Meu Intercâmbio

Matheus Andrade
Iandé
Published in
4 min readApr 21, 2019

Em agosto de 2016 eu embarquei para a melhor experiência que eu tive até hoje, um intercâmbio de um ano para o exterior, mais precisamente em Boston, Massachusetts, nos EUA. Foi uma experiência totalmente nova pois, até então, eu nunca tinha passado tanto tempo sem os meus pais e nunca tinha tido a sensação de “morar sozinho”. Em Boston eu fiz o 11th grade, ou junior year como é chamado lá, que é equivalente ao segundo ano do ensino médio aqui no Brasil, e fiquei no dormitório da escola, que era excelente pois eu tinha um quarto com banheiro só para mim.

Eu e meus pais fomos para Boston uma semana antes da data prevista para que eu pudesse conhecer a cidade e os meios de transporte público, principalmente como me locomover com o metrô de lá. Na noite que antevia o dia da mudança para o dormitório, eu mal tinha conseguido dormir, estava ansioso, nervoso e, confesso que, com um pouquinho de medo. No dia seguinte, meus pais me levaram para a escola e me ajudaram a organizar o meu quarto. Na hora de nos despedirmos eu estava chorando e minha mãe disse “vai da tudo certo, filho e logo logo a gente está junto de novo. Se você não se adaptar e quiser voltar, nós compramos uma passagem de volta na hora para você.” Naquele momento até passou pela minha cabeça em desistir de toda aquela experiência e voltar com eles, eu não sabia que ia ser tão difícil assim ficar longe deles. Hoje eu agradeço por ter ficado e não ter voltado. Passaram os dias e, em menos de uma semana, eu já estava adaptado e muito bem sozinho. Acordava todos os dias com vontade de ir a assistir as aulas, já tinha feito muitas amizades e, essas amizades, me ajudaram muito pois eu sempre estava com eles, distraindo a cabeça, assim não sobrava tempo para pensar nos meus pais e ficar com saudade.

A minha rotina lá era bem diferente do que a que tinha aqui no Brasil. Lá a minha aula começava as 9h30 todos os dias e acabava 15h, tendo 1h20 de almoço, e depois das aulas eu tinha treino de futebol todos os dias de semana, que ia até as 17h. Eu ficava o dia inteiro ocupado. Nos finais de semana, eu e meus amigos, íamos para o centro passear e comer em lugares diferentes, a gente queria explorar a cidade. Tinha vezes que a própria escola proporcionava passeios para parques de diversões e outros lugares diferentes também. Na maioria dos domingos eu tinha jogo de futebol, na parte da manhã, e saía para o centro da cidade logo depois. Porém tinha vezes que o tempo não colaborava ou que eu estava muito cansado e acabava passando o final de semana no dormitório vendo série o dia todo.

Uma das coisas que eu mais gostei no intercâmbio inteiro foi justamente entrar para o time de futebol, pois foi nele que eu fiz as melhores amizades, além de estar jogando futebol, que é um esporte que eu sempre gostei e fui apaixonado e que causa o melhor frio na barriga antes de qualquer jogo. O técnico era muito bom, além de ser uma ótima pessoa. Os meus companheiro de time eram os meus melhores amigos lá e eu passava muito tempo com eles, pois a gente treinava todo dia de semana e domingo tinha jogo. Todo mundo naquele time tinha uma alegria contagiante, a gente dava muita risada. No ônibus indo para jogo era todo mundo cantando e dando risada. Não tinha tempo ruim com aquele time.

Eu digo que o intercâmbio que eu fiz, de um ano para Boston, foi a melhor experiência que eu tive na minha vida até o momento pois, nesse período de um ano que eu estava lá, eu aprendi muita coisa. Aperfeiçoei o meu inglês, fiz novas amizades que, inclusive, carrego até hoje e vou carregar para sempre, tive a experiência de morar sozinho, fazer mercado sozinho, ficar doente e me cuidar sozinho, cometi erros e, o principal, eu aprendi a me virar sozinho. Tudo isso me tornou uma pessoa muito mais madura, além de uma pessoa muito melhor, por isso foi a melhor experiência da minha vida e eu recomendo para todo mundo.

--

--