Luzes, por que gosto tanto de vocês?

por Carina Meirelles Queiroz

Carina Meirelles
Iandé
5 min readOct 14, 2018

--

Enquanto todos tiram fotos contra a luz, lá estou eu… tirando COM ela. Na maioria das vezes ela é a protagonista. Por quê? Eu não sei. Mas tem algo nelas que me fascinam. Seus diferentes brilhos e cores… os raios, que dão um efeito maravilhoso, as diferentes emoções e sensações que podem transmitir com um simples mudar de intensidade. Parece que estou em um sonho. Eu me transporto; me perco por horas só observando as diferentes luzes e as diferentes cores que elas projetam. O céu é o limite!

Como é engraçado ver que quase nunca reparamos no céu… ele está ali, parado… cheio de poluição. Mas há dias em que, de tão limpo, vemos a lua e as estrelas, não muitas, mas conseguimos vê-las. Eu fico tão feliz. Só não tiro foto delas porque meu celular não tem capacidade para tal. Mas quando o céu fica assim, o nascer e pôr-do-sol são maravilhosos. Eu só peço pra minha mãe abaixar o vidro do carro e tiro a foto ali mesmo. Não podemos perder a oportunidade de ver e registrar uma coisa tão bela e rara nos dias de hoje.

Quando estou tirando a foto, sou apenas eu e a luz. Eu me concentro totalmente nela. Mexo no obturador da câmera, no diafragma… tudo para deixá-la do jeito que eu a vejo em minha mente. Não é fácil, e às vezes impossível, deixar uma foto igualzinha do jeito que você a vê. Eu sempre tento deixar o foco todo na luz e o resto, ou preto, ou ofuscado, para realçar a beleza da luz e da imagem. Amo também a brincadeira da luz e da sombra, dá um ar de suspense à foto.

Fotos tiradas por mim de “lâmpadas da vida”.

Provavelmente há alguma explicação psicológica para eu gostar tanto de luz. Talvez porque quando eu era pequena eu tinha medo do escuro… e durou bastante até. O escuro causa esse efeito de frio na barriga nas pessoas. Ou talvez eu seja a luz e o resto é o obscuro do mundo que eu ainda tenho que desvendar, mas que dá medo, muito medo. É assustador o mundo que nos rodeia, mas ao mesmo tempo ele é bonito. É uma montanha russa emocional interna e externamente! O que fazer? Desistir? Seguir em frente?

Que mundo é esse em que vivemos? Que não enxerga um palmo adiante do nariz? Que prefere acreditar em MENTIRAS do que nos FATOS? Não estou nem dizendo da verdade, porque a verdade é relativa. Fatos são fatos. O que fazer quando, ao invés de te estenderem a mão, te estendem o punho? Cadê Renato Russo e Cazuza quando precisamos de palavras de incentivo?

Foto de minha autoria: “As ideias vagam”.

Mais do que nunca preciso das minhas luzes! Preciso desse conforto, dessa distração. Para seguir em frente… a resposta é essa: SEGUIR EM FRENTE e tentar não desistir por mais difícil que pareça!! Já perdi muitos… não vou me perder! Talvez seja por isso e/ou por inúmeras outras razões que tiro foto de luzes.

Gostaria de terminar escrevendo um poema em homenagem a minha querida amiga Maria Vitória Carvalho, “Mavi”, estudante de animação, e a todos, principalmente os adolescentes, que sofrem e precisam de apoio. Porque não tá fácil pra ninguém! Não estamos sozinhos, lembrem-se disso!

QUEM SOMOS NÓS?

nós, adolescentes, vivemos em um mundo cada vez mais difícil. Por quê?

os adultos, muitos, acham que somos fracos. Somos?

talvez eles aguentassem de boca calada.

mas quem somos nós, quem são eles pra dizer que somos fracos?

deparamos com a depressão a cada esquina;

com o suicídio em cada janela, lâminas jogadas na rua;

com a pressão de sermos melhores em algo que não somos;

com a pressão de fazermos aquilo que não conseguimos. Sem ajuda.

com a violência batendo na porta do quarto;

com o medo de sermos maltratados, violentados, jogados no lixo à mercê da vida;

com medo de acabarmos dependentes,

de dormir e nunca mais acordar.

quem somos nós? Fracos?

passamos por tudo isso e muitos ainda estão de pé.

lutando,

persistindo,

pedindo ajuda.

temos recaídas,

muitas!

mas continuamos.

às vezes perdemos.

mas continuamos.

continuamos,

FORTES!

HOMENAGEM A MARIA VITÓRIA CARVALHO, “MAVI”. Primeiro: desenho feito por ela, “eu e minhas coisas”; Segundo: foto dela no trabalho de rotoscopia girando a “Mary Poppins”; Terceiro: desenho feito por ela, “tentando me manter no lugar”. Todos os desenhos estão disponíveis no instagram dela: @mavi_mv99.

Com muito amor,

Carina.

Mais fotos do meu hobby, todas de minha autoria:

*desculpem a qualidade*

Foto de minha autoria. Fogo dançante na lareira.
Foto de minha autoria. Luzes do meu quarto, porque não basta ter lá fora, tem que ter no “MEU mundo” também.
Foto de minha autoria. Todas tiradas na FAAP.
Foto de minha autoria. Tiradas na estrada de Campos do Jordão com o carro em movimento.
Foto de minha autoria. Pôr-do-sol em Veneza, Itália. Um dos mais bonitos que já vi.
Foto de minha autoria. Guarujá, “sol à beira mar” ou “E.t.s vagantes”
Foto de minha autoria. Primeira: “transcendental”; Segunda: gravação de um curta no Ibirapuera às 23h; Terceiro: fim de tarde na Vila Madalena.
Foto de minha autoria. Primeira: luzes das árvores do shopping Cidade São Paulo; Segunda: luzes das árvores do centrinho de Campos do Jordão.

--

--

Carina Meirelles
Iandé
0 Followers

aluna de animação / adoro dar banho no meu peixe nas horas vagas