Minha visita à ilha

Victoria Andrade
Iandé
Published in
2 min readOct 17, 2017

Em 2013 passei por uma das experiências mais marcantes de minha vida. Fui a uma viagem à ilha do Cardoso uma ilha no estado de São Paulo, para construir casas e escolas para os moradores da ilha que é extremamente precária.

Pousada que ficamos no meu último ano de viagem (quando já tinha eletricidade na ilha)

A preparação durou seis meses, para que eu e meu grupo arrecadássemos fundos para a viagem. Além disso arrecadamos cestas básicas, materiais escolares, produtos de higiene entre outros. Tudo isso através de eventos todas as semanas, vendendo doces e salgados em shows e jogos de futebol.

A viagem em sí demorou 6 horas de ônibus e mais 3 de barco para que chegássemos a ilha. A ilha era extremamente precária, sem água quente e sem eletrecidade. Passamos duas semanas conhecendo o povo da ilha, pescando e saindo em expedições de barco pelas ilhotas que cercavam a ilha principal. Conhecemos várias famílias, fazíamos reformas em suas casas, construímos novas casas, reformamos uma escola e construímos do zero um restaurante para atrair turistas na região.

Foi uma experiência extremamente gratificante, entrar em contato e criar um vínculo e perceber que mudamos de fato a vida daquelas pessoas em duas semanas de trabalho duro. Eu frequentei o projeto por mais dois anos, vendo-o cada vez mais consolidado e mais forte e as pessoas da comunidade cada vez mais próximas de nós.

O restaurante passou a atrair turistas para a ilha e novas famílias para a região. Com o tempo criaram um centro para artes chamado “Centro de Artes Débora Gentil”. Foi uma experiência única e que com certeza mudou minha forma de enxergar o mundo e encarar a vida. Foi uma experiência de gratidão e crescimento que esculpiu meu caráter e por isso é um dos eventos mais significantes de minha vida.

--

--