Leitura em pausa. Vida em pausa.

Por Larissa Ferraz

Larissa Ferraz
Iandé
2 min readApr 17, 2020

--

Acordo. Bebo café. Vou pra aula. Noticiário chia ao fundo no rádio do carro. A vida segue. Ignoro. Redijo texto. Chega a noite, exausta. O sono bate, não ligo a tv. Acordo. Correria. O tempo não passa, mas passa rápido demais. Já é almoço. Murmúrios na mesa sobre crise, problemas. Ignoro. Já são demais meus próprios. Entro nas redes. Mesmo assunto. Subestimo. Volto pra casa. Durmo. Acordo. Arrumo a causa. Saio de casa. Leio autores. Volto pra casa, lavo roupa. Jornal começa. Vírus. Doença. Transmissão. Desligo e ligo o som. Coloco Lauryn Hill alto na caixa. Tomo banho. Durmo. Acordo. Amigo liga e pergunta como está a situação na metrópole. O assunto é discutido. A vida segue. Faculdade. Meditação. Leio o jornal. Apreensão passa em segundos. Durmo. Acordo. Estado de alerta. Pra quem? Escrevo para meus pais. Sentimento de curiosidade. Durmo. Acordo. As pessoas estão diferentes. Calamidade na Itália. Algo está errado. Cinco casos na instituição. Volta pra casa. Reflete. Celular notifica cancelamento de três dias de aula. Repentino. Estranhamento. China colapsa. Morte. Medo. Passagens aéreas caras. Drástico. Tomo um ônibus. Chego à cidade Natal. Uma mala de bordo. Deixo comida na geladeira. Namorado preocupado. Saio pra me distrair. Um. dois. três dias. Acaba. Governo anuncia, finalmente. Tudo fechado. Quarentena. Quarentena? Não pode mais sair, abraçar, tocar. Visitar os avós? Jamais. Pânico. Mais Pânico. Compra máscara e lava as mãos. Fica em casa. Fica em casa. Fica em casa. Tudo se repete. De repente. Não há mais rotina. Nada se conhece. Estranho a própria casa de infância. Conflituo meus familiares. Tempo passa. Calmaria. Acalento. Amor. Apoio. Mas dúvida. Como continuar seguindo a vida? Agora, em pausa. Espera. Espera. E vai esperando. Só sei que nessa espera, espero que volte a vida. Diferente. E que na diferença surja vida. Nova. Assim como ela, eu. Novidade assim como os meus olhos à verão. Verão. Calor que quebrará a solidão do inverno. Que trará minha rotina, tão corrida, de volta. Mas tão amada… Assim como tudo que amei e não sabia. Distância. A vida seguirá. Novamente. Algum dia. Vivida. Agora. De verdade.

--

--