Minha liberdade está nas palavras

Maria Clara Nogueira Zambão
Iandé
Published in
2 min readApr 15, 2018

Por Maria Clara Nogueira Zambão

Desde o momento em que foi proposto o desafio de retratar uma experiência estética, tudo que vem na minha cabeça é meu amor por escrever. Pois, para mim, uma “experiência estética” é algo que eu tenha vivenciado e tenha, de alguma forma, sido bastante marcante na minha vida.

Sempre me vi diferente, nunca consenti com a maioria dos padrões que a sociedade nos impõe e desde muito novinha percebia isso. Na infância, já me questionava, por exemplo, do porquê os meninos podiam jogar bola na educação física enquanto eu tinha que ficar com as meninas, fazendo longas e chatas coreografias de jazz e ballet. Cheguei na adolescência com mil e uma questões e dúvidas, via o mundo de uma maneira bem diferente e, por medo de ser julgada, não expunha meus pensamentos e sentimentos para ninguém; os reprimia e guardava pra mim.

Chegou um momento em que eu não aguentava mais guardar tudo pra mim, sentia aquelas palavras, pensamentos e sentimentos que eram reprimidos me sufocando pouco a pouco, dia após dia. Então, foi em 2012, quando eu tinha meus 15 anos, que descobri na escrita, minha liberdade.

Conheci vários tipos de texto. Primeiro experimentei a escrita através das prosas; porém, foram nos poemas e nas poesias que realmente me senti totalmente confortável e confiante para expor tudo o que estava na minha alma.

Aqui vão dois dos poemas que eu mais gosto:

  1. Alguns Pensamentos
“Alguns Pensamentos”, poema escrito por mim.

2. De repente

Parte I do poema “De repente”, escrito por mim.
Parte II do poema “De repente”, escrito por mim.

Desde então, com o passar desses cinco anos já tenho quase duzentos poemas escritos em -alguns- cadernos. Momentos e histórias de felicidade, amor, decepção, questionamentos, indignação… enfim, fases que acima de tudo marcaram minha vida e minha transição de menina para mulher. Tenho a certeza de que durante os próximos anos até o fim da vida, vou continuar traduzindo e registrando tudo o que há de mais verdadeiro em mim através do meu amor por escrever.

--

--