Luto de Adolescente

Meus sentimentos em forma de diário

Luiza Rodrigues
Iandé
8 min readDec 7, 2022

--

17 de Junho de 2020

Te perdi, perdi sabendo que nunca mais vou encontrar.

Nunca senti algo tão forte, tão cruel, tão diferente, a essa altura estamos há oceanos de distância. Você me deu algo que eu não consigo viver sem, não consigo continuar como se ainda estivéssemos bem.

Todo mundo ama você, do jeito que você fala até o jeito que você anda. Você é lar, é sonho realizado, você parece filme, soa como música. Porque não podemos ser igual ao que éramos antes? Nunca amei alguém assim.
Eu sou jovem, ingênua, achava que não merecia você, e que era impossível alguém me amar igual você me amava. Também achava que sabia tudo aos 16. Queria poder ter congelado no tempo, no seu abraço, dar um pause no nosso filme. Recomeçado a nossa música. Rebobinado a nossa fita.

Tudo me mudou, te ter em meus braços e hoje não mais, doi. Eu quero viver e não sobreviver, quando será que vou conseguir desatar os nós de você?

Já era. Acabou. Acho que nunca mais vou sentir seus lábios nos meus de novo. Você chora daí, eu choro daqui.

Não te culpo, não me perdoaria também se fosse você.

20 de Julho de 2020

Tem dias que não saio, não como, não durmo, não vejo a luz do dia. Pesquisei na internet e estou passando pelas 5 fases do luto, mas como, se ninguém morreu?

“O Luto reflete um processo de adaptação após o encerramento de um ciclo.” Agora faz sentido. As 5 fases são negação, raiva, negociação, depressão e aceitação, e eu com certeza ainda não consigo acreditar que isso aconteceu, como éramos tudo e viramos nada, como eu pude ser tão burra? Como você pôde ser tão insensível?

É tão difícil ficar sem você. Ninguém me conhece como você.

Emagreci 4 kg, cheguei na incrível marca de 35 kg. Às vezes me pego pensando “Será que vai ser assim pra sempre? Será que eu nunca vou me recuperar do que pode ter sido? Será que no fim de tudo, você é o vilão da minha história? Eu sou a vilã da sua história?”.

Faz dias que não falo com as meninas, sei que elas estão preocupadas, mas não tenho forças para continuar com esse assunto. Minha mãe não para de perguntar de você, coitada, não tenho nem coragem de contar pra ela o que aconteceu, ela jamais me perdoaria, nem você, e nem eu mesma. Estou fadada a viver com isso pro resto da minha vida.

Eu ainda amo você.

Me perdoa por favor.

24 de Julho de 2020

Ontem foi meu aniversário, não consigo nem fingir felicidade, só queria você aqui comigo, comemorando essa data que era pra ser especial. Reparei também que você nunca me deu feliz aniversário, nunca estivemos bem nessa época.

Tudo na minha vida gira em torno de você. Tem dias que acordo sem a vontade de viver, outros acordo desejando nunca ter te conhecido. Ai que bom seria, se eu tivesse ficado em casa aquele dia, se eu não tivesse te encontrado na rua, se você não fosse amigo dos meninos, se você não conhecesse a Joana, se tivesse me dado uma dor de barriga, uma cólica muito forte, que tivesse me feito ficar em casa e nunca ter ido naquele carnaval na Faria Lima. Prefiro a dor de todas as cólicas, enxaquecas e dores de barriga do mundo, do que carregar essa dor no coração.

Teria sido melhor pra você também. Imagina? Um João que nunca conheceu a Luiza? Às vezes (um milhão de vezes) fico imaginando como seria esse João, esperançoso com certeza, com o coração cheio de amor, um João que sorri pra vida, e a vida sorri de volta.

“Quem tanto mentiu pra você, que te convenceu que há excesso de sentimento? Para mim, sentir é sempre escasso, sempre em falta, sempre se pode sentir um pouco mais.”

Li isso uma vez em algum lugar e nunca mais esqueci. Como pode alguém sentir tanto?

Como pode alguém não sentir nada? Será que eu estou errada por sentir tudo até os ossos?

Me desculpa.

Eu te amo.

08 de Agosto de 2020

Aniversário do meu pai, queria você aqui comigo.

Esses momentos em família me lembram a você, costumávamos viajar com a sua irmã mais velha, passávamos as tardes de quarta-feira na casa dos seus avós jogando buraco, jogavamos videogame com seus irmãos e ADORÁVAMOS comer a comida da sua mãe, até na minha casa o pessoal gostava de comer a comida da sua mãe.

Agora não viajo mais, passo as quartas-feiras na terapia, não jogo mais videogame, nem ligar a TV eu ligo, nunca fui de assistir TV no meu quarto, era algo que só fazia com você. E sobre comida não preciso nem falar.

Escrever aqui me faz mal, a vida sem você me faz mal, não consigo sorrir, não me acostumo mais com a luz do dia, não vejo nem as aulas online, não consigo acordar cedo pra entrar no ZOOM.

Decido. Nunca mais vou atualizar isso aqui. Você não merece.

Sinto sua falta.

Te amo.

16 de Setembro de 2020

ÓBVIO. MAS ERA ÓBVIO. Mano, como você conseguiu me decepcionar TANTO? Sem um pingo de respeito… Sinceramente de todas as loucuras que você já fez essa foi de longe a pior… Como você teve coragem? NA MINHA FRENTE? NA CASA DA MINHA MELHOR AMIGA?

