toda a adrenalina. E tivemos a oportunidade de participarmos de um programa chamado Creating a Leadership Legacy, onde o parque California Adventure nos proporciona uma experiência de 3 horas para desenvolvermos nossa essência de liderança para nos sentirmos confiantes e capazes, assim nos desafiando a nos descobrir, sairmos da nossa zona de conforto e tudo isso enquanto exploramos diversas atividades do parque.

FOTO 1: Eu e minhas amigas na fila de um brinquedo / FOTO 2, 8 e 9: Creating a Leadership Legancy / FOTO 3: Montanha-russa no Six Flags / FOTOS 4, 5, 6 e 7: eu e meus amigos pelos parques

Para muitos conhecer Hollywood nunca foi muita coisa, afinal, para que visitar uma placa gigante com o nome de um distrito ou ficar andando em uma calçada com vários nomes diferentes? Mas para mim, esse foi sempre o meu grande sonho e realizar ele foi uma das coisas mais importantes que já tive. Conhecer aquele famoso letreiro de pertinho, andar por cima dos nomes que eu cresci ouvindo, entrar no famoso museu Madame Tussauds e o mais importante de todos mas é claro sem tirar o mérito de nenhum, entrar nos estúdios da Warner Bros Studios, conhecer cada pedacinho de lá, ver de perto os cenários dos meus filmes e séries favoritos, entender toda a pré, pós e produção, conhecer os bastidores e fofocas. Isso não tem preço.

É claro que não só do glamour vive Los Angeles e sim muita cultura e aprendizado também. Assim, conhecemos o Observatório Griffith, onde fazemos uma tour pelo espaço explorando telescópios, planetário, exposições e ainda sim conseguir apreciar a vista de cima de Los Angeles e o letreiro de Hollywood.

FOTO 1: Placa de entrada para Hollywood / FOTO 2: Ticket para o museu Madame Tussauds / FOTO 3: Eu segurando um Oscar de verdade / FOTO 4: Ticket para Warner Bros Studios / FOTO 5: Eu com uma das estrelas em branco na calçada da fama / FOTO 6: Eu no letreiro de Hollywood / FOTO 7: Eu com a estátua de Meryl Streep / FOTO 8: Observatório Griffith / FOTO 9: Eu e minha amiga no verdadeiro cenário da série Friends

Ao fechar a viagem, uma programação completa foi entregue para nós e durante a minha preparação para ir tive a grande ideia de “por que não mudar o cronograma?” e foi ai que eu juntei mais algumas pessoas que na época eu não ainda não as conhecia para conseguirmos ir ao show do cantor Shawn Mendes do qual eu sou muito fã. Não foi fácil, mas conseguimos e foi simplesmente perfeito. Além de toda a emoção que eu estava sentindo, ter a experiência de um show fora do Brasil é totalmente diferente. Com certeza foi um dos dias mais especiais daquela viagem.

FOTO 1: Ticket do show / FOTO 2: Palco do show / FOTO 3: Eu e minha amiga na entrada do estádio / FOTO 4: Eu e meus amigos na entrada do estádio

Califórnia, Los Angeles e Long Beach são tão conhecidos pelas suas praias e é óbvio que não deixamos de conhece-las. Visitamos o famoso Pier de Santa Mônica (eu confesso que estava super animada para conhecer e fiquei extremamente impressionada com o tamanho daquilo), Huntington Beach e algumas pequenas praias em Long Beach mesmo. As praias são lindas demais e foi incrível passar o dia nelas. Mais bonito que elas só o por do sol que a gente tem a sorte de ver.

Beverly Hills também foi um dos nossos pontos de parada e não tem nem o que dizer, né. É muito glamour para a minha mera pessoa de 1,62 metros de altura. Andar por aquelas ruas com lojas caríssimas foi incrível e doloroso, mas eu juro que superei rapidinho. Além de poder conhecer o tão conhecido hotel de Pretty Woman.

FOTOS 1, 2 e 3: Eu e meus amigos na praia / FOTOS 4 e 7: Eu e meus amigos no Pier de Santa Mônica / FOTOS 5, 6 e 8: Eu e meus amigos em Beverly Hills

Como vocês podem ver, essa viagem realmente me proporcionou experiências incríveis, mas acho que a que vou falar agora foi uma das mais loucas e maravilhosas. E fato engraçado, eu vi na programação a atividade e não gostei muito de cara, fui até resmungando para o local. Enfim, fizemos um projeto social onde ficamos 3 horas ininterruptas montando caixas com alimentos para doar aos necessitados de Orange County. Todos nós separados em grupos de acordo com as nossas habilidades, fomos desde a criação da caixa até o carregamento do caminhão. Além de ser uma atividade de ajuda ao próximo, é algo que exige muita resistência, coordenação motora, rapidez e boa memória. E é gratificante falar como foi especial me sentir parte da ajuda para essas pessoas.

FOTOS 1, 2, 3 e 4: Eu e meu grupo no processo de colocar os alimentos de maneira correta nas caixas.

Depois de tudo isso uma hora a viagem teria que acabar, não é mesmo? E para fechar com chave de ouro, tivemos nosso jantar de formatura no restaurante Medieval Times onde tudo é temático da era medieval, desde a entrada, garçons, banheiros e o próprio jantar. Sentamo-nos em volta de uma grande arena e enquanto temos nossa comida medieval sendo servida, assistimos à competição entre os cavaleiros de times diferentes. É uma mistura da fome com a emoção e um ótimo lugar para encerrarmos aquele ciclo.

FOTO 1: Eu e meus amigos indo para o jantar / FOTO 2: Eu e minhas amigas com o nosso monitor / FOTOS 3 e 4: Eu com meus amigos / FOTOS 5 e 6: Eu e meus amigos com os gladiadores do jantar

Falei tanto das minha experiências vividas nessa viagem, mas é lógico que eu não deixaria de mencionar a parte mais importante dela. As amizades que eu ganhei. Como eu disse lá no começo, sai de São Paulo com 3 meninas que eram minhas amigas, mas que na volta já eram minhas irmãs. E além delas, criei um vínculo com pessoas que nunca imaginei que conheceria. Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas do Brasil todo e isso fez a nossa despedida ser bem difícil. Aproveitamos cada segundo juntos e não poderia ser mais perfeito do que foi. Cada pessoa fez aquele um mês de 2017 ser o melhor que já tive.

FOTO 1: Último café da manhã no dormitório / FOTOS 2, 4 e 5: Eu e meus amigos indo embora / FOTOS 3 e 6: Última noite no dormitório

E foi assim que o meu mês dos sonhos terminou e eu finalmente acordei. Repito que foi uma experiência incrível e eu tenho certeza de que é por causa dela que uma parte de mim é assim hoje pelo amadurecimento que eu tive nessa época. Como eu disse antes, conheci pessoas do Brasil todo e nós aos 16 anos não tínhamos tanta facilidade de nos encontrarmos, mas queria mostrar aqui que essas amizades foram realmente feitas do fundo do meu coração e é por isso que ainda hoje, depois de 3 anos a gente ainda insiste em conversar e se encontrar.

FOTO 1: Eu e meus amigos em 2019 / FOTO 2: Eu e meu amigo em 2019 / FOTO 3: Eu e meus amigos em 2018

No meu canal no Youtube eu acabo contando um pouco da experiência e gravo meu dia a dia, mas infelizmente o video mostra só o começo da viagem.

--

--