Meu mundinho!

Marcela Mesquita
Iandé
Published in
3 min readApr 24, 2019

Desde criança, minha maior paixão é arte, desenhos e produções criativas. Sempre amei. A ponto de entrar no mundo artístico e nunca mais querer sair. Hoje uma das coisas que eu gosto muito de fazer, com certeza é pintar.

Primeiro, comecei fazendo grafite, eu gostei, mas não era exatamente o que eu esperava. Então, parti para a aquarela: foi a melhor escolha que eu fiz. Experimentei novas técnicas de pintura e vi resultados artísticos como eu esperava.

Aquarela de um por do sol na praia

Além de desenhar, ver paisagens é algo que me faz muito bem, para mim, é um sentimento libertador: e por isso que a maioria das minhas pinturas remetem à elas.

Os desenhos em geral, servem como uma comunicação, como um meio de expressão (quando há dificuldades na demonstração com palavras). Por essa razão, as obras artísticas me fazem muito bem e são muito marcantes para mim — é um meio que consigo me expressar e me libertar.

Aquarela de uma paisagem de campo

E foi assim que eu me encontrei no mundo. Foi assim que achei um incentivo de desenvolver este talento em mim mesma. Foi assim, que percebi que eu era capaz de me expressar através de outros meios além da fala.

Depois de diversas aquarelas, me desafiei a tentar algo novo. Busquei outra habilidade. Até então, minhas artes eram feitas em papel A4 — raramente em A3. Comecei a fazer quadros. Telas grandes. Para mim uma grande conquista.

Além de mudar o tamanho das obras, mudei também a técnica: passei de aquarela para tinta à óleo.

Mas que mudança. Ela marcou muito, pois comecei a me desafiar e buscar coisas novas. Comecei a descobrir novas habilidades e novas coisas que eu realmente gosto e me sento bem fazendo.

Assim, fiz meu primeiro quadro:

Quadro feito à óleo. Paisagem do por do sol na Bahia.

Uma experiência incrível, uma sensação de vitória, pois consegui alcançar algo novo; e confesso que me orgulho dessa obra.

Passar do papel A4 para um quadro 50 X 80 não foi fácil. Mas, percebi que eu era capaz — isso me motivou a continuar buscando vivências novas.

Pintura é algo incrível. Não existe pintura feia, errada, fora de contexto. Tudo tem uma explicação, tudo tem um por quê. Mais um motivo pelo qual eu sou apaixonada por arte. Você faz o que quer, sem censura.

Quadro feito à óleo (50X80). Litoral Norte de São Paulo.

Juntar paisagem com arte foi uma excelente “descoberta”.

Com essa movimentação a partir dos desenhos, percebi que eu me encontrei no meu mundo, eu achei aquilo que eu gosto de fazer e que me faz bem.

Pode- se dizer então, que essa experiência foi, e vem sendo, muito importante pra mim. São momentos marcantes, pois consigo me sentir 100% eu, fazendo exatamente o que gosto de fazer e expressando o amor à arte.

--

--