Minha viagem ao Líbano

Maria Simão
Iandé
Published in
2 min readApr 24, 2019

A experiencia estética escolhida foi baseada no meu interesse específico em historia, e com isso descobrir mais informações sobre o passado da minha família.

No Brasil o Cristão Maronita não é uma identidade mas lá no Líbano é muito importante, que chega ser uma questão de sobrevivência étnica e cultural. O Líbano é o único pais Cristão do Oriente Médio, e a sua formação como nação autônoma está intimamente ligada à cultura Cristã-Maronita que é o principal ramo oriental da Igreja Católica Romana. Antes da criação do estado libanês existia no Império Otomano existia o Vilaiette do Monte Líbano, região autônoma Cristã-Maronita onde fica Douk a cidade natal do meu bisavô que em 1904 imigrou para o Brasil.

Na minha viagem pude ter contato não só com os meus familiares libaneses como com a cultura e a historia dos meus antepassados nessa parte do mundo. No Líbano a religião desempenha um importante fator geo-político que foi a causa de muitos conflitos, o ultimo dos quais durou dez anos de 1985 a 1995, no qual ouve intensa participação dos meus familiares libaneses. Basicamente, o conflito se deu entre Cristãos Maronita contra refugiados palestinos e comunidades muçulmanas.

Isso revela a importância politica da religião no Líbano, o que reflete na cultura em que eu fui criada. Portanto, a religião para mim acaba sendo identidade familiar com grande influência na minha vida pessoal.

--

--