Ainda não consigo acreditar, como você, cheio de ser o certo, cheio de ser o superior, cheio de si, conseguiu me magoar TANTO? Me humilhar tanto? Na frente de todos os nossos conhecidos? Na frente das minhas melhores amigas? Sem um pingo de vergonha na cara.
Você me dá nojo, como que eu consegui ficar com alguém como você?

Me esquece. Tenho raiva de você.

Finge que eu não existo.

1 de Novembro de 2020

Tá bom. A culpa foi nossa, ninguém mandou você confundir o nome dela com o meu, nem ir atrás de mim… Mas ninguem mandou eu cair com a boca na sua… Discutirmos, voltarmos por uma noite por que ainda nos amávamos muito, ficarmos trancados no banheiro do segundo andar ate 4 da manhã, depois você vir pra casa pra discutirmos até as 6… Decisões burras feitas por adolescentes burros, nada de novo sob o sol.

Não consigo negar que te amo, e nem você que me ama, por que a gente não volta logo?

Bom… cabe a você, como sempre.

Te amo.

Não esquece de mim não…

14 de Dezembro de 2020

Acho que não te odeio mais do que eu ME odeio, e olha que eu me odeio muito…

Não sabia que ia te encontrar lá, se não não tinha ido, agora imagina como foi pra mim te ver com OUTRA?

Mas é claro que tomei a pior decisão de todas né, nada que vem de mim é bom mesmo.

Enchi a cara. Tomei literalmente todas. Bebi até ficar inconsciente, sabia o meu limite e passei de propósito.

Parei no hospital, com entrada às 2:45 da manhã, quem me levou foi a Nina, fiquei muito tempo inconsciente, chorava por você, queria você lá, queria que você se preocupasse comigo, minha terapeuta disse que foi uma tentativa de suicidio do meu inconsciente, me coloquei numa situação de risco propositalmente, e esperando o pior de propósito.

Meus pais tiveram que ir me buscar. Imagina a vergonha que eu passei, com 18 anos tendo que esperar papai e mamãe atravessarem a cidade pra buscar a filha bêbada irresponsável, chorando por causa de ex namorado.

Pra mim não da mais.

1 de Janeiro de 2021

Nossa que loucura hein?! Te ver conversando com ela… DE NOVO!! Engraçado que dessa vez você não confundiu nossos nomes né? Só me ignorou a noite inteira, fingiu que eu não existia… Nada de novo sob o sol… Não quero mais pensar, saber e nem sonhar com você.

Dessa vez deu, deu de verdade, deu pra sempre.

29 de Agosto de 2021

Long time no see hein?! Me ignorou quase a festa toda, até querer vir brigar comigo pelo motivo mais fútil do mundo, isso tudo é saudades? Só pode ser né, pra você ter bebido todas e aparecido na porta da minha casa me implorando pra voltar! Você não tem outra ex pra encher o saco não? Tudo tem que ser eu! Sempre eu! Não te aguento mais, passei 8 meses sofrendo por você, me humilhando, me odiando, indo dormir chorando todos os dias, não me reconhecia mais, finalmente consegui me reconectar com as minhas amigas, finalmente consigo ouvir seu nome sem chorar ou ter vontade de vomitar. Fiz muito pra fazer você voltar e você não quis, agora fique exatamente onde você está.

Até uma próxima vida, quem sabe.

2 de Outubro de 2021

Ainda bem que eu não caí na sua hein? Te vi hoje todo de amorzinho com a ex do irmão da Gabi, obrigada meu Deus por não ter feito eu cair naquele seu papinho sem pé nem cabeça, se fosse antes com certeza teria voltado correndo pra você naqueles clichês de música da Taylor Swift.

Espero que dure, dure bastante, mais fácil te ver com uma do que te ver com todas, ainda mais quando você tentava que as “todas” fossem as MINHAS amigas.

Foi tarde.

27 de Abril de 2022

Conheci alguém. Estamos saindo. Gosto dele até. Será que eu vou conseguir amar ele como eu te amei? Será que todo meu ódio vai se transformar em amor? Será que vou conseguir sentir tudo de novo? Minha cabeça só vai em você, tudo ainda é você.

Vou deixar rolar, ver no que vai dar, acho que ele gosta de mim também. O melhor é que ele não tem ex pra me preocupar, homem sem ex é quase um milagre.

Veremos.

13 de Junho de 2022

Não deu certo. Que homem estupido, meu Deus. Uma das pessoas mais chatas e prepotentes que já vi na vida, se acha melhor que eu em todos os sentidos, acha que eu devia dar graças a Deus que me deu uma chance, que tem várias no pé dele mas ele quer ficar comigo. Não conseguiu decorar um detalhe sobre mim, a cor dos meus olhos, meu filme favorito, nem a data do meu aniversário.

Acho que não dou mais certo com homens, só pode ser isso.

13 de Novembro de 2022

Me apaixonei de novo, achava que nunca mais ia amar alguém como eu amei o João — só que eu amo mais. Como eu nunca percebi que tudo que eu sempre quis sempre esteve debaixo do meu nariz? Meu melhor amigo é o meu amor. Não poderia ter achado alguém melhor, alguém que me conhece tão bem, alguém que me entende, e quando não entende procura entender, alguém que está sempre do meu lado, que me ama a muito tempo, nem eu me amava tanto assim. Amor de infância, sabe? Me apaixonei por ele quando eu tinha 13 e ele 15, hoje temos 20 e 22, e nos últimos 4 anos ele fez da razão da vida dele ficar comigo, pra ele eu sou um sonho realizado, ele é meu maior fã.

Nunca me senti tão amada na vida.

Obrigado por nunca ter voltado, tinha coisa melhor me esperando.

Photo by Marcos Paulo Prado on Unsplash

--

